Vovô não toma jeito
Coleção Família Moreira
Um livro dedicado às crianças em fase de alfabetização, para que elas entendam um pouco mais os adultos e saibam que também muitas vezes eles vivem num mundo mágico.
Autora: Liliana Iacocca
Coleção Família Moreira
Títulos: Eles Parecem Crianças!;
Mamãe É Tão Infantil!;
Precisamos Ter uma Conversa com Nossos Pais!;
Vovô Não Toma Jeito!
Ilustrador: Michele Iacocca
Elaboradores: Caio Riter e Elaine Maritza da Silveira
Quadro sinóptico
Gênero: narrativa infantil
Palavras ‑chave: família e relacionamento familiar
Temas transversais: comportamentos sociais, etiqueta, respeito ao idoso, respeito à opinião alheia, ética, mídia, gravidez, pluralidade cultural e socialização.
Interdisciplinaridade: Arte, Filosofia e Língua Portuguesa.
A coleção Família Moreira é formada de livros que retratam o cotidiano de uma família bem brasileira.
As histórias abordam temas como a chegada de um novo bebê, o espaço que a TV ocupa no cotidiano da
família, a relação entre adultos e crianças, a relação com o idoso, além de outras questões que muitas vezes são consideradas corriqueiras e acabam não merecendo um espaço para reflexão.
Os temas são apresentados com humor e leveza, e as ilustrações propõem uma história paralela, que enriquece o texto e leva o leitor mais antenado a outras reflexões.
Motivando a leitura
A motivação tem por objetivo chamar a atenção do aluno para o livro que será lido, inserindo‑o na “atmosfera” literária, sem, contudo, fazer referência ao livro.
Assim, o professor poderá, se julgar interessante, realizar atividades motivacionais para a leitura propostas
a seguir.
Árvore genealógica
Com o objetivo de motivar os alunos para a leitura da coleção Família Moreira, o professor propõe aos alunos que construam em casa, com o auxílio dos pais, a árvore genealógica da família e a apresentem em aula para os colegas.
Comentário
A árvore genealógica é um histórico que revela ancestrais de uma pessoa ou família. Trata ‑se de uma
representação gráfica, com as “raízes” e suas “ramificações”, que mostra as conexões familiares entre os indivíduos, com os seus nomes, o local e as datas de nascimento e morte.
A construção da árvore genealógica pode ser um momento bastante rico para a criança conhecer a história de sua família e de seus antepassados distantes, resgatando histórias pitorescas
da família.
No momento da apresentação, o professor pode fazer perguntas que estimulem os alunos a
contar como foi construir a árvore junto com seus familiares e que histórias surgiram durante a realização da atividade.
É importante também explorar as diferentes configurações familiares que certamente vão surgir nas apresentações.
Mostramos aqui dois modelos de árvore genealógica: um mais esquematizado, e o outro, mais lúdico.
Após a apresentação e a exploração das árvores genealógicas das famílias da turma, o professor apresentará a coleção Família Moreira, instigando os alunos a conhecer essa família bem brasileira e perguntando a cada um deles: “Será que ela se parece com a sua família?”.
Vovô Não Toma Jeito!
Explorando a leitura
1. Vovô Moreira é mesmo um avô diferente.
Que aspectos revelam isso?
O professor faz um levantamento, junto com os alunos, das características que, normalmente, estão associadas à figura do avô e mostra em que medida Vovô Moreira rompe com o estereótipo de avô. Depois sugere que os alunos comparem o Vovô Moreira ao seu próprio avô ou aos avôs que eles conhecem.
Em que aspectos se parecem e em que aspectos são diferentes?
2. Moreirinha fica apreensivo com a atitude do avô no início do livro. Por que o menino ficou preocupado? O que ele pensou que poderia estar acontecendo?
Sua preocupação se justifica?
Por quê?
O professor sugere aos alunos que pensem sobre a preocupação de Moreirinha e que se coloquem no lugar do personagem.
Como agiriam se achassem que seu avô – ou algum idoso da sua família – estivesse “ficando biruta”?
Comentário
Durante a conversa, certamente surgirá algum comentário sobre o mal de Alzheimer, uma doença associada à velhice.
Cabe ao professor levar aos alunos algumas informações sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, caso eles se interessem pelo assunto.
Mal de Alzheimer, doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento.
Esse tratamento permite melhorar a saúde, retar‑dar o declínio cognitivo, controlar os sintomas e as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e à sua família.
Não existe comprovação de que qualquer medida de prevenção seja bem ‑sucedida contra o Alzheimer.
No entanto, estudos indicam que dietas ou atividades intelectuais podem retardar o aparecimento da doença.
Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/Mal_de_Alzheimer#Preven.C3.A7.C3.A3o.
Acesso em: 25 maio 2012.
Comentário
Em relação a essa última atividade, o professor pode propor (com a participação do professor de Arte)
aos alunos que confeccionem livros das histórias criadas, ilustrando‑as e montando esses livros no mesmo formato das obras da coleção Família Moreira.
Depois de os livros ficarem prontos, pode ‑se fazê ‑los circular entre os alunos da turma para que to‑dos leiam as histórias criadas, assim como leram os livros da coleção.
Indo além da leitura
3. O título da história é Vovô Não Toma Jeito!.
Essa é uma frase que pode ser aplicada em muitas situações, para mui‑tas pessoas; e se adapta perfeitamente ao Vovô da história.
O professor pro‑põe aos alunos que citem frases comumente usadas na sua família – os códigos familiares –, que sempre têm uma história por trás e são usadas por gerações.
Após o levantamento das frases, o professor as anota em papeizinhos e faz um sorteio dessas frases.
Cada aluno receberá uma frase e desenvolverá uma história tendo como personagens os membros da família Moreira.
Outras leituras
Um livro sempre pode despertar o interesse por mais e mais leituras.
Assim, é interessante o professor indicar a seus alunos outras obras que mantenham relações de intertextualidade com o livro lido, seja por tratar do mesmo tema, seja por fazer uso do mesmo tipo de personagem, cenário, linguagem, seja por ser escritas pelo mesmo autor ou ilustradas pelo mesmo ilustrador.
Algumas sugestões:
Meu Irmãozinho Me Atrapalha, de Ruth Rocha, ilustrações de Eduardo Rocha.
Editora Melhoramentos, 2006.
Os Amigos de Pedrinho, de Ruth Rocha, ilustrações de Eduardo Rocha. Editora
Melhoramentos, 2010.
Rita, Não Grita!, de Flávia Muniz, ilustrações de Walter Ono. Editora Melhoramentos, 1985.
Um Dia Especial para Laurinha, de Ana Cláudia Bastos e Ana Lúcia Bastos, ilustrações de Luciana Carvalho. Editora Melhoramentos, 2003.
João, Preste Atenção!, de Patrícia Engel Secco, ilustrações de Eduardo Engel. Editora Melhoramentos, 2006.
Este 3 livros pertencem a esta coleção
Mesma fonte( projetos)
Mesma fonte( projetos)
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.