BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 07, 2012

Pais>Dobradura > Produção de textos>O papel do pai> 07/07/12


Dia dos Pais

Fazer atividades na escola para comemorar o dia dos pais pode ser bem divertido e a seguir pensamos em algumas sugestões:
Organizar uma gincana para pais e filhos realizarem tarefas juntos pode ser bem divertido e reforça essa interação tão importante.
Pense em tarefas bem divertidas para agitar essa galera!
Outra atividade interessante é fazer um teatro com os alunos, mas que os pais também participem, nem que seja de improviso, assim fica mais divertido.
Uma sugestão interessante é propor que os pais ensinem aos filhos brincadeiras que faziam quando eram crianças.
Eles podem brincar juntos e passar horas divertidas na escola.


Dobradura gravata

Dia dos Pais Gravata Dobradura Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids


A música como forma de expressão:
 interpretação e produção textual

Autor :Amanda Barros Teixeira
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar a interpretação da música trabalhada – comemoração do dia dos pais
Compreender que a música é uma forma de expressar sentimentos
Produzir um texto coletivo sobre um membro da família, demonstrando sentimentos de amor e gratidão .

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora iniciará a aula comentando que ouvirão uma música com uma mensagem para alguém especial.
Todos devem ficar em silêncio e atentos para ouví-la.
Um aparelho audiovisual deve ser preparado, anteriormente, para essa aula.
Colocar a música "Dia dos pais", da Turma do Balão Mágico.
Música disponível para download em:

Dia dos Pais
Um passarinho me acordou cedinho
Cantando lindo que nem rouxinol
E o céu sorrindo azul, azul, limpinho
Abriu caminho pra passar o sol
Um dia lindo com todas as cores
Um arco-íris garantiu que sai
E o bem-te-vi disse que viu as flores
Vindo enfeitar o dia do papai
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Eu convidei o gato e o cachorro
Nem um amigo vai poder faltar
Super-herói, também Tarzan e o Zorro
E o pererê não vai poder mancar
Vai ter pelada e muita brincadeira
Toda alegria vem nos visitar
Queria tanto que esta festa inteira
Fosse um presente pra poder te dar.
Letra disponível em:

Momento 2
Após a turma ouvir a música, a professora deve interpretar a música com as crianças para que entendam a mensagem.
A professora poderá perguntar:
■Como começou o dia nessa canção?
■Que animais apareceram?
■Que elementos da natureza apareceram para enfeitar o dia?
■Essa música é para comemorar qual data?
■Quem na música é considerado o "amigo velho e velho amigo"?
■Que outras pessoas apareceram na música?
■Quem são os super heróis?
■O que essa festa serviria para o pai?
Após a interpretação, a professora deverá explicar que a música é também um meio de nos comunicar, uma forma de expressar sentimentos, emoções, homenagear alguém, ensinar e transmitir mensagens.

Momento 3
A professora perguntará à turma se sabem quando é comemorado o dias dos pais.
Em qual mês, dia da semana... Em seguida, fará um texto coletivo com os alunos sobre o dia dos pais.
Cada aluno poderá dar ideias sobre o que escrever, sobre o que gostariam de fazer nesse dia com seu pai ou figura paterna.
Nesse momento, a professora deverá pedir para que reflitam como escrever cada palavra, quais letras serão usadas, etc.
Essa atividade pode ser feita no caderno dos alunos ou em uma folha de papel A4.
No espaço que sobrar, poderão ilustrar o texto que escreveram ou até mesmo a música trabalhada.

Momento 4
Com o auxílio da professora, os alunos deverão comparar o texto criado com a música trabalhada, buscando ver as semelhanças e diferenças entre os dois.
A professora poderá analisar com os alunos:
■ se no texto criado alguém foi convidado para esse dia especial...
■se apareceram elementos da natureza...
■se apareceram animais...
■que elementos apareceram no texto criado e estão ausentes na música trabalhada, etc.

PROFESSOR: Esse trabalho, mesmo que de forma elementar, objetiva iniciar a comparação de gêneros textuais, demonstrando o aluno as especificidades de cada um.

Recursos Complementares
Vídeo disponível da música trabalhada em:

Avaliação
Através da interpretação oral, perceber se entenderam a mensagem que a música transmite.
Avaliar se estão avançando com relação à aquisição do código escrito.
Observar se foram capazes de expressar, através de desenhos, as ideias expostas no texto.
Observar se foram capazes de encontrar diferenças e semelhanças entre a música trabalhada e o texto produzido.



Revista Educação Infantil nº36
Editora Minuano



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios