Muitas joaninhas por aqui....
A joaninha sem pintinhas
Era uma vez uma joaninha que nasceu sem bolinhas...
Por isso ela era diferente. As outras joaninhas não davam “bola” pra ela. Cada qual com suas bolinhas viviam dizendo que ela não era uma joaninha.
A joaninha ficava triste, pensando nas bolinhas e no que poderia fazer... Ou quem sabe, ir embora para longe, muito longe dali?
Ela pensava e pensava... Sabia que não seriam as bolinhas que iriam dizer se ela era uma joaninha verdadeira ou não. Mas outras joaninhas não pensavam...
Então ela resolveu não dar mais importância ao que as outras joaninhas pensavam e continuou sua vida de joaninha sem bolinhas...
Até que um dia, as joaninhas reunidas resolveram expulsar do jardim àquela que para elas não era uma joaninha!
Sabendo que era uma autêntica joaninha, mesmo sem bolinhas, teve uma ideia... Contou tudo para o besouro preto, que é parente distante das joaninhas. Decidiram ir a casa do pássaro pintor e contaram a ele o que estava acontecendo.
O pássaro pintor, então, teve uma ideia. Pintou com capricho o besouro, que ficou parecendo uma joaninha de verdade...
E lá se foram os dois para o jardim: a joaninha sem bolinhas e o besouro disfarçado.
No jardim ninguém percebeu a diferença. E com festa receberam a nova joaninha.
A joaninha sem bolinhas, que tudo assistia de cima de uma folha, pediu um minuto de atenção e limpando a pintura que disfarçava o besouro preto perguntou:
- Quem é a verdadeira joaninha?”
Uma história muito bacana sobre uma joaninha que nasceu sem bolinhas e não era aceita pelas demais. Possibilita um ótimo trabalho sobre a importância do respeito às diferenças.
Vejam aqui a 2ª parte da postagem número 1
Consciência fonológica
Consciência fonológica
Era uma vez uma joaninha muito alegre e todos os animais gostavam dela pois inventava jogos fascinantes.
Um dia uma borboleta estranha, da cor do céu apareceu e ficaram todos maravilhados com a sua beleza.
A Joaninha percebeu que todos ficaram a admirar a borboleta e ninguém queria saber dela.
A borboleta disse que voltava mais tarde.
Mais tarde, uma borboleta com asas amarelas apareceu, todos acharam estranho pois a borboleta tinha mudado de cor.
A Joaninha pensou que a borboleta tinha muitos vestidos.
A borboleta que não falava muito, disse que voltava no dia seguinte.
A Joaninha estava triste e decidiu que já estava farta do seu vestido vermelho com pintas pretas. Por isso foi ao lago onde estava a rã e disse:
- Quero ter a pele verde e brilhante.
E pensou que podia nadar e atirou-se ao lago. Felizmente o cágado apanhou-a.
Depois experimentou outro modelo com penas de pássaros e tentou voar, pois não teve sorte, caiu no chão.
Ninguém deu por nada pois estavam a observar uma bela borboleta com bolinhas de muitas cores que só dizia adeus.
Reuniram-se todos na casa do mocho para descobrir o mistério das borboletas, a Joaninha faltou.
O mocho encontrou a Joaninha e deu-lhe um conselho.
-Deves-te sentir bem com o que tens e não tentes imitar ninguém.
No dia seguinte descobriram finalmente o mistério das borboletas pois eram três irmãs borboletas.
A Joaninha descobriu que também podia ficar bonita sem imitar ninguém e ficou muito amiga das três irmãs borboletas.
Era uma vez uma joaninha vaidosa que vivia numa floresta. Todos gostavam muito dela.
Um dia passou por lá uma borboleta e um esquilo disse-lhe:
- Tens as asas cor do céu.
A borboleta respondeu:
- Muito obrigada, mas eu estou com pressa. Volto aqui amanhã.
Todos disseram:
- Está bem.
No dia seguinte, a mesma borboleta apareceu, mas desta vez mais tarde, com asas amarelas e não falou a ninguém.
No outro dia, tinha as asas vermelhas e só lhes disse adeus.
Os outros animais da floresta foram logo falar com o mocho e contaram-lhe o que se estava a passar.
Entretanto, a joaninha andava muito ciumenta por causa daquela borboleta misteriosa.
Na casa do mocho...
- Dêem tempo ao tempo. O mistério vai acabar por se resolver. - Disse ele.
O mocho estranhou a joaninha não estar lá, e por isso foram todos à procura dela.
A Joaninha estava em casa a pensar:
- Talvez se eu mudar de vestido eles gostem de mim outra vez. – E vestiu-se de tartaruga. Pensou que assim podia nadar.
Resolveu dar um mergulho, mas quase que se ia afogando. Por sorte, o cágado estava lá e salvou-a. Então, vestiu-se de pássaro e tentou voar. Atirou-se do ramo de uma árvore muito alta e caiu. O Mocho e os seus amigos encontraram-na no meio do chão. Levaram-na para casa, trataram dela e disseram-lhe:
- Joaninha, que disparate, não voltes a fazer isso. Nós gostamos de ti como tu és.
A Joaninha concordou e não voltou a querer ser aquilo que não era.
A borboleta nunca mais apareceu, e tudo voltou ao normal. A Joaninha deixou de ser ciumenta e ficaram todos amigos outra vez.
A joaninha vaidosa
Ana Maria Magalhães
Coleção PAIC
A Joaninha é surpreendida por borboletinhas
que demonstram uma amizade verdadeira.
Num pequeno texto cheio de rimas e brincadeiras com as palavras, a amizade é celebrada.
Sugerimos que inicie uma provocação aos alunos desafiando-os a perceber a história a ser
lida, começando pela imagem da capa. Comece
por questionamentos a respeito do repertório
de imagens das crianças: Vocês já viram uma
joaninha? Qual seu tamanho? Qual a sua cor?
Quais as características? E esperar que partilhem o que sabem sobre. Que tal usar um trecho da canção de Luis Perequê chamada: “Joaninha” para anunciar a leitura?
Leia o texto com intenção marcada, brinque
com as rimas. Como trata-se de uma narrativa curta, você pode ler várias vezes para que
as crianças com o tempo possam contribuir
complementando a rima, conhecida pela revisita ao texto.
No círculo de cultura, explore a temática relacionada ao comportamento dos personagens, aborde temas como amizade, preconceito, cuidado,
atenção, carinho, vaidade e outros. A riqueza de
contribuições das crianças com a partilha, além
de participarem com a sua compreensão sobre
atitudes diversas, também funciona como ponte
para consolidar os princípios éticos e de cidadania entre eles. Cuidado para não “moralizar” o
texto, o ideal é que seja uma conversa natural,
opte por usar as situações e personagens de uma história como exemplo, quando for oportuno
e em situações surgidas no cotidiano.
Você poderá enriquecer esse momento com a
cantiga sugerida. Escreva a letra em suporte
de texto grande e visível, mostre vídeos com
um clip da canção ou peça que escutem a
música, cante com eles em diversas outras
oportunidades. Fazer a ligação de outras linguagens artísticas com o texto literário, amplia o capital cultural das crianças.
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Boa tarde? Amei os contos! Teria mais para trabalhar a gentileza?
ResponderExcluirSim, tem mais sugestões sobre gentileza e outros.Veja na coluna da direita os links separados em Sensibilidades e afins.
ExcluirVeja em MARCADORES na tarja marrom acima,Clique em qualquer palavra
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