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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
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afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, agosto 14, 2011

Política e cidadania> Pátria> 14/08/11

POLÍTICA E CIDADANIA
Semana da Pátria: em nossas mãos está a mudança

A comemoração da Semana da Pátria nos coloca diante de muitos questionamentos: o Brasil que temos, o Brasil que queremos, as possibilidades de participação na construção desse sonho de ter um país para todos: com justiça e igualdade.
Sonho ainda distante, mas razão da luta de tantos que já tombaram sem desistir.
A semana culmina com o 7 de setembro, quando o grito dos excluídos, preso na garganta de tantos brasileiros, quer ecoar e se fazer ouvir.

Sugestão de Atividades


1 - Semana de debates e busca de alternativas: nossa sugestão é que seja uma semana de debates sobre o país que temos e o país que queremos.
Sobretudo sobre os espaços que temos para atuar e que podem ser transformados com a nossa participação: a escola, a comunidade, a política etc.
Debater a questão do voto como instrumento que está em nossas mãos e que nem sempre valorizamos.


2 - Preparando debates com Mundo Jovem: confira nas edições anteriores os artigos publicados nas séries sobre Realidade Brasileira, Política e Cidadania, Juventude.
Utilize este material para a preparação de debates.
Incentive a leitura prévia dos textos; encarregue um grupo para buscar filmes e músicas que tratem da realidade nacional.
Simule uma eleição; convide candidatos ou representantes de partidos para falarem sobre suas propostas.
Movimente seu local de estudo e de trabalho, sua comunidade.


3 - Símbolo: como símbolo para o Grito dos Excluídos de 2006 foi escolhida a semente.
Pode-se usar também uma planta ou muda.
O que se quer com esse símbolo é tornar a Semana da Pátria e o Dia da Independência um tempo de reflexão sobre a cidadania consciente e ativa.
A semente indica o germe, o embrião de um Brasil justo e solidário, livre e soberano.
Convide um grupo para preparar alguns saquinhos com sementes para serem distribuídas, juntamente com o lema: “Na força da indignação, sementes de transformação”.
Explique o sentido e torne o movimento conhecido.
Afinal, é uma manifestação popular que tem acontecido em mais de 1.500 localidades do Brasil.


Sugestão de Dinâmica:


“Gincana sobre eleições e semana da pátria”Equipe Mundo Jovem
1.Cidadania se aprende com exercícios de participação.
Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.
2. Cooperação: ter clareza de que as idéias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.
3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento da comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.
4. Indignação geradora de transformação: a indignação dos descontentes não pode ficar sufocada, mas gerar energia para buscar mudanças, para decidir a lutar e trabalhar coletivamente pelas mudanças que se deseja.
Entender indignação como sinônimo de trabalho ativo e não de algo desordenado.


Pontuação e premiação:


Ao contrário de estimular a competição, estimular a cooperação e a alegria da participação. Exemplo: pontuar pelas atitudes: a equipe que mais movimentou pessoas, que demonstrou mais alegria, criatividade.
Prêmio: Exemplo: as equipes recebem sementes para serem plantadas ao final da gincana.


Exemplo de tarefas
1 - Montagem das equipes (mistas, integrando idades)
2 - Escolha dos nomes – algo ligado ao espírito da gincana (consciência, união, solidariedade, cooperação, respeito, amizade...).
3 - Exemplos de tarefas:
- Entrevista com uma pessoa da comunidade, de mais ou menos 60 anos, para perguntar como era o voto no Brasil quando ela era jovem (com que idade era permitido votar, quem votava, que partidos existiam, como era o processo da eleição, o que havia de curioso...) e como isso evoluiu.
- Montagem de dramatização a partir de uma música, retratando o Brasil que temos e o Brasil que queremos.
- Fazer uma paródia de música conhecida, e nela falar sobre a importância do voto.
- Criação de uma camiseta, com mensagem que fale de cidadania, participação.
- Fazer um vídeo de cinco minutos com jovens de 16 anos, que vão votar pela primeira vez, falando de como estão se preparando para as eleições.
- Gravar 10 minutos de um horário político e contar quantos partidos apareceram. Apresentar uma lista das propostas possíveis de se realizar e das que são só promessas.
- Entrevistar uma ONG ou algum grupo da comunidade para conhecer qual trabalho social realiza e depois apresentar.
- Encaminhar cinco crianças para fazerem o registro de nascimento.
- Cada equipe organizar faixas, bandeiras e formar blocos com os excluídos da comunidade, dando voz àqueles que muitas vezes ficam esquecidos.
Fonte: Jornal Mundo Jovem.
A vocação se descobre no compromisso com os outros


Vejam no link abaixo:
Temas: PÁTRIA


Pátria
de Gilberto Fernandes Teixeira


Amanhecer de esplendor
de Siderlei Antonio Camini


Paródia de uma pátria injusta
de Jonilson de Souza Figueiredo e Suzete da Silva


Brasil minha terra
de Isaías dos Santos Silva


Brasil, Eis Teus Filhos Esquecidos
de José Sebastião Silva de Lima


De quem é este país?
de Dêrlanio Alves


Somos brasileiros
de Diogo Loncellot


Nação Formosa
de Diogo Loncellot


Independência: Brasil, um país livre!
de Antonio Marcos Pires


Lutar pela Pátria
de Tainá Vitalino Martins


Bandeira Nacional
de Carlos José Morais de Freitas


Pátria amada, Brasil
de Maria da Graça Bergamini Gusmão


Pátria amada
de Inoema Nunes Jahnke


Estrela Social
de Amanda Pereira Alves


Esse é o meu Brasil
de Luiza Maria da Silva Pinto Moura


Sete de setembro
de Aninha Martins


Independência ou Morte
de Cesar Moura


Aqui é o meu país?
de Edileusa Lelles Gil


O que diz o nosso hino
de Cláudio Wilson dos Santos Pereira


O Brasil que eu vi de perto
de Lourdes Neves Cúrcio


Brasilidade
de Tarcísio José Fernandes Lopes


Ordem e Progresso
de Cesar Moura


Um triste fato no Brasil
de Ivanete Ribeiro dos Santos


Fraternos
de Juliana de Lima Lapera


Pátria Amada
de Sulamita Cezarano
 
Rap da Independência
de Ellen F. Oliveira


Brasil Minha Pátria Querida
de Alex Gomes de Oliveira


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