Estratégias de Leitura
■ Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
■Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
■Ler e interpretar textos e imagens;
■Identificar informações na capa do livro;
■Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem
A exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:
■Qual a história que esse livro conta?
■Quais os personagens dessa história?
■O que será que irá acontecer?
Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler; os livros pelos quais elas demonstram ter preferências.
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas.
O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo:
O que costuma ter na capa de um livro?
Quais as imagens que aparecem na capa?
Qual o nome do autor?
Qual o título dessa história?
Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.
2º MOMENTO:
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crinças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como:
Alguém conhece esta música?
De que a música fala?
Quem sabe cantar?
Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudoleitura) da letra da música.
Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de aúdio para tocar possibilitando a escuta da música a todos.
Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura .
Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa impresa. Segue um exemplo de atividade escrita
3º MOMENTO:
Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo.
É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros.
Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa.
A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura.
Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler).
Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:
4º MOMENTO:
O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo.
As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.
Recursos Complementares
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
■Dez amigos;
■O joelho juvenal;
■Pelegrino e Petrônio;
■Rolim;
■Sorriso chamado Luiz;
■Dodó;
■Flicts.
Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:
Avaliação
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.