Ziraldo
PRODUÇÃO TEXTUAL: CATÁLOGO DAS FLORES
Autor: Soymara V. Emilião
Co-autores: Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre as flores e seus processos reprodutivos das plantas em relação aos diversos tipos presentes na natureza;
■Analisar textos relativos à temática, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma;
■Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento.
■Produzir textos
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ser um leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
1º ATIVIDADE:
Reúna as crianças em círculo, apresente a capa do livro " AS FLORES DA PRIMAVERA" , esconda o título e mostrando apenas a ilustração inicial, indague-os:/
Qual será o título desse livro?
Qual será a história contida nesse livro?
Quem será o autor?
Será que o traço do desenho lembra algum outro personagem conhecido?
Anote as suposições iniciais dos alunos na lousa.
Apresente o título e confira quem acertou.
Poderá ser muito rico apresentar outros desenhos do Ziraldo para que se confirme a características do traço do autor-ilustrador.
AS FLORES DA PRIMAVERA
Coleção: BICHIM
Autor: ZIRALDO
Editora: MELHORAMENTOS
Sinopse: De todas as estações do ano, a preferida do bichinho da maçã é a primavera.
É quando ele se diverte entre as flores mais lindas, das mais variadas cores e formas.
Sugestões de outros títulos do autor para a comparação do traço do desenho:
LivroPDF: AQUI
Fonte das Imagens:
2º ATIVIDADE:
Leia a história.
Pergunte as opiniões sobre a história.
Peça que eles relembrem as flores citadas na história, anote no quadro, construindo uma lista.
Durante a construção, pergunte sobre a grafia das palavras. Por exemplo:
■" Como se escreve GIRASSOL?" .
■ "Com um ou dois S?"
■ "Quem pode me explicar porque GIRASSOL é escrito com dois SS?"
■ "Quem pode me dar outros exemplos de palavras também escritas com dois SS?"
Problematizando cada escrita você estará possibilitando que verbalizem os conhecimentos que já possuem e aqueles que precisam de novas explicações e exemplificações para construção de novos conhecimentos.
Ao final da lista você terá escrito as seguintes palavras que são citadas na história:
GIRASSOL
CRAVO
TULIPA
DÁLIA
LÍRIO
NARCISO
ROSA
MARGARIDA
3º ATIVIDADE:
Indague:
Se eles conhecem todos os tipos de flores citadas pelo autor;
Quais eles conhecem;
Qual a preferida de cada aluno;
Quais outras flores eles conhecem e que não foram citadas pelo autor.
Acrescente o nome das outras flores conhecidas pelas crianças.
A proposta torna-se mais adequada se a lista de flores, construída coletivamente, tiver a metade da quantidade de alunos da sala.
Desta forma, em uma sala de 24 alunos, seria bom que a lista tivesse 12 flores.
Quando realizei a proposta os tipos de flores citadas, fora as propostas pelo livro, foram:
CRISÂNTEMO
ORQUÍDEA
VIOLETA
HIBISCO
COPO DE LEITE
BROMÉLIA
GERBERA
ANTÚRIO
ANGÉLICA
Os nomes citados pelas crianças deverão variar de acordo com a região onde reside.
A lista deverá ser afixada no mural da sala.
Como atividade diária, organize o bingo das flores que funciona da seguinte forma:
Todos os dias os alunos participaram de um bingo para escolha do ajudante do dia.
Cada criança deverá escolher um número par de flores ( 4, 6 ou 8) a ser determinado pela professora e anotar em uma folha padrão.
Exemplo:
O professor coloca em um saquinho os nomes das flores da lista e promove o sorteio.
Varie a forma do sorteio; Algumas vezes escolha um aluno para retirar do saco e ler o papel sorteado, outras vezes cada criança tira um papelzinho.
Ganha a criança que marcar toda a cartela.
4º ATIVIDADE:
Exponha imagens das flores que constam na lista. Exemplo:
Fonte das Imagens:
Organize a turma em duplas .
Peça que as duplas observem as fotos e escolham uma para produção de uma legenda.
Apresente o conceito de legenda: "Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação".
A dupla deve debater a legenda que pretende escrever e apresentar oralmente para a turma.
Nesse momento, cabe ao professor apresentar as diferenças entre os modos de falar e de escrever.
Circule entre as duplas tirando dúvidas, fazendo intervenções e auxiliando na reflexão quanto à norma ortográfica.
As duplas, após a produção textual, deverão apresentar para o grande grupo.
Organize as fotos e as legendas compondo mural na sala de aula.
5º ATIVIDADE:
Proponha uma pesquisa para construção de um catálogo e um seminário sobre as flores contidas na lista.
Organize a turma em duplas.
Sorteie as flores por dupla.
Construa um cronograma de atividades. Exemplo:
ATIVIDADES
PRAZOS
CONFECÇÃO DA FICHA CIENTÍFICA
PESQUISA
REVISÃO COLETIVA DA PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
ENSAIOS
APRESENTAÇÃO
Anote no mural da classe, juntamente com o cronograma :
■O nome das duplas e o objeto da pesquisa;
■ Itens que serão pesquisados pelos grupos.
Itens que poderão constituir a ficha científica:
■Nome Científico:
■Nomes Populares:
■Família:
■Origem:
■Características:
■Reprodução:
■ Luminosidade:
■ Solo:
■ Regas:
5º ATIVIDADE:
Acompanhe a realização das pesquisas solicitando diariamente um relato de como andam os trabalhos;
Promova espaços na aula para troca de informações, ideias e debates;
Forneça endereços de sites confiáveis de pesquisa. Exemplos:
Indique alguns livros e revistas para consulta.
Organize uma visita na biblioteca escolar.
Exemplos de algumas obras:
Cumpra os prazos do cronograma e exija que eles também cumpram;
Revise os textos, os dados , as imagens, os materiais que cada grupo irá precisar para sua apresentação.
Realize ensaios.
Incentive-os em realizar uma apresentação sensorial, onde os 5 sentidos sejam envolvidos: o aroma, a aparência, a textura e, até o sabor.
São muitas as receitas culinárias utilizando flores. Veja o site:
Organize o evento, produzindo com os alunos, convites e cartazes para serem distribuídos aos pais e a comunidade escolar.
Faça do evento um momento cerimonioso, desde organização da sala até a preparação dos alunos.
Se for possível registre o evento com fotos o/ou filmagem.
Recursos Complementares
Para estudo do professor:
Avaliação
O professor deverá avaliar:
■ O envolvimento e a participação durante todo o processo;
■A ampliação do repertório linguístico;
■A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
■A disposição em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.