BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, julho 15, 2012

Folclore>Mitos e lendas> Literatura>Vovó Úrsula>15/07/12

MITOS E LENDAS

  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Pesquisar, na Biblioteca da escola, mitos e lendas da tradição popular
■Ouvir uma lenda da tradição popular brasileira
■Representar a lenda ouvida, através da linguagem plástica.

Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realiização desta aula as crianças deverão ter tido acesso anteriormente a algumas lendas e mitos.

Estratégias e recursos da aula
1° Momento:
A professora deve começar esta aula perguntando as crianças se elas sabem o que são lendas e mitos.
 Ouvir as crianças e fazer a mediação necessária para uma melhor compreensão destes textos.
Em seguida a professora deve contar uma lenda que julgue ser do interesse das crianças e depois propor uma discussão sobre seu enredo, personagens etc.
A professora deve solicitar que as crianças registrem a lenda ouvida, através de desenho e escrita.

Algumas lendas brasileiras:

2° Momento:
Instigar a curiosidade e o interesse das crianças em relação a outros mitos e lendas que elas conhecem.
Em seguida, sugerir uma visita à biblioteca para pesquisar e conhecer livros que narrem mitos e lendas.

3° Momento:
Escolher um dos livros.
Tal escolha poderá ser feita assistematicamente ou por eleição.
Contar a nova história escolhida e apreciá-la.
Alguns livros que tratam de lendas e mitos:




Sugestão do Linguagem
Retirado do livro Vovó Úrsula e suas histórias
Maria Aparecida T.Albuquerque
Ilustrações de Sandra R.Scaffide
Editora Noovha America
Ilustrações desta postagem retiradas neste link acima

Maria Aparecida Telles Albuquerque publica suas memórias e relembra a magia da contação de histórias, permitindo a cada um de nós conhecer o encanto que envolvesse universo, no qual quem conta e quem escuta se misturam e onde cada um de nós pode se tornar o personagem principal! Divirta-se!

Assunto: “causos” fantásticos e maravilhosos da cultura popular sobre o medo.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Literatura, Estudos Sociais e Sociologia, História, Filosofia, Geografia e Arte.
Transversalidade: pluralidade cultural, temas locais, ética e cidadania.
Propostas: pesquisar outros contos do folclore e organizar uma antologia ilustrada.
Indicações:
- Séries iniciais e intermediárias do Ensino Fundamental


A casa mal assombrada




O negro Gervásio e sua vingança





O susto de tio João



O milagre


4° Momento:
A professora encaminhará a produção de fantoches com os personagens da história.
 Para confecção dos fantoches, a professora deve providenciar o material necessário e levar para sala. Todo processo de criação e produção dos fantoches deve ser, cuidadosamente acompanhado pela professora.
Depois de prontos os fantoches, as crianças deverão ser encorajadas a fazer uma apresentação/contação da lenda para outra turma, usando o recurso dos fantoches.
Como confeccionar fantoches de vara:

Recursos Complementares
Para saber mais sobre lendas e mitos:

Avaliação
Com esta aula é possível avaliar o nível de interesse das crianças em relação a lendas e mitos, a capacidade de assimilação de textos e personagens, bem como o desempenho das crianças na confecção dos fantoches.





Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios