Imigrantes
Dia primeiro de dezembro
Miscigenação de palavras
Revista professor Sassá
nº7 Editora Minuano
Paródia: Dança moreninha!
Música: Plantei uma cebolinha (Dança negrinha)
Música: Plantei uma cebolinha (Dança negrinha)
Plantei uma sementiha de bondade e amor,
Então ela nasceu, brotou logo, germinou...
Cresceu, cresceu... esticou, esticou!
Espalhou por toda a terra, ó que linda ela ficou!
Um galho chegou, na Amazônia brasileira...
Ó quantos indiozinhos, venham cá pra brincadeira!
Outro galho chegou, bem lá do outro lado!
Olha só os japoneses, são amigos e educados.
Mas um galho bem maior, ó que forte emoção...
Na África chegou, capotou meu coração!
Tum, tum, tum... Ó que linda moreninha!
Seus olhos são redondos, sua pele escurinha!
Tum, tum, tum... bate forte seu tambor!
Tum, tum, tum... como é grande meu amor!
Dança moreninha, eu não sei dançar!
Então entra na roda que eu vou te ensinar!
Mari Barbosa
Música: Olha a negra vencendo a luta
Paródia: Negra do cabelo duro
Olha a negra vencendo a luta,
A luta popular!
Fazendo uma sociedade,
Mais digna pra se morar!
Olha ela aí, olha ela aí!
Lutando pra acabar! Com o quê?
Com o preconceito!
E a vida melhorar!
Olha ela aí, olha ela aí
Lutando pra ganhar! O quê?
Ganhar a confiança,
De andar em todo lugar!
Paródia: Anti Racista
Música: Como vovó já dizia
Eu sou brasileiro minha raça é multicor
Branco negro ou amarelo, cada um tem seu valor
Eu sou brasileiro minha raça é multicor
Diga não ao preconceito, mostre que se educou (refrão)
Eu sou brasileiro, bisneto de africano, neto de europeu,
Sangue cheio de mistura e em nossa etnia,
Não existe raça pura...
Eu sou brasileiro, minha raça é multicor
Vou respeitar meu irmão, não importa a sua cor
Eu sou brasileiro, minha raça é multicor
Diga não ao preconceito, mostre que se educou
Quem é informado, não esconde sua cor
Quem tem preconceito, a burrice comprovou
Julgue as pessoas pelo seu real valor....
Eu sou brasileiro, minha raça é multicor
O Brasil é um país, colorido sim senhor
Eu sou brasileiro,minha raça é multicor
Diga não ao preconceito, mostre que se educou
A nossa cultura na mistura se fundiu,
Nossa pátria amada, nosso peito varonil, miscigenação
Isso sim é o Brasil!
Paródia: Extravasa o preconceito
Música: Extravasa
Dominou geral
Sacudiu a raça
Sem preconceito é massa
Mandela chegou
Apartheid passa
E a galera embala
Tem que ter
Um respeito pra dizer que é
Vem dizer
A todo mundo que respeito e amor
Tem que ter
Na nossa vida pra nos embalar
Refrão:
Extravasaa
Joga o preconceito pra lá
Eu quero ser feliz antes de mais nada
Extravasaaa
E joga o preconceito pra lá
(Rap)
Sem preconceito no movimento
A atividade que abala
Mais veloz que o vento
Cheio dito na idéia do meu papo reto
Ajuda o negro que estiver por perto
Chega de problema quero solução
Ô cale a boca,escute a voz que vem desse povão
Respeitanto sem limites
Tem que ter
Um respeito pra dizer que é
Vem dizer
A todo mundo que respeito e amor
Tem que ter
Na nossa vida pra nos embalaaaaar...
Na nossa vida pra nos embalaaaaar...
Miscigenação: a formação da cultura brasileira
■Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira ■Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira
■Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas
Vejam tudo aqui:
Um retrato da miscigenação brasileira
Vejam tudo aqui:
DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Autor: Regia Maria
■Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na lingüística.
■Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação
Duração das atividades
3 aulas com diferentes atividades de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber o que é diversidade e miscigenação.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
■Para isso será necessária uma análise das características físicas, da cultura e da lingüística dos grupos sociais.
1º momento – Inicie a aula solicitando que os alunos discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionado-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem).
Posteriormente a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos, uma busca de identidade étnica.
Leve um espelho para eles se observarem com seus pares.
Para continuar esse estudo, você questiona aos alunos sobre a presença da diversidade das características físicas em sala de aula, tente relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.
Obra : Operários Tarsila do Amaral
2º momento –
Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um, como: alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família de cada um.
Nesse sentido, eles fazem uma lista do que é comum a todos do grupo e das diferenças.
Professor, leia previamente o texto “Cultura brasileira e culturas brasileiras” de Alfredo Bossi, acesso no site:
Faça o seguinte exercício: leia a página 1 e os dois primeiros parágrafos da página 2, para facilitar que os alunos percebam os aspectos culturais no contexto da sua família.
Nesse momento, o professor ainda pode perguntar se na sala todos falam iguais ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça a busca do motivo para tal diferença, o professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo, a fim de organizar a aula e a atividade.
3º momento
Professor divida os grupos em duplas e cada dupla irá fazer uma redação referente ao tema estudado, nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.
Atividade 2
Fazer uma análise sobre a diversidade
■ Pessoas de outros países vêm se unindo ao povo Brasileiro e desse encontro cultural se ocasiona uma miscigenação.
1º momento
Professor conceitue miscigenação, você pode usar partes da página 1 do texto “Colonização, miscigenação e questão racial: notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira” de Ronaldo Vainfas, acessível em:
Após esse momento o professor pergunta a cada aluno a sua descendência (índio, branco, negro, entre outros), manda os alunos se dividirem em grupos com 5 componentes, para verificar quais as origens que eles tem em comum.
2º momento
Os grupos se formam com cinco componentes para discutir se conhecem algum estrangeiro, em caso positivo, informar os hábitos e costumes, dizer como isso pode influenciar na vida do aluno. Caso não haja contato com estrangeiro, verificar como os filmes, seriados entre outros influenciam nas suas vidas.
Esse momento é importante para fazer cada aluno refletir sobre a diversidade cultural na sociedade atual.
3º momento
Neste momento, os alunos observam a influência cultural de outros países e montam um quadro identificando-as e relatando de qual país é, declarar se foi contato direto (através da vivência com o estrangeiro) ou indireto (filmes, seriados, etc.).
Influência Cultural Origem Meio de Transmissão
Recursos Complementares
Recursos Complementares
Leitura de formação para o professor
Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural e analisar se os alunos ao final da aula conseguiram identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na lingüística; se entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação.
Cartões para imprimir
Conscientização negra
Vejam link abaixo
Não é a primeira vez que fico deslumbrada com a criatividade de Mari, do blog Pra gente miúda.
Parabéns pelo seu trabalho.
Além de dedicação, ela compartilha o seu amor pela educação infantil.
Trago para cá algumas ideias dela.
Se você é professora de infantil, passe por lá...
Divulgo com prazer!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.