MITOS E LENDAS
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Pesquisar, na Biblioteca da escola, mitos e lendas da tradição popular
■Ouvir uma lenda da tradição popular brasileira
■Representar a lenda ouvida, através da linguagem plástica.
Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realiização desta aula as crianças deverão ter tido acesso anteriormente a algumas lendas e mitos.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento:
A professora deve começar esta aula perguntando as crianças se elas sabem o que são lendas e mitos.
Ouvir as crianças e fazer a mediação necessária para uma melhor compreensão destes textos.
Em seguida a professora deve contar uma lenda que julgue ser do interesse das crianças e depois propor uma discussão sobre seu enredo, personagens etc.
A professora deve solicitar que as crianças registrem a lenda ouvida, através de desenho e escrita.
Algumas lendas brasileiras:
2° Momento:
Instigar a curiosidade e o interesse das crianças em relação a outros mitos e lendas que elas conhecem.
Em seguida, sugerir uma visita à biblioteca para pesquisar e conhecer livros que narrem mitos e lendas.
3° Momento:
Escolher um dos livros.
Tal escolha poderá ser feita assistematicamente ou por eleição.
Contar a nova história escolhida e apreciá-la.
Alguns livros que tratam de lendas e mitos:
Sugestão do Linguagem
Retirado do livro Vovó Úrsula e suas histórias
Maria Aparecida T.Albuquerque
Ilustrações de Sandra R.Scaffide
Editora Noovha America
Ilustrações desta postagem retiradas neste link acima
Maria Aparecida Telles Albuquerque publica suas memórias e relembra a magia da contação de histórias, permitindo a cada um de nós conhecer o encanto que envolvesse universo, no qual quem conta e quem escuta se misturam e onde cada um de nós pode se tornar o personagem principal! Divirta-se!
Assunto: “causos” fantásticos e maravilhosos da cultura popular sobre o medo.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Literatura, Estudos Sociais e Sociologia, História, Filosofia, Geografia e Arte.
Transversalidade: pluralidade cultural, temas locais, ética e cidadania.
Propostas: pesquisar outros contos do folclore e organizar uma antologia ilustrada.
Indicações:
- Séries iniciais e intermediárias do Ensino Fundamental
A casa mal assombrada
O negro Gervásio e sua vingança
O susto de tio João
O milagre
4° Momento:
A professora encaminhará a produção de fantoches com os personagens da história.
Para confecção dos fantoches, a professora deve providenciar o material necessário e levar para sala. Todo processo de criação e produção dos fantoches deve ser, cuidadosamente acompanhado pela professora.
Depois de prontos os fantoches, as crianças deverão ser encorajadas a fazer uma apresentação/contação da lenda para outra turma, usando o recurso dos fantoches.
Como confeccionar fantoches de vara:
Recursos Complementares
Para saber mais sobre lendas e mitos:
Avaliação
Com esta aula é possível avaliar o nível de interesse das crianças em relação a lendas e mitos, a capacidade de assimilação de textos e personagens, bem como o desempenho das crianças na confecção dos fantoches.
Link para essa postagem
otimo
ResponderExcluir