A análise das poesias brasileiras é uma boa ferramenta para trabalhar a leitura e a escrita
Objetivos:
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
Ano:1º e 2º
Duração:4 meses
Material:
Livros variados de poesias de autores como Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva Furnari, Tatiana Belinky, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Sérgio Caparelli, Mário Quintana, entre outros.
Desenvolvimento:
Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma.
Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª etapa
Sugira que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia.
Crie um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Proponha ao grupo a idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias.
Cada um deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha auxílio de um adulto para decorar).
Mesmo que não saiba ler convencionamente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto sabido de cor.
5ª etapa
Promova situações de escrita a partir de algumas poesias.
Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras).
Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever.
A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras.
Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pelas crianças.
6ª etapa
Promova a produção de um folder para ser distribuído no dia do sarau.
Você poderá propor a escrita das poesias em duplas.
Neste caso, as crianças com hipóteses mais avançadas podem ser as responsáveis pela escrita e as demais responsáveis por ditar o texto a ser escrito.
É importante prever situações de revisão da escrita (para que as crianças possam avançar em suas produções) e porque o folder precisará estar com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público.
7ª etapa
Grave uma fita ou filme das declamações e promova tematizações da apresentação.
As crianças fazem uma auto-avaliação quanto à entonação e expressão de voz, fluência, ritmo e dicção durante a declamação, além de buscar estratégias para aperfeiçoar sua apresentação.
8ª etapa
Finalize a organização do sarau, com inscrições de outros participantes, convite e apresentação.
Produto final :
Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que façam a inscrição com antecedência) e folder que contenha as poesias escritas.
Avaliação:
Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia escolhida.
Consultoria: Denise Maria Milan Tonello
Importância da leitura
Regina Cristina Guerra Fonseca
Música: tempos Modernos- Lulu Santos
Eu vejo a leitura melhor no futuro
com todo mundo lendo um pouco de tudo,
de amor e poesias que transcendem a imaginação.
Eu vejo que a leitura ultrapassa fronteiras,
liberta o homem de suas barreiras e coloca o mundo
na palma da sua mão.
Eu quero crer
que a leitura é uma boa
e que enriquece a qualquer pessoa
de habilidades para expor uma opinião.
Eu vejo um novo começo de era
observando a leitura sincera,
comparando textos,
criticando com atenção.
Hoje o bom leitor, amor,
lê livros de montão,
só pra se distrair,
e não há leitura inútil, não.
Vamos ler tudo
que há pra se ler.
Vamos nos instruir.
(bis)
Eu quero ler histórias numa boa
e refletir a mensagem que ecoa
na diversidade de uma
leitura de ficção.
Eu vejo um novo começo de era
observando a leitura sincera,
comparando textos,
criticando com atenção.
Hoje o bom leitor, amor,
lê livros de montão,
só pra se distrair,
e não há leitura inútil, não.
Vamos ler tudo
que há pra se ler.
Vamos nos instruir.
Tem tudo a ver
A poesia
Elias José
A poesiaTem tudo a ver
Com tua dor e alegrias,
Com as cores, as formas, os cheiros,
Os sabores e a música
Do mundo.
A poesia
Tem tudo a ver
Com o sorriso da criança,
O diálogo dos namorados,
As lágrimas dos namorados,
As lágrimas diante da morte,
Os olhos pedindo pão.
A poesia
Tem tudo a ver
Com a plumagem, o vôo e o canto,
A veloz acrobacia dos peixes,
As cores todas do arco-íris,
O ritmo dos rios e cachoeiras,
O brilho da lua, do sol e das estrelas,
A explosão em verde, em flores e frutos.
A poesia
-é só abrir os olhos e ver-
tem tudo a ver
com tudo.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.