BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 18, 2011

As flores da primavera>Produção de textos> Flores> 18/09/11


Ziraldo

PRODUÇÃO TEXTUAL: CATÁLOGO DAS FLORES

Autor: Soymara V. Emilião
Co-autores: Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre as flores e seus processos reprodutivos das plantas em relação aos diversos tipos presentes na natureza;
■Analisar textos relativos à temática, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma;
■Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento.
■Produzir textos
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ser um leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
1º ATIVIDADE:
Reúna as crianças em círculo, apresente a capa do livro " AS FLORES DA PRIMAVERA" , esconda o título e mostrando apenas a ilustração inicial, indague-os:/
Qual será o título desse livro?
Qual será a história contida nesse livro?
Quem será o autor?
Será que o traço do desenho lembra algum outro personagem conhecido?
Anote as suposições iniciais dos alunos na lousa.
Apresente o título e confira quem acertou.
Poderá ser muito rico apresentar outros desenhos do Ziraldo para que se confirme a características do traço do autor-ilustrador.

AS FLORES DA PRIMAVERA
Coleção: BICHIM
Autor: ZIRALDO
Editora: MELHORAMENTOS
Sinopse: De todas as estações do ano, a preferida do bichinho da maçã é a primavera.
É quando ele se diverte entre as flores mais lindas, das mais variadas cores e formas.
Sugestões de outros títulos do autor para a comparação do traço do desenho:
Livro
PDF: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI




Fonte das Imagens:
2º ATIVIDADE:
Leia a história.
Pergunte as opiniões sobre a história.
Peça que eles relembrem as flores citadas na história, anote no quadro, construindo uma lista.
Durante a construção, pergunte sobre a grafia das palavras. Por exemplo:
■" Como se escreve GIRASSOL?" .
■ "Com um ou dois S?"
■ "Quem pode me explicar porque GIRASSOL é escrito com dois SS?"
■ "Quem pode me dar outros exemplos de palavras também escritas com dois SS?"
Problematizando cada escrita você estará possibilitando que verbalizem os conhecimentos que já possuem e aqueles que precisam de novas explicações e exemplificações para construção de novos conhecimentos.
Ao final da lista você terá escrito as seguintes palavras que são citadas na história:
GIRASSOL
CRAVO
TULIPA
DÁLIA
LÍRIO
NARCISO
ROSA
MARGARIDA
3º ATIVIDADE:
Indague:
Se eles conhecem todos os tipos de flores citadas pelo autor;
Quais eles conhecem;
Qual a preferida de cada aluno;
Quais outras flores eles conhecem e que não foram citadas pelo autor.
Acrescente o nome das outras flores conhecidas pelas crianças.
A proposta torna-se mais adequada se a lista de flores, construída coletivamente, tiver a metade da quantidade de alunos da sala.
Desta forma, em uma sala de 24 alunos, seria bom que a lista tivesse 12 flores.
Quando realizei a proposta os tipos de flores citadas, fora as propostas pelo livro, foram:
CRISÂNTEMO
ORQUÍDEA
VIOLETA
HIBISCO
COPO DE LEITE
BROMÉLIA
GERBERA
ANTÚRIO
ANGÉLICA
Os nomes citados pelas crianças deverão variar de acordo com a região onde reside.
A lista deverá ser afixada no mural da sala.
Como atividade diária, organize o bingo das flores que funciona da seguinte forma:
Todos os dias os alunos participaram de um bingo para escolha do ajudante do dia.
Cada criança deverá escolher um número par de flores ( 4, 6 ou 8) a ser determinado pela professora e anotar em uma folha padrão.
Exemplo:
O professor coloca em um saquinho os nomes das flores da lista e promove o sorteio.
Varie a forma do sorteio; Algumas vezes escolha um aluno para retirar do saco e ler o papel sorteado, outras vezes cada criança tira um papelzinho.
Ganha a criança que marcar toda a cartela.
4º ATIVIDADE:
Exponha imagens das flores que constam na lista. Exemplo:








Fonte das Imagens:
Organize a turma em duplas .
Peça que as duplas observem as fotos e escolham uma para produção de uma legenda.
Apresente o conceito de legenda: "Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação".
A dupla deve debater a legenda que pretende escrever e apresentar oralmente para a turma.
Nesse momento, cabe ao professor apresentar as diferenças entre os modos de falar e de escrever.
Circule entre as duplas tirando dúvidas, fazendo intervenções e auxiliando na reflexão quanto à norma ortográfica.
As duplas, após a produção textual, deverão apresentar para o grande grupo.
Organize as fotos e as legendas compondo mural na sala de aula.
5º ATIVIDADE:
Proponha uma pesquisa para construção de um catálogo e um seminário sobre as flores contidas na lista.
Organize a turma em duplas.
Sorteie as flores por dupla.
Construa um cronograma de atividades. Exemplo:
ATIVIDADES
PRAZOS
CONFECÇÃO DA FICHA CIENTÍFICA
PESQUISA
REVISÃO COLETIVA DA PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
ENSAIOS
APRESENTAÇÃO
Anote no mural da classe, juntamente com o cronograma :
■O nome das duplas e o objeto da pesquisa;
■ Itens que serão pesquisados pelos grupos.
Itens que poderão constituir a ficha científica:
■Nome Científico:
■Nomes Populares:
■Família:
■Origem:
■Características:
■Reprodução:
■ Luminosidade:
■ Solo:
■ Regas:
5º ATIVIDADE:
Acompanhe a realização das pesquisas solicitando diariamente um relato de como andam os trabalhos;
Promova espaços na aula para troca de informações, ideias e debates;
Forneça endereços de sites confiáveis de pesquisa. Exemplos:













Indique alguns livros e revistas para consulta.
Organize uma visita na biblioteca escolar.



Exemplos de algumas obras:











Cumpra os prazos do cronograma e exija que eles também cumpram;
Revise os textos, os dados , as imagens, os materiais que cada grupo irá precisar para sua apresentação.
Realize ensaios.
Incentive-os em realizar uma apresentação sensorial, onde os 5 sentidos sejam envolvidos: o aroma, a aparência, a textura e, até o sabor.
São muitas as receitas culinárias utilizando flores. Veja o site:
Organize o evento, produzindo com os alunos, convites e cartazes para serem distribuídos aos pais e a comunidade escolar.
Faça do evento um momento cerimonioso, desde organização da sala até a preparação dos alunos.
Se for possível registre o evento com fotos o/ou filmagem.
Recursos Complementares
Para estudo do professor:

Avaliação
O professor deverá avaliar:
■ O envolvimento e a participação durante todo o processo;
■A ampliação do repertório linguístico;
■A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
■A disposição em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;



Sarau da primavera
Sugestão da professora Rita
AQUI
AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios