Aprendendo sobre a Independência do Brasil!
Autor: Lívia R.Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Os alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a Independência do Brasil. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que tenham Deficiência (Mental, Física, Auditiva), uma vez que o recurso central apresenta imagens que podem interessar a todos, bem como facilitar a aprendizagem, além de potencializar o desenvolvimento de diferentes formas de pensamento, expressão e competências. Ressaltamos ainda que, estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como alunos indígenas.
Duração das atividades:
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas. Contudo, é importante salientar que é importante que os alunos já estejam alfabetizados para participar destas aulas.
Estratégias e recursos da aula:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar as aulas perguntando para os alunos se eles sabem o que é independência. Poderá pedir exemplos de independência: o que é ser uma pessoa, um país independente e etc.
Para que os alunos entendam o significado desta palavra (independente) sugerimos que o professor peça para que algum aluno voluntário leia no dicionário o significado de tal palavra, para que algumas discussões sejam feitas sobre o tema da aula, antes que os alunos explorem o Recurso.
Atividade 1
Após as discussões, estando os alunos em duplas, no Laboratório de Informática, sugerimos que o professor apresente a eles o Recurso (Fig. 1), postado abaixo, que com este Recurso eles aprenderão um pouco sobre a Independência do Brasil.
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
Figura 1 – Imagem do Recurso
Este recurso é uma animação/simulação, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos históricos do Brasil, os quais são contados através de imagens e textos.
É importante que o professor explique aos alunos como deverão explorar o recurso.
Sugerimos que o professor diga aos alunos que, primeiramente, eles deverão escolher um personagem para fazer a visita ao Museu da Independência.
Em seguida, por meio das setas do teclado do computador, eles dirigirão o personagem escolhido até os lugares (do museu) ou os quadros escolhidos para conhecer a história que há “por trás” destes, clicando com o mouse em cima do quadro.
É importante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o recurso adequadamente de modo que possam aprender sobre os acontecimentos históricos (Fig. 2) acerca da Independência do Brasil.
Figura 2 – Imagem da explicação de um dos quadros
Atividade 2
Após explorar o recurso, os alunos deverão socializar os conhecimentos adquiridos neste processo - o que aprenderam sobre a Independência do Brasil.
Deverão, neste momento, ser levados a refletirem sobre o que foi visto no recurso.
Este momento é muito importante, pois o professor poderá perceber o que os alunos puderam aprender e, principalmente terá a oportunidade de tirar dúvidas e/ou conceitos errados que, porventura os alunos possam ter adquirido.
Feito isso, os alunos poderão fazer pesquisas sobre os países que ainda são colônias de outros países, isto é, países que não são independentes!
Atividade 3
Neste momento os alunos, em quartetos (junção de duas duplas), deverão fazer pesquisas na internet, entre outras fontes, sobre os países que atualmente ainda são colônias de outros países. Abaixo sugerimos alguns sites (Fig.3) para a realização das pesquisas.
A pesquisa deverá contemplar também as vantagens e desvantagens de ser colônia.
http://www.portugal-linha.pt/200201291039/As-relacoes-Portugal-Angola-ainda-sao-ensombradas-pela-colonizacao-/menu -id-109.html
http://www.youtube.com/watch?v=Lq2gWBIC1aU&feature=fvw
http://bancocorrido.blogspot.com/2009/02/das-nossas-colonias-aos-paises-deles.html
Figura 3- Imagem do site “Mundo Estranho”
Atividade 4
Ainda quartetos, os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas de maneira interativa e criativa (Fig. 4)! por meio da oralidade e da língua escrita.
Poderão ser apresentações do tipo: texto jornalístico, apresentação oral com o auxílio de cartazes, peças teatrais e etc.
É importante que os grupos escolham a maneira que mais têm intimidade para apresentar resultado de suas pesquisas, porém, é importante que o professor trabalhe com eles a oralidade de maneira correta, isto é, que falem de maneira adequada e respeitando a norma culta, que ao apresentar alguma atividade escrita, que as regras gramaticais sejam respeitadas e etc.
Enfim, este deve ser também um momento de aprendizado e não apenas de apresentação!
Sugestão:
Figura 5- Imagem do vídeo
Recursos Complementares:
Internet.
Avaliação:
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, principalmente no momento em que estiverem explorando o recurso, para que eles possam perceber que apesar de se tratar de uma atividade lúdica, divertida e interessante tem o propósito de fazer com que seus usuários aprendam sobre os acontecimentos históricos de nosso país.
Você sabia: Independência do Brasil (Turma da Mônica)
Link para essa postagem
Estou vendo aí, ao lado, o "TOQUE DE GRATIDÃO", bem merecido, ao amigo Clóvis.Foi este amigo, que me indicou esse encanto que é o LINGUAGEM E AFINS", Krica. Já tinha vindo algumas vezes aqui, e já a conhecia lá da TORRE...
ResponderExcluirSou professora, mas há muito saí de sala de aula...devido à idade rs...Mas só "saio de vez" de uma escola, no ano que vem. Vejo a realidade da escola em que trabalho, leio os projetos aqui expostos e lamento, por ver que nossos mestres,
não utilizam recursos desse tipo, como o da postagem de hoje. Excelente! Parabéns, Krica,
pelo belo, criativo e produtivo trabalho, aqui
aqui publicado.
Um abraço,
Lúcia
Parabéns seu blog é muito bonito, acompanho sempre ele - Se possivel peço que permitar divulgar o meu que esta abaixo neste espaço e se quizer pode divulgar o seu nos meus blogs fique a vontade, desde ja agradeço.
ResponderExcluirTudo sobre 7 de Setembro Para Professores e Alunos
Para Professores:
Aprenda a fazer Origami para o Dia da independência
Atividades - Dia da Independência
Desenhos para Colorir Dia da Pátria
Dicas e Projetos Pedagogicos
Hino da Independência do Brasil
História do Dia da Independência
Só Cruzadinhas para o Dia da Patria
Para os Alunos:
Resumo sobre o Dia da Independência
O dia da Independência é importante?
Qual independência era monarquia?