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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2017
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sexta-feira, julho 01, 2011

Cultura popular/ Dobraduras - 01/07/11


DIVERSIDADE CULTURAL DA
 SOCIEDADE BRASILEIRA

 
Autor: Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
Co-autor: Sulamita Nagem Dias Lima
Estrutura Curricular
Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Exprimir, por meio de exemplo, o conceito de cultura como algo dinâmico e plural.
• Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos.
• Observar mudanças ocorridas em aspectos da cultura no passado e no presente.
• Identificar traços culturais característicos de diferentes regiões do Brasil
Duração das atividades : Aproximadamente, 03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades de codificação e decodificação
Gênero textual propaganda: forma composicional, linguagem e função.
Estratégias e recursos da aula:
-Vídeos
-Aula dialogada
-Áudio
-Leitura de Texto
-Interpretação de texto
- Produção de texto
- Revistas, papel manilha, tesoura, cola...
Desenvolvimento
1º passo:
a) O professor prepara a turma para assistir o vídeo sobre a diversidade da cultura brasileira, disponível nos recursos educacionais.
b) Solicitar que assistam ao vídeo, procurando identificar a mensagem desse documentário.
c) O professor propõe a socialização da mensagem percebida pelos alunos.
2º passo:
a) O professor retoma o vídeo a partir de alguns depoimentos e propõe a discussão:
- O Sr.Antônio Grassi faz um comentário sobre a cultura brasileira: ”A primeira impressão é que nós não conhecemos o nosso país”.
O que ele quis dizer com este comentário?
-O jovem Calebe Pimentel ,de Porto de Galinhas, faz uma denuncia séria sobre os hábitos dos brasileiros afirmando que passamos a maior parte do nosso tempo de lazer em frente à TV.
Você concorda com ele? Por que?
- O que, na sua opinião, Rubens Alves, escritor brasileiro, quis dizer quando afirmou “Isto aqui é uma Arca de Noé”.
b) O professor coloca no quadro as afirmativas abaixo, propondo que a turma faça uma análise das mesmas, argumentando contra ou a favor.
- Tornamos escravos dos meios de comunicação.
-Deixamos de valorizar o que é nosso para nos reverenciarmos aos valores de outros povos.
-Perdemos a oportunidade de conhecer melhor a nossa gente.
3º passo
a) O professor coloca no quadro a frase: O Brasil é conhecido internacionalmente por .....
b) Como cada um de vocês completaria essa frase?
Ouvir as ideias dos alunos e o professor faz os comentários necessários que enriquecerão os conhecimentos da turma.
c) O professor prepara a turma para ouvir um o áudio, disponível nos recursos educacionais, sobre a história do Boi Bumbá e das festas juninas.
d) Após ouvir o áudio, o professor reforça com a turma as informações, valorizando a participação do branco, índio e do africano na construção da nossa identidade cultural.
e) A partir do áudio, identificar qual foi, na história do Boi Bumba, a influência do:
- Branco – ( no enredo)
- Negro – ( no ritmo)
- Índio - ( na dança)
f) Discutir com a turma as atribuições de cada um dos personagens do folguedo e as particularidades dessa festa nas diferentes regiões: no nordeste, o folguedo é apresentado na rua e tem um significado; no Pará e Amazônia já é apresentado no curral e tem uma maior influência dos índios.
4º passo:
a) Discutir com a turma a origem das festas juninas: origem, características...
b) Apresentar, a título de enriquecimento do trabalho, a festa de Parintins, disponível nos recursos educacionais.
5º passo
a) O professor distribui uma cópia do texto “A diversidade cultural no Brasil” e faz uma leitura oral, procurando comentar, coletivamente, parte a parte do texto.
b) Após a leitura, o professor propõe a leitura das imagens que acompanham o texto.
A diversidade cultural no Brasil
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes.
A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo.
 Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil.
Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil .
Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira.
A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas Cavalhadas e Procissão do Fogaréu, no Estado de Goiás, o Cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A culinária é de origem indígena, e recebe forte influência da culinária mineira e paulista.
Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Parintins a maior festa do boi-bumbá do país.
A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes.
 Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré, mussarela de búfala.
As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região.
Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro.
A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos.
Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva (cultura italiana) e a Oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada.
Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
7º passo
a) Dividir a turma em grupos para que, a partir das informações do texto trabalhado no item anterior, os alunos completem a tabela abaixo.
OBSERVAÇÃO: Como são inúmeras as contribuições de cada região, o grupo preencherá a tabela com sugestões de sua preferência.
REGIÕES     MANIFESTAÇÕES CULTURAIS     ARTESANATO     CULINÁRIA
NORTE
SUL
CENTRO OESTE
NORDESTE
SUDESTE
b) Socialização e comentários sobre os dados colocados na tabela.
c ) A partir das discussões dessa aula, propor que o grupo crie uma propaganda sobre a diversidade cultural brasileira, para ser colocada em uma revista especializada em turismo.
d) Socialização e comentários da propaganda.
Recursos Educacionais
Vídeo sobre a diversidade cultural do Brasil:
Áudio do portal do professor mostrando as festas tradicionais de nossa cultura.
Texto informativo sobre a cultura brasileira
Vídeo de Parintins
Recursos Complementares
Série de vídeos sobre diversidade da cultura brasileira.
Historia do boi bumbá
Vídeo da cidade de Salvador
Vídeos sobre diversidade cultural
Avaliação
A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.
As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula.
A produção da propaganda será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos
Dobraduras
Festa do Boi

 Festa do Divino

 Folia de Reis

Bonfim



Fonte: Folclore e festas /Glaúcia Lombardi/ Editora Paulus
 


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2 comentários:

  1. Querida amiga

    Lições assim,
    dão sentido a uma educação
    comprometida
    com a esperança
    e a solidariedade.

    Nada de lições sem sentido,
    nem de temas impossíveis.
    Apenas a preocupação
    com o outro,
    e com a esperança
    que existe no outro.

    Parabéns.

    Vida plena em teus dias.

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  2. OI, Querida ! Vamos disponibilizar o módulo África , com 4 aula online do nosso projetos "A Volta ao Mundo através de Histórias e Atividades". Se quiser conhecer mais envie-nos um e-mail para tecendocursos@gmail.com Para dar uma espiadinha e obter mais informações clique em http://produtostecendohistorias.blogspot.com.br Você e seus leitores terão um desconto no valor da inscrição !
    Será uma alegria receê-los ! Bjs carinhosos, Betty

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