Está é a primeira de uma série de quatro sequências didáticas sobre a questão da energia no Brasil e no mundo.
Antes de começar, é importante relembrar os conceitos apresentados na última parte da série sobre água e que introduziu a questão energética (acesse o plano de aula Energia Hidrelétrica).
A aula trata da relação entre água e energia e traz conceitos como matriz e fonte energética e recursos renováveis e não-renováveis, que serão úteis aqui.
O foco inicial será a oferta e o consumo de energia por fonte no Brasil e no mundo. Mais adiante são discutidas as opções energéticas e os impactos delas nas mudanças climáticas e no aquecimento global, provocados pela queima de combustíveis fósseis. Por fim, é examinada a importância para o planeta das chamadas fontes alternativas e renováveis de energia.
Aula energia hidrelétrica
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-energia-brasil-mundo-528751.shtml
Conteúdo
Educação Ambiental
Objetivos
- Identificar e analisar a composição da matriz energética mundial e brasileira e sua associação com a produção e o consumo de energia.
- Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.
Conteúdos específicos
Energia: matriz energética; fontes de energia; consumo de energia.
Anos
1º ao 5º ano
Tempo estimado
Três aulas
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Como se configura a matriz energética brasileira e mundial?
Que alterações vêm ocorrendo nos últimos anos em relação à oferta e ao consumo de energia? Como se pode economizar energia na vida cotidiana e qual a importância disso?
Essas e outras questões podem ser objeto de planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre energia.
Uma atividade interessante para iniciar o debate com as turmas dessa faixa etária é propor que listem situações da vida diária que implicam em consumo de energia – seja elétrica ou de outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol etc.
A garotada deve criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade (doméstica, industrial, agrícola, transportes etc.) e à fonte de energia usada.
Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso doméstico da energia, onde se gasta eletricidade.
Deslocamentos diários estão na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis.
Os alunos podem identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país.
Explique que isso já representa economia energética.
Aproveite para conversar com a garotada sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia.
Peça que complementem as informações conversando com familiares.
Segunda aula
Faça uma rodada de discussão com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia na vida diária.
Esclareça que algumas atividades que gastam energia são imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica.
Do mesmo modo, os deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir alimentos e bens de primeira necessidade.
Posto isso, ressalte que em todas as atividades pode haver economia (para outros dados, consulte a reportagem Energia sob controle, no Planeta Sustentável).
Um exemplo é evitar tomar banhos demorados ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que possível, deslocamentos a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta.
Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente etc.
De posse dessas informações, a garotada pode preparar cartazes ou folhetos informativos com dicas sobre economia de energia.
Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.
Avaliação
Leve em conta a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais.
Examine com atenção os cartazes ou folhetos preparados por eles e a participação de cada um nas rodas de conversa.
Quer saber mais?
Bibliografia
Dossiê Terra - O Estado do Planeta 2010, National Geographic, Ed. Abril, tel. (11) 3037-6004.
Atlas da Situação Mundial, Dan Smith, Cia. Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799.
Casa de boneca do futuro....
Não sei como vai ser...mas parece-me que o futuro bate `a porta...
Fala-se de ecologia, de sacolas plásticas como vilãs...
(afinal, minha pergunta continua no ar:
Porque comprando a tal sacolinha não estaremos "poluindo" o ambiente?
E só sacola de supermercado é incorreta?
Até nas bancas de jornais recebemos sacolinhas plásticas....
Vamos comprá-las também?)
Assunto vasto e polêmico....
Não tenho respostas e nem comsigo ser tão politicamente correta.
Porém,trago para o linguagem tudo que diz respeito à leitura.
Leitura é linguagem....
E assim sendo colocarei mais aulas referentes
ao tema internacional de 2012.
A energia sustetável!
A imagem acima é de um brinquedo, vejam:
As crianças podem ir se acostumando com as casas ecológicas do futuro brincando com a casa de bonecas Eco DollHouse.
A Eco House é feita de uma mistura de madeira renovável com madeira reciclada e mede aproximadamente 55cm x 41cm x 49cm.
A casa de bonecas vem com todos os confortos de uma verdadeira casa ecológica incluindo cata-vento para produção de energia eólica, painéis solares no telhado, barril para captar a água da chuva e latas de lixo para reciclagem.
Junto vem a família ecológica, uma lambreta elétrica e mobília feita sem desperdício de matéria prima.
Que sonho não? Sustentaremos?Ilusão? Sei lá....
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