Produção de texto orientada
Trouxe do blog da professora Janaína
Para quem precisa que os alunos ampliem suas produções e percebe que eles têm muita dificuldade no desenvolvimento das ideias, esta é a atividade ideal.
Selecionei como personagem um vampiro, que é um ser do imaginário de muitas histórias que costumam chamar a atenção das crianças.
Então, criei uma pequena história que identifica o vampiro, que por sinal é até muito simpático.
O texto está lacunado e as crianças deverão usar a criatividade para completar os trechos indicados.
Acredito que os textos ficarão muito divertidos e eles irão se divertir completando a história.
Boa aula!
VALDIR, O VAMPIRO
• COMPLETE O TEXTO A SEGUIR DO MODO QUE ACHAR INTERESSANTE:
DIZEM QUE OS VAMPIROS SÃO SERES ASSUSTADORES, MAS VALDIR É UM VAMPIRO E ELE É MUITO SIMPÁTICO.
ELE JÁ TEM __________ ANOS DE IDADE E VIROU UM VAMPIRO QUANDO ______________
__________________________________________________________________________________________.
ANTES DE SER VAMPIRO, ELE TINHA MUITO MEDO DESSES SERES E SEMPRE DIZIAM QUE OS VAMPIROS NÃO PODIAM _______________________________________ PORQUE _________________________________________________ E QUE OS VAMPIROS COSTUMAVAM ______________________________ E _______________________________. LOGO ELE VIU QUE NÃO ERA BEM ASSIM...
O MELHOR AMIGO DE VALDIR É __________________________. ELES SE CONHECERAM QUANDO _______________________________
_______________________________________________________________
E ACABARAM SE TORNANDO GRANDES AMIGOS.
VALDIR MORA _____________________________ E TEM HÁBITOS BEM INTERESSANTES. À NOITE, ELE SEMPRE ___________
______________________________________________________________________________________________________________________________ E DURANTE O DIA ELE ________________________________________.
Júlio Verne
Dicionário/Interpretação e produção de texto
Na atividade que estou disponibilizando hoje, coloquei um texto sobre o autor, sobre o gênero que ele escreve e suas obras.
Com o texto, você poderá treinar um pouquinho o uso do dicionário, com palavras que precisam de adaptação na busca, interpretação e uma produção que pode render excelentes textos ao final. Espero que você e seus alunos curtam. Boa aula!
Objetivo: avaliar a habilidade do aluno ao utilizar o dicionário, aprimorar a interpretação textual e desenvolver a inferência.
Objetivo: avaliar a habilidade do aluno ao utilizar o dicionário, aprimorar a interpretação textual e desenvolver a inferência.
Júlio Verne
Um escritor apaixonado pela ciência
Muitos acreditam que ciência é assunto só de cientista. Grande engano.
Ciência é um tema que pode render ótimas histórias. Júlio Verne que o diga!
O escritor francês – falecido em 1905 – é considerado um dos pais da ficção científica.
Você sabe o que é isso?
“Ficção científica é um gênero literário dedicado a criar mundos fictícios que, de alguma forma, são diferentes do mundo real em que vivem seus autores”, explica Lúcia de La Rocque, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. “Esses mundos inventados, em geral, são mais avançados nas áreas da ciência e da tecnologia. Isso porque a ficção científica se dá ao luxo de inventar coisas mirabolantes, que os cientistas ainda não têm como realizar! Afinal, ela é literatura e pode usar e abusar da imaginação”. Foi o que Júlio Verne fez em seus livros, criou inventos que, na época, eram impossíveis de produzir!
Com histórias futuristas e muito reais, os livros de Verne tornaram-se populares em todo o mundo. O mais famoso, considerado sua obra-prima, é Vinte mil léguas submarinas, que conta a história do capitão Nemo e seu submarino, Nautilus.
Júlio Verne escreveu essa história em 1873, quando não havia tecnologia para construir um submarino!
O primeiro veículo desse tipo só foi feito 25 anos após a publicação do texto.
Mas como um escritor poderia saber tanto sobre ciência a ponto de prever diversas invenções que só viriam a se concretizar no futuro?
Verne pesquisava bastante antes de escrever suas histórias.
Por isso, bolou ficções científicas cheias de detalhes que pareciam reais.
Júlio Verne escreveu muito durante toda a vida. Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra, Volta ao mundo em oitenta dias, Viagem da Terra à Lua são considerados os livros mais importantes de sua obra.
Se você ainda não leu nenhum deles, vale a pena procurar já em bibliotecas ou livrarias!
(Clara Meirelles)
Refletindo sobre o texto
1. Observe as palavras em destaque nos trechos abaixo, retirados do texto lido. Reescreva cada informação, substituindo tais palavras por um sinônimo. Para tanto, faça uso do dicionário:
a. “Isso porque a ficção científica se dá ao luxo de inventar coisas mirabolantes.”
b. “Foi o que Júlio Verne fez em seus livros, criou inventos que, na época, eram impossíveis de produzir!”
c. “Mas como um escritor poderia saber tanto sobre ciência a ponto de prever diversas invenções...”
2. Júlio Verne, embora seja escritor de obras literárias, é considerado o pai da ficção científica. Explique com suas palavras por qual motivo ele é conhecido dessa forma.
3. O que é ficção científica?
4. Qual é a obra mais famosa de Júlio Verne? O que você descobriu sobre essa obra no texto?
5. Um escritor de ficção científica precisa conhecer bem a ciência? Justifique sua resposta.
6. Júlio Verne conseguiu prever a invenção de diversas máquinas em seus livros. Ele viveu em uma época de muitos avanços: a Revolução Industrial. Ao se deparar com tantas novidades, ele foi capaz de vislumbrar máquinas antes mesmo de serem inventadas.
Escreva abaixo um pouco sobre os avanços tecnológicos de nossa época e sobre algumas coisas que você acha que serão inventadas em breve para facilitar nossa vida.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.