BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, junho 29, 2012

Gripe A> O que é? >Prevenção> 29/06/12



Gripe Suína: o que é isso?


O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas o que é o vírus H1N1 - Influenza A, mais conhecio como “Gripe Suína” sua transmissão e modos de prevenção.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) aulas.

 Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:
Estando os alunos no Laboratório de Informática e divididos em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis no laboratório) o professor deverá iniciar a aula perguntando a eles se costumam ler ou assistir telejornais, e se algum deles já ouviu falar sobre a Gripe Suína .
Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo que aborda este assunto.
Ressaltamos que, é importante que o professor antes de apresentar o vídeo dê a oportunidade para que todos aqueles que quiserem falar sobre o assunto possam fazê-lo, sobre o que sabem ou não do assunto em questão – Gripe Suína!
O vídeo tem a duração de 3’08 (três minutos e oito segundos).
Este deverá ser visto no computador!
Vídeo:

O assunto (gripe suína) abordado até o momento será trabalhado com maior detalhe, por meio das atividades a seguir.

Atividade 1
É muito importante que os alunos saibam qual é a diferença que existe entre resfriado e gripe ,pois popularmente são vistas como se fossem as mesmas doenças, mas não são.
Saber quais as diferenças é fundamental para a saúde, principalmente para que os cuidados para seu combate sejam feitos de maneira correta.
Assim, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se a gripe e resfriado são a mesma coisa, se tem diferença entre elas etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá apresentar a Tabela 1 aos alunos, em que constam as diferenças entre gripe e resfriado.

Diferenças entre gripe e resfriado
- gripe:
Causada pelo vírus Influenza
A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro.
Os sintomas são febre alta, dores pelo corpo, dor na cabeça e garganta e mal estar.
Tais sintomas surgem subitamente, a tosse e a febre são os mais precoces.
Apresenta taxa alta de complicações, em especial, a pneumonia.
Costuma durar até 14 dias.
- resfriado:
Infecção branda das vias aéreas.
Extremamente contagioso.
A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro.
Os sintomas surgem 48 horas após a transmissão do vírus. Estes são: rinites, tosses e espirros. Podem ocorrer dores de garganta de curta duração.
A tosse seca pode durar vários dias, mesmo após o resfriado ter acabado.
As complicações são raras e incluem exacerbação da asma e presença de infecção bacteriana.
Costuma durar de 5 a 7 dias.
Referência:

Atividade 2
Após os alunos terem visto um panorama geral sobre o assunto da Gripe Suína, por meio do vídeo apresentado na Motivação, bem como por meio da tabela acima, os alunos deverão fazer pesquisas sobre esta (Gripe Suína), enfatizando sua transmissão e prevenção.
Os sites (Fig. 3) abaixo são indicados para a efetuação das pesquisas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/site_vai.JPG











Atividade 3
Ainda em grupos (duplas ou trios) os alunos deverão elaborar um breve relatório (espécie de texto informativo- reportagem) sobre o assunto da Gripe Suína, contemplando os seguintes tópicos:
- O que é?
- Medidas de Prevenção;
- Casos de contágio e morte até o momento;
- Situação da doença no Brasil;
- Diferenças entre gripe e gripe suína.
Observação: É de extrema importância que o professor esteja atento e que auxilie os alunos na construção de seus relatórios, para que aspectos da escrita da Língua Portuguesa sejam contemplados nestas aulas.
Outro aspecto importante é que o professor leia os relatórios e os devolva aos alunos, com informações sobre a avaliação que fez, dando a oportunidade de que os grupos possam re-elaborar seus textos, se houver necessidade!
Para divulgar estas informações aos demais alunos da escola, os grupos poderão xerocopiar seus textos e deixá-los no mural da escola ou nos murais de cada sala de aula!
Sugestões:
1) Sugerimos que assuntos ligados à área da Geografia sejam trabalhados nestas aulas, como, por exemplo, a localização dos países que estão em alerta com a Gripe Suína.
Assim, a aula poderá ser interdisciplinar, uma vez que trabalhará com assuntos ligados às áreas da saúde, da geografia e da Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos).


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/gripesuina_paises.jpg

Figura 4 – Imagem geográfica dos países afetados pela gripe suína
Observação: Gostaríamos de salientar que nesta magem não aparece casos da doença no Brasill, porém atualmente, já temos vários casos pesquisados.
 Sendo assim, os alunos poderão fazer esta alteração, entre outras que observarem durante suas pesquisas sobre a incidência da doença no mundo!
2) Além disso, sugerimos que outras aulas sobre a temática da saúde sejam trabalhadas com os alunos, em específico sobre a Dengue.
Abaixo se encontram algumas destas aulas:



Recursos Complementares
Internet.

Avaliação
Estas aulas, além de ter como tema um assunto da atualidade, trabalham com a leitura e produção de textos, competências fundamentais, sobretudo nesta fase de escolaridade – Ensino Fundamental Inicial, em que as mesmas devem ser trabalhadas e estimuladas.
Para tanto, a produção de texto que farão sobre o tema da aula deverá ser utilizado pelo professor como instrumento de avaliação.
 
 



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios