BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 07, 2012

A energia que move o mundo 1 >Aula> Energia sustentável> 07/03/12


Ano internacional da energia
 sustentável para todos
A energia que move o mundo


Planeta Sustentável

Está é a primeira de uma série de quatro sequências didáticas sobre a questão da energia no Brasil e no mundo.
Antes de começar, é importante relembrar os conceitos apresentados na última parte da série sobre água e que introduziu a questão energética (acesse o plano de aula Energia Hidrelétrica).
A aula trata da relação entre água e energia e traz conceitos como matriz e fonte energética e recursos renováveis e não-renováveis, que serão úteis aqui.
O foco inicial será a oferta e o consumo de energia por fonte no Brasil e no mundo. Mais adiante são discutidas as opções energéticas e os impactos delas nas mudanças climáticas e no aquecimento global, provocados pela queima de combustíveis fósseis. Por fim, é examinada a importância para o planeta das chamadas fontes alternativas e renováveis de energia.

Aula energia hidrelétrica

Conteúdo
Educação Ambiental
Objetivos
- Identificar e analisar a composição da matriz energética mundial e brasileira e sua associação com a produção e o consumo de energia.
- Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.

Conteúdos específicos
Energia: matriz energética; fontes de energia; consumo de energia.
Anos
1º ao 5º ano
Tempo estimado
Três aulas
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula

Como se configura a matriz energética brasileira e mundial?
Que alterações vêm ocorrendo nos últimos anos em relação à oferta e ao consumo de energia? Como se pode economizar energia na vida cotidiana e qual a importância disso?
Essas e outras questões podem ser objeto de planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre energia.
Uma atividade interessante para iniciar o debate com as turmas dessa faixa etária é propor que listem situações da vida diária que implicam em consumo de energia – seja elétrica ou de outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol etc.
A garotada deve criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade (doméstica, industrial, agrícola, transportes etc.) e à fonte de energia usada.
Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso doméstico da energia, onde se gasta eletricidade.
Deslocamentos diários estão na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis.
 Os alunos podem identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país.
Explique que isso já representa economia energética.
Aproveite para conversar com a garotada sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia.
Peça que complementem as informações conversando com familiares.

Segunda aula
Faça uma rodada de discussão com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia na vida diária.
Esclareça que algumas atividades que gastam energia são imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica.
 Do mesmo modo, os deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir alimentos e bens de primeira necessidade.
Posto isso, ressalte que em todas as atividades pode haver economia (para outros dados, consulte a reportagem Energia sob controle, no Planeta Sustentável).
Um exemplo é evitar tomar banhos demorados ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que possível, deslocamentos a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta.
Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente etc.
De posse dessas informações, a garotada pode preparar cartazes ou folhetos informativos com dicas sobre economia de energia.
Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.

Avaliação
Leve em conta a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais.
Examine com atenção os cartazes ou folhetos preparados por eles e a participação de cada um nas rodas de conversa.

Quer saber mais?
Bibliografia

Dossiê Terra - O Estado do Planeta 2010, National Geographic, Ed. Abril, tel. (11) 3037-6004.

Atlas da Situação Mundial, Dan Smith, Cia. Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799.




Casa de boneca do futuro....

Não sei como vai ser...mas parece-me que o futuro bate `a porta...
Fala-se de ecologia, de sacolas plásticas como vilãs...
(afinal, minha pergunta continua no ar:
Porque comprando a tal sacolinha não estaremos "poluindo" o ambiente?
E só sacola de supermercado é incorreta?
Até nas bancas de jornais recebemos sacolinhas plásticas....
Vamos comprá-las também?)
Assunto vasto e polêmico....
Não tenho respostas e nem comsigo ser tão politicamente correta.
Porém,trago para o linguagem tudo que diz respeito à leitura.
Leitura é linguagem....
E assim sendo colocarei mais aulas referentes
ao tema internacional de 2012.
A energia sustetável!

A imagem acima é de um brinquedo, vejam:

As crianças podem ir se acostumando com as casas ecológicas do futuro brincando com a casa de bonecas Eco DollHouse.
A Eco House é feita de uma mistura de madeira renovável com madeira reciclada e mede aproximadamente 55cm x 41cm x 49cm.
A casa de bonecas vem com todos os confortos de uma verdadeira casa ecológica incluindo cata-vento para produção de energia eólica, painéis solares no telhado, barril para captar a água da chuva e latas de lixo para reciclagem.
Junto vem a família ecológica, uma lambreta elétrica e mobília feita sem desperdício de matéria prima.
Que sonho não? Sustentaremos?Ilusão? Sei lá....






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios