BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, agosto 15, 2011

7 de setembro> Comemore diferente> 15/08/11

Além da fanfarra
Comemore o Sete de Setembro
de uma maneira original

Autor:Ana Paula Severiano

Objetivos:
★ Esclarecer o significado da palavra "independência" na história brasileira
★ Introduzir de forma lúdica conceitos básicos da ciência histórica, como a representação dos fatos no tempo e o valor do patrimônio artístico, a partir de pinturas.
O ritual se repete
 Todos os anos na Semana da Pátria: as crianças cantam o Hino Nacional enquanto hasteia- -se a Bandeira.
Além disso, algumas cidades mantêm a tradição do desfile de fanfarras, com simpáticas balizas abrindo passagem para os colegas uniformizados.
Assim é celebrada a Independência do Brasil e, de certo modo, a nossa identidade nacional.
Mas é possível explorar o tema para além dos gestos cívicos, realizando atividades que mostram a complexidade da trajetória de nosso país com senso crítico.
"Mesmo as crianças menores podem conversar sobre a importância da fonte histórica e aprender que documentos por si só não contam verdades ou mentiras.
 Eles são produtos de um contexto", afirma Denise Peixoto, chefe do serviço educativo do Museu Paulista. Veja algumas sugestões de atividades que irão ajudar nos estudos e nas comemorações.
Dica esperta!
A Revista Galileu publicou uma interessante reportagem sobre Pedro Américo e sua obra mais conhecida.
O texto é baseado no livro O Brado do Ipiranga (Edusp, 132 páginas), da historiadora Cecília Helena de Salles Oliveira.
Nesta atividade, proposta pela educadora Denise, as crianças devem levar um pequeno roteiro de perguntas para casa e questionar a família sobre o feriado de Sete de Setembro.
O objetivo não é que os pais ajudem as crianças a fazer uma pesquisa em livros ou na internet, mas que respondam o que realmente sabem sobre a Semana da Pátria.
Possíveis perguntas:
Por que é feriado no dia 7 de setembro?
O que a independência representou para o Brasil?
Quem foi D. Pedro I?
★ Depois que os alunos realizarem a pesquisa, abra espaço para que possam compartilhar as respostas com os colegas.
Anote-as na lousa.
★ Faça uma síntese explicando que antes o Brasil não era independente porque era colônia de Portugal e, portanto, não tinha governo próprio.
★ Lembre aos alunos que antes do "grito" existiram outros movimentos no país que buscavam a separação (como a Inconfidência Mineira).
Mostre também que o movimento de independência era uma vontade de vários homens e não apenas de D. Pedro.
★ Conte que o feriado só foi instituído depois da Proclamação da República, em 1889, quando interessou aos homens do poder fortalecer a ideia de nação brasileira.
★ Ao final da sua explicação, ressalte que naquela época os governantes não eram escolhidos pelo povo como ocorre hoje e que o regime de governo era diferente: hoje vivemos sob o regime republicano, e o que vigorava naquela época era a monarquia.
Cite países em que ainda existem reis e rainhas, como a Inglaterra, a Espanha e a Suécia.

Fonte:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios