Cartas e outras mensagens
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a carta como uma forma de comunicação.
Identificar as características do gênero textual e sua função.
Utilizar a linguagem adequada de acordo com o destinatário da carta.
Criar diferentes formas de mensagens.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60 minutos.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Prepare um envelope gigante e deixe dentro dele o livro “De Carta em Carta” de Ana Maria Machado.
Apresente o envelope gigante para a turma e pergunte às crianças o que é e para que serve.
Ouça as suas opiniões e experiências sobre o assunto.
Retire o livro do envelope e convide a turma para ouvir a história.
Sinopse:
A história comovente de um avô e um neto, analfabetos, e de Miguel, um "escrevedor", que sabia as palavras que o destinatário precisava ouvir ou ler.
Um livro que mostra como a palavra pode interferir nas relações afetivas e também nas instituições, ajudando as pessoas a se sentirem mais cidadãs.
Após a contação, explore com as crianças a forma de comunicação utilizada pelo menino e seu avô.
Analise a estrutura dessas mensagens: data, destinatário, mensagem, despedida, remetente...
Promova um diálogo sobre o uso da carta. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.
DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado.
Precisa descansar e não aguenta mais ficar suando no calorão do sol.
Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco e pensando na vida.
Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das árvores que ele plantou.
Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe?
E sabe também?
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros.
Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar.
E, se eu tiver que ajudar,acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas.
Ela ensina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo.
Se você precisar aprender com ela, vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva.
Ou se o cara jogar mesmo muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não aguenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente,
Pepe”
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão respondêla?
5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
Padrões da escrita
Leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criança
Querida vovó,
Estamos todos adorando as férias! A praia é linda e os passeios de baco no mar são imperdíveis!
Estamos sentindo falta dos seus carinhos e daquele macarrão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo
Laura
Reescreva a cartinha de Laura corretamente
Atividade 2
Utilize o filme "Central do Brasil" de Walter Salles.
Atividade PDF: AQUI
Faça uma análise entre o livro e o filme.
Explore os elementos apresentados em ambos os textos, como os analfabetos, o "escrevedor", as cartas...
Destaque a abordagem feita sobre a carta nas relações afetivas.
Organize uma visita a uma agência de correios.
O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças.
Providencie o transporte e agende a visita.
Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.
As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas.
O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.
Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.
Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.
Professor, destaque a importância do endereçamento correto e CEP (Código de Endereçamento Postal), além do uso do envelope, os tipos de cartas e o serviço dos correios.
Atividade 4
Proponha a escrita de cartas para trocar com os amigos.
Divida a turma em duplas e elabore com as crianças cartas que farão parte de um troca-troca entre eles e as outras turmas.
Confeccione com as crianças uma caixa de correio e deixe no corredor de entrada da sala de aula para propiciar essa troca.
Promova também oficinas de criação de selos e envelopes para circular nas cartas.
Sugiro que o CEP (Código de Endereçamento Postal) seja representado pelo número de cada turma.
O professor poderá realizar um rodízio entre os alunos para a entrega das cartas.
Cada criança deverá utilizar uma sacola, coletar as cartas na caixa de correios e entregar para as turmas.
Atividade 5
No Laboratório de Informática, explore com as crianças a utilização de e-mail como forma de comunicação.
Divida a turma em grupos e promova um troca-troca de mensagens via e-mail.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
Avalie se os alunos vivenciaram uma aula de campo numa agência de correios, produziram mensagens e utilizaram diferentes tipos de comunicação.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20224
Projeto lendo e escrevendo cartas
AQUI
Sequência didática
P.21
AQUI Vejam aqui :
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/08/genero-literario-cartas180812.html
Projeto lendo e escrevendo cartas
AQUI
Sequência didática
P.21
AQUI Vejam aqui :
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/08/genero-literario-cartas180812.html
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.