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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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segunda-feira, novembro 05, 2012

Era uma vez um pato> Poesia pato> Estímulos literários>05/11/12


Sequência didática
Poema O Pato
Vinicius de Moraes

O recurso apresenta atividades que buscam desenvolver competências relativas à leitura e compreensão textual e que envolvem reflexão fonológica como associação de sons e letras, composição e decomposição de palavras dentre outras.
Conteúdos:
■Estudo do gênero poema
■Leitura e interpretação de texto
■Atividades de decodificação e correspondência fonográfica
Competências e habilidades:
Competência: Ler e compreender gêneros textuais diversos.
Habilidades:
Conhecer e reconhecer os sons da Língua Portuguesa;
Diferenciar fonemas de letras;
Decodificar e interpretar imagens e gravuras por meio da linguagem oral;
Formar sílabas, palavras, sintagmas e frases por meio da oralidade

Amplie, em sua classe, as possibilidades de trabalho com a alfabetização.
Promova a leitura do poema “O Pato”, escrito por Vinícius de Moraes em 1970 (Record, 1984) e musicado por Toquinho anos depois e aproveite a matriz do jogo de memória para variar os objetivos e as atividades com as crianças.



1ª parte: O que vamos ler?
1. Antes de apresentar o texto impresso às crianças, proponha a elas algumas questões de antecipação do conteúdo textual.
Esse momento, que pode ser chamado de “Puxa Prosa” ou “Bate Papo”, significa mais do que motivar para ler.
conversa sobre o texto antes da atividade da leitura, propriamente dita, ajuda o leitor a compreender melhor o texto.
Ajude as crianças a ativarem seus conhecimentos prévios sobre o tema proposto e levantarem expectativas sobre o texto que irão ler: “
Quem conhece histórias de patos?
 Que histórias vocês conhecem?
E quem conhece a história de um pato pateta, bem engraçado?”
Depois de ouvir as crianças, apresente oralmente o texto:
 “Hoje eu trouxe um poema de Vinícius de Moraes escrito há 40 anos.
Esse poema conta a história de um pato pateta, muito atrapalhado.
Depois de algum tempo Vinícius e Toquinho, um músico muito conhecido no Brasil, se juntaram e transformaram o poema em música ”.



2. Predizer o texto ajuda a torná-lo fluente e mais compreensível ao leitor.
Para cumprir essa tarefa, faça perguntas como:
“Será que a história fala de um pato da cidade (quintal) ou um pato da fazenda? (uma analogia à história: “O rato da cidade e o rato do campo”).
A resposta é fundamental para que as crianças construam hipóteses sobre o que irão ler:
“O pato que Vinícius de Moraes criou é um pato da fazenda” (a referência constante ao autor como criador da história ajuda o leitor na construção da concepção de texto).
 “Como será a vida de um pato pateta numa fazenda?”
 Registre as hipóteses construídas pelas crianças no quadro para que sejam retomadas e verificadas após a leitura.
As respostas das crianças também podem alimentar a produção coletiva de outros textos com o mesmo tema do poema.

2ª parte – As palavras do poema
1. Nesse momento, antes da apresentação do poema, o trabalho de análise fonológica e de decifração de algumas palavras do texto ajuda o leitor a reconhecê-las quase que instantaneamente durante a leitura. Apresente, com cartazes de imagens e nomes, algumas palavras do poema “O Pato”:
“Vamos ver o que tem numa fazenda?
 Vou mostrar as imagens e vocês vão ler os nomes”.
Os cartazes com imagens e nomes, em anexo, são pequenos, portanto é necessário reunir as crianças para perto da educadora para que elas possam visualizar melhor as imagens e as palavras).



2. Mostre um cartaz por vez e explore cada palavra, lendo-a devagar com as crianças, lendo-a em partes (por sílabas) e identificando a relação entre letras e sons (em caneco: com que letras se escreve NE... com que letras se escreve CA... em quais outras palavras aparece CA?).
Retome as atividades sistematizadas de alfabetização após ler e ouvir a música “O Pato” com as crianças.



3ª parte – A leitura do texto
1. Apresente o poema, fazendo um convite para a leitura:
“Agora vou contar a história do Pato.
 Vamos ver como é esse pato pateta e se tudo de que falamos aparece mesmo nessa história?”
2. Entregue o texto para as crianças e escreva-o ou cole um cartaz no quadro.
Faça uma leitura fluente e bem expressiva do poema.
3. Converse sobre a história, reconstruindo-a oralmente com as crianças:
 “O que o pato fez?
 Estimule as crianças a lembrarem de todas as “façanhas patolinas” e identifique com elas as respostas no texto. Explore os significados de algumas expressões que aparecem no poema:
“O que o autor quis falar ao dizer: Lá vem o pato, pata aqui, pata acolá... o pato surrou a galinha .... o pato quebrou a tigela? “Que fim levou o pato?”
Verifique com as crianças as hipóteses levantadas sobre o pato pateta no início do trabalho e estimule as crianças a avaliarem ética e emocionalmente a história.

4ª parte – Leitura compartilhada
1. Mostre novamente as imagens, trabalhadas na segunda parte do planejamento, dobrando a parte da escrita de forma que as crianças não vejam as palavras:
“Vamos ver onde que as palavras que lemos aparecem no texto?”
Peça às crianças que identifiquem cada palavra no poema, pintando-a ou marcando-a com lápis.
Apresente a palavra escrita para que as crianças possam confrontá-la com suas respostas.
Explore mais cada palavra, pedindo que verifiquem quantas vezes a mesma palavra aparece no texto. Solicite novas palavras para serem identificadas como pato e galinha.



2. Proponha a leitura compartilhada do texto com as crianças: as palavras identificadas e marcadas durante a atividade deverão ser lidas pelas crianças e as demais pela educadora.
Realize uma leitura fluente e expressiva com a participação de toda a turma.



3. Escreva numa cartolina ou papel “craft” os versos do poema trabalhado.
Recorte cada verso e distribua um para cada dupla de crianças.
Peça a elas que reconstruam o poema, sem consultar o texto, fixando os versos no quadro.



4. Proponha às crianças o desenho do pato: “Como será esse pato pateta?”
Construam a legenda para os desenhos, reproduzindo o título da obra (explique a função do título do poema e relacione-o com a legenda do desenho - texto explicativo da ilustração).
 Peça às crianças que completem a legenda com o nome e o ano de produção.



5ª parte – É hora da música!
1. Convide as crianças para ouvirem a música e assistirem ao vídeo, disponível aqui:
“Vamos ver como essa história ficou em forma de canção?”
(é importante informar às crianças que o vídeo é uma versão produzida para a música “O Pato”, disponível na internet).
Cantem, dancem e escutem a música várias vezes.



6ª parte – Brincar e aprender: novas atividades de sistematização
1. Esta é a hora de aprender brincando.
Com uma matriz de imagens e palavras da música “O Pato” várias atividades de alfabetização podem ser realizadas.
 Com foco na leitura, trabalhe o jogo da memória: as peças que se casam são aquelas que terminam com o mesmo som.
 Organize as crianças em duplas e proponha o jogo.
Ganha quem formar mais pares de palavras.
 Utilize a mesma matriz para montar uma cartela para cada dupla com diferentes imagens e palavras.
Brinque de bingo de letras ou palavras com as crianças.
Outra atividade que pode ser desenvolvida com a mesma matriz é o quebra-cabeça de duas peças.
Recorte ou peça às crianças para recortarem as doze imagens e as doze palavras.
Peça às crianças, em grupos ou individualmente, que montem as peças relacionando imagens e palavras. Algumas palavras também podem ser recortadas em sílabas.
Escolha as palavras com sílabas canônicas (consoante e vogal) e oriente as crianças a montarem as palavras como no jogo de quebra-cabeças.
 Para que as crianças possam relacionar os sons com as letras das palavras, toda atividade trabalhada deve envolver a imagem e a palavra correspondente.
Registrem os jogos no caderno.



2. Fixe a letra da música no mural e sempre que possível retome a leitura compartilhada e a cantoria.
Detalhe das atividades:
A leitura e a compreensão de gêneros textuais diversos na alfabetização envolvem o desenvolvimento de determinadas capacidades, conhecimentos e atitudes.
 A atividade de leitura se insere “num contexto social e envolve disposições atitudinais, capacidades relativas à decifração do código escrito e capacidades relativas à compreensão, à produção de sentido” (Brasil, 2008).
Para desenvolver a capacidade de decifração é necessário trabalhar, sistematicamente, procedimentos de decodificação e de reconhecimento global de palavras.
As atividades de decodificação envolvem o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
Ler por reconhecimento é um procedimento fundamental para que o leitor iniciante possa adquirir rapidez e facilidade na compreensão textual.
Para favorecer uma leitura compreensiva, focada no sentido, é necessário que durante as atividades de leitura com diferentes textos o docente possa, juntamente com as crianças, identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto; antecipar conteúdos de textos a serem lidos; levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido; buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas, ampliando a compreensão e avaliar ética e afetivamente o texto.



Proposta de Integração:
As atividades propostas podem ser integradas ao trabalho de Expressão Corporal e Música.



Avaliação:
Avalie durante as atividades e no final do trabalho:
- A participação e o envolvimento do grupo e de cada estudante nas atividades: as crianças realizam as atividades com interesse?
Escutam as propostas da educadora e dos colegas?
Participam oralmente, dialogando com a educadora e colegas?
Respeitam a opinião do outro?
Compreendem e executam as regras dos jogos e brincadeiras?
 Interagem com os colegas durante os jogos e brincadeiras?
- Os procedimentos de leitura:
 As crianças procuram pistas textuais ou contextuais para decifrarem as palavras?
Reconhecem globalmente as palavras trabalhadas no texto?
Utilizam os conhecimentos prévios para construírem hipóteses sobre o texto?
Compreendem globalmente o texto lido, relacionando as informações trabalhadas?
Realizam a correspondência fonográfica (relação entre as formas escritas e sonoras) para resolver os desafios propostos nos jogos?
Elabore atividades individuais, com o poema “O Pato”, similares ao que foi sugerido no planejamento para que se avalie o nível de autonomia das crianças na resolução das questões.
Registre as observações feitas durante o trabalho em um caderno de anotações para fundamentar novos planejamentos e possíveis intervenções.

Referências:
■BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al. Capacidades de Alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
■ BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al. Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
■BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008. 364 p.
■MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. Rio de Janeiro: Record, 1984.
■TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Toquinho – O Pato. Disponível em http://www.youtube.com. Acesso em: 10 maio 2010.
Materiais:
Xerox
Aparelho de som
Equipamento Multimídia
Cartolina ou papel "craft"
Lápis de cor, tesoura, cola
Anexos:
Cartazes:
Fonte




Trabalhando com músicas:
ampliação da consciência fonológica
■Trabalhar a consciência de sons através das rimas da música;
■Ouvir com atenção as palavras e através da percepção do ritmo, formular hipóteses da composição sonora das palavras para prever rimas;



Duração das atividades
Duas horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Reconhecimento sonoro e escrito das letras do alfabeto;
■ Capacidade de escrita e formulação de hipóteses de escrita à partir dos sons das sílabas;



Estratégias e recursos da aula
A proposta desta atividade é trabalhar a consciência dos sons e rimas, ampliando o processo de alfabetização das crianças.
Trabalhar com as crianças a música:



Pato Pateta
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela



Esta música apresenta uma história, cante a primeira vez para as crianças de forma pausada, acentuando sua voz nas partes rimadas para que seus alunos percebam pela sua entonação. Depois de cantar uma vez, explique para as crianças o que é rima e o que é rimar.
Cante novamente a música incitando as crianças a cantarem prevendo/relembrando as partes que rimam da história.
Sugiro uma atividade bem simples para que você perceba como as crianças estão construindo hipóteses de escrita e se elas conseguem completar a música.
* Caso sua escola possua laboratório de informática, sua turma pode ver o vídeo da música no:





Depois você pode corrigir cantando com seus alunos novamente a música, assim eles revêem a própria escrita e aprendem um pouco mais sobre rimas!
Você poderá também escrever a letra da música em papel Kraft e discutir a correção conjuntamente a partir dos registros de diferentes crianças.



Recursos Complementares
Fonte da música no site:

Dica de livro: Consciência Fonológica em crianças pequenas. ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG, BEELER. Porto Alegre, Artmed, 2007.



Avaliação
Peça às crianças que cantem sozinhas, observe se elas percebem e relembram as partes rimadas da história.
Observar como as crianças registram as palavras que rimaram e se conseguem compreender a lógica das rimas, escrevendo coerentemente as terminações de palavras.


INTERPRETANDO A MÚSICA “O PATO PATETA”









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3 comentários:

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