BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, junho 29, 2012

Gripe suína> Prevenir do que remediar> Charge>29/06/12


Gripe suína:
é melhor prevenir que remediar.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Caracterizar a gripe suína a partir dos seus sintomas.
Divulgar formas de prevenção, ressaltando as medidas de higiene.
Reconhecer a relevância desta doença no cenário mundial, uma vez que não é epidêmica.

Duração das atividades
150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A existência de microorganismos como: vírus, bactérias e outros.
O que é uma epidemia?

Estratégias e recursos da aula
Que tal começar a aula com a seguinte charge?



Você pode encontrá-la no seguinte endereço eletrônico:


Estimule as crianças a entender qual é a relação da charge com o assunto a ser tratado na aula:
QUAL É A MENSAGEM TRANSMITIDA PELA CHARGE?
POR QUE O ASSUNTO ABORDADO É TÃO IMPORTANTE?
Pergunte quais as informações que elas já possuem e se elas conhecem alguém que já teve a doença e os sintomas apresentados pelas pessoas infectadas pelo vírus H1N1.
O vídeo abaixo pode ser encontrado no site Youtube e pode ajudar a ampliar as informações sobre o assunto:
Jornal Nacional - Gripe Suína


Organize as crianças em grupos.
Deixe cada grupo responsável pela leitura e apresentação dos principais aspectos de cada um dos textos abaixo:
Gripe A: entenda como a epidemia começou


México: epidemia de gripe suína deixa país em alerta.


Gripe suína: Comércio na Cidade do México perde R$ 240 mil por dia


Governo apresenta medidas para evitar epidemiada gripe suína em Sergipe


Promova um debate entre as crianças, destacando os aspectos comuns e divergentes encontrados nos textos.
Pergunte se elas lembram da grande epidemia que o mundo viveu em 2009, assim como dos grandes transtornos que ela causou.
Ressalte que foi um momento que causou muito desconforto e insegurança, uma vez que as pessoas inicialmente não sabiam do que se tratava e como poderiam agir para evitar o contágio.
Você também pode trazer algumas imagens sobre o tema para fomentar o debate:


As imagens acima podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos abaixo:



Aproveite a organização em grupos para pedir às crianças, diante de tudo que foi conversado, que relembrem quais são as principais medidas de prevenção da doença.
Faça uma lista dessas medidas para deixar afixado em sala de aula (o banner da Anvisa pode ajudar a elencá-las):
Você pode encontrá-lo no site:


Sugira às crianças que façam uma pesquisa sobre a temática para confeccionar cartazes.
 Ressalte a importância do assunto, principalmente conhecer as principais formas de contágio e prevenção da doença. Deixe-os afixados no ambiente escolar.
Você também pode organizar apresentações dos trabalhos para crianças de outras turmas de diferentes anos de escolaridade, fomentando um momento de intercâmbio entre eles.
Não deixe de ajudá-las a ressaltar os aspectos que merecem destaque e não podem passar despercebidos.

Recursos Complementares
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?


Avaliação
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança sobre o assunto.
2° Como cada criança reagiu diante das demandas apresentadas, em grupo e individualmente?
3° As crianças compreenderam o assunto e a sua relevância para a nossa saúde?




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios