BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 14, 2011

Aprendendo sobre a independência do Brasil> 14/08/11


Aprendendo sobre a Independência do Brasil!


Autor: Lívia R.Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Os alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a Independência do Brasil. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que tenham Deficiência (Mental, Física, Auditiva), uma vez que o recurso central apresenta imagens que podem interessar a todos, bem como facilitar a aprendizagem, além de potencializar o desenvolvimento de diferentes formas de pensamento, expressão e competências. Ressaltamos ainda que, estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como alunos indígenas.
Duração das atividades:
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas. Contudo, é importante salientar que é importante que os alunos já estejam alfabetizados para participar destas aulas.
Estratégias e recursos da aula:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar as aulas perguntando para os alunos se eles sabem o que é independência. Poderá pedir exemplos de independência: o que é ser uma pessoa, um país independente e etc.
Para que os alunos entendam o significado desta palavra (independente) sugerimos que o professor peça para que algum aluno voluntário leia no dicionário o significado de tal palavra, para que algumas discussões sejam feitas sobre o tema da aula, antes que os alunos explorem o Recurso.
Atividade 1
Após as discussões, estando os alunos em duplas, no Laboratório de Informática, sugerimos que o professor apresente a eles o Recurso (Fig. 1), postado abaixo, que com este Recurso eles aprenderão um pouco sobre a Independência do Brasil.
Link do Recurso no site do Portal do Professor:

Figura 1 – Imagem do Recurso


Este recurso é uma animação/simulação, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos históricos do Brasil, os quais são contados através de imagens e textos.
É importante que o professor explique aos alunos como deverão explorar o recurso.
Sugerimos que o professor diga aos alunos que, primeiramente, eles deverão escolher um personagem para fazer a visita ao Museu da Independência.
Em seguida, por meio das setas do teclado do computador, eles dirigirão o personagem escolhido até os lugares (do museu) ou os quadros escolhidos para conhecer a história que há “por trás” destes, clicando com o mouse em cima do quadro.
É importante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o recurso adequadamente de modo que possam aprender sobre os acontecimentos históricos (Fig. 2) acerca da Independência do Brasil.


Figura 2 – Imagem da explicação de um dos quadros
Atividade 2
Após explorar o recurso, os alunos deverão socializar os conhecimentos adquiridos neste processo - o que aprenderam sobre a Independência do Brasil.
Deverão, neste momento, ser levados a refletirem sobre o que foi visto no recurso.
Este momento é muito importante, pois o professor poderá perceber o que os alunos puderam aprender e, principalmente terá a oportunidade de tirar dúvidas e/ou conceitos errados que, porventura os alunos possam ter adquirido.
Feito isso, os alunos poderão fazer pesquisas sobre os países que ainda são colônias de outros países, isto é, países que não são independentes!
Atividade 3
Neste momento os alunos, em quartetos (junção de duas duplas), deverão fazer pesquisas na internet, entre outras fontes, sobre os países que atualmente ainda são colônias de outros países. Abaixo sugerimos alguns sites (Fig.3) para a realização das pesquisas.
A pesquisa deverá contemplar também as vantagens e desvantagens de ser colônia.


http://www.portugal-linha.pt/200201291039/As-relacoes-Portugal-Angola-ainda-sao-ensombradas-pela-colonizacao-/menu -id-109.html

http://www.youtube.com/watch?v=Lq2gWBIC1aU&feature=fvw

http://bancocorrido.blogspot.com/2009/02/das-nossas-colonias-aos-paises-deles.html


Figura 3- Imagem do site “Mundo Estranho”


Atividade 4
Ainda quartetos, os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas de maneira interativa e criativa (Fig. 4)! por meio da oralidade e da língua escrita.
 Poderão ser apresentações do tipo: texto jornalístico, apresentação oral com o auxílio de cartazes, peças teatrais e etc.
É importante que os grupos escolham a maneira que mais têm intimidade para apresentar resultado de suas pesquisas, porém, é importante que o professor trabalhe com eles a oralidade de maneira correta, isto é, que falem de maneira adequada e respeitando a norma culta, que ao apresentar alguma atividade escrita, que as regras gramaticais sejam respeitadas e etc.
Enfim, este deve ser também um momento de aprendizado e não apenas de apresentação!
Sugestão:
Sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo (Fig. 5), postado abaixo, que aborda alguns assuntos sobre a colonização do Brasil. O vídeo é muito interativo e lúdico!



Figura 5- Imagem do vídeo


Recursos Complementares:
Internet.
Avaliação:
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, principalmente no momento em que estiverem explorando o recurso, para que eles possam perceber que apesar de se tratar de uma atividade lúdica, divertida e interessante tem o propósito de fazer com que seus usuários aprendam sobre os acontecimentos históricos de nosso país.




Você sabia: Independência do Brasil (Turma da Mônica)





Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Estou vendo aí, ao lado, o "TOQUE DE GRATIDÃO", bem merecido, ao amigo Clóvis.Foi este amigo, que me indicou esse encanto que é o LINGUAGEM E AFINS", Krica. Já tinha vindo algumas vezes aqui, e já a conhecia lá da TORRE...

    Sou professora, mas há muito saí de sala de aula...devido à idade rs...Mas só "saio de vez" de uma escola, no ano que vem. Vejo a realidade da escola em que trabalho, leio os projetos aqui expostos e lamento, por ver que nossos mestres,
    não utilizam recursos desse tipo, como o da postagem de hoje. Excelente! Parabéns, Krica,
    pelo belo, criativo e produtivo trabalho, aqui
    aqui publicado.

    Um abraço,
    Lúcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios