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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, julho 03, 2011

Folclore/Inclusão/Teatro( O que é) - 03/07/11


O som do silêncio - Educação Especial
Autor : Juliana Gomes de Souza Dias
Co-autor(es): Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Estrutura Curricular
 Arte Visual : O fazer artístico
 Alfabetização :Processos de leitura
Artes : Teatro:
Teatro como comunicação e produção coletiva
 Teatro como produto histórico-cultural
Teatro como apreciação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Apresentar aos alunos a possibilidade de se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta.
■Recortar trechos dos textos escolhidos para criar o roteiro da peça de teatro.
■Propiciar aos alunos um melhor entendimento das diferenças que os alunos com necessidades especiais, principalmente os surdos, tem com relação a sua percepção do mundo.
Duração das atividades: 2 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A aula deve partir das narrativas do folclore brasileiro.
 Pode-se utilizar essa aula como continuação do conteúdo da aula Folclore para menores que tratou do folclore brasileiro.
Postado anteriormente neste blog
Estratégias e recursos da aula
PROBLEMATIZAÇÃO:
O objetivo dessa aula é propor aos alunos maneiras diferentes de se comunicar, aproximando os alunos ouvintes dos alunos surdos por meio da linguagem corporal.
A inclusão dos alunos surdos não depende apenas do bom preparo do professor para atender às necessidades especiais do aluno, mas também o professor deve despertar nos alunos ouvintes o interesse pela linguagem utilizada pelos surdos.
Professor, você poderia convidar um ou mais alunos a virem na frente da turma para expressar sua opinião sobre o tema teatro, utilizando somente a linguagem corporal.
Diante desta dificuldade, questione junto a turma:
■Como podemos nos expressar?
■Que linguagem podemos usar?
■É possível se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos se eles conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho.
Questione os alunos sobre as várias formas de contar essa história: gestos, desenhos, som, sinais, voz, etc.
Para contextualizar a discussão apresente o vídeo do Google Vídeos:
Chapeuzinho Vermelho surda 
http://video.google.com/videoplay?docid=-1185384280730964074  
Agora questione os alunos:
■Quais eram os personagens?
■Que linguagem eles utilizaram?
■Qual foi a história contada?
■Vocês têm amigos surdos, seja na escola, na comunidade, ou mesmo familiares que tenham essa necessidade especial?
Atenção professor!
Se na sala houver alunos surdos, essa etapa pode ser adaptada, questionando os alunos de que maneira eles se relacionam e se comunicam.
Como os ouvintes se comunicam com os surdos?
De que maneira os surdos se fazem entender pelos ouvintes?
Depois dessa primeira discussão, apresente o recurso do Portal do Professor: Telelibras - O SOM DO SILÊNCIO.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14697  
A animação é a reprodução do livro "O som do silêncio", que relata a vida de uma menina com surdez, sua inclusão escolar e exprime como os alunos lidam com as diferenças, mostrando-os a capacidade inerente a cada indivíduo.
Esse recurso trata justamente da diferença da percepção do mundo pelos ouvintes e pelos surdos.
Depois da apresentação do filme, o professor deve pedir para que os alunos, em grupos de 5 ou 6, escolham uma história do folclore brasileiro.
No site da UOL, na seção dicas, procure o Folclore Brasileiro Ilustrado
Existem vários exemplos de textos que podem ser utilizados pelos alunos.
Cabe ao professor escolher alguns para apresentar à turma como opções, e os grupos escolhem as histórias que mais se identificarem.
Essas histórias serão encenadas na aula seguinte, utilizando apenas linguagem não verbal, ou seja, gestos, dança,imagens, etc.
Atenção professor!
Reserve o restante dessa aula para que os alunos se organizem, leiam as histórias e preparem seus papéis na aprese ntação da lenda para a turma.
No caso de histórias com poucos personagens, instigue os alunos para que cada um conte uma parte da história, ou que sejam inseridos mais personagens para ajudar a contar a história.
Aula 0 2 :
Retomando as histórias escolhidas na aula anterior, o professor deve organizar as apresentações, que podem ser abertas para a comunidade escolar, para isso deve-se reservar um anfiteatro ou um auditório disponível para a turma realizar as apresentações.
CATARSE:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a todos que os alunos portadores de necessidades especiais têm as mesmas potencialidades, mas sua percepção do mundo é um pouco diferente, portanto a maneira como esses alunos especiais se relacionam com o mundo também é diferente.
Com essas aulas, espera-se que os alunos compreendam melhor as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender.
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deverá propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve reunir a turma para que expressem como eles compreenderam as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender.
 Faça duas colunas no quadro de giz, onde as crianças vão listar na primeira coluna suas intenções e na segunda coluna suas ações.
Desta forma poderemos perceber como este tema é importante no contexto em que a criança vive, pois nas ações perceberemos se ela passou a valorizar os vários tipos de linguagens e detectou a importância que todos nós temos em aprender a linguagem dos outros, como a de libras, do braile, assim como uma lingua estrangeira, etc.
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Google Vídeos: Chapeuzinho Vermelho surda 
■Portal do Professor: Telelibras - O SOM DO SILÊNCIO. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14697 
■UOL, na seção dicas, Folclore Brasileiro Ilustrado
Recursos Educacionais
Nome                         T ipo
Telelibras                  O som do silêncio Animação/simulação
Recursos Complementares
Materiais para montar os cenários, caso sejam necessários.
Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
■Aula 1: capacidade de sintetizar o conteúdo dos contos; capacidade de trabalhar em grupo.
■Aula 2: composição; coesão na narrativa; participação no projeto do grupo; comprometimento com o grupo; respeito com o trabalho dos outros grupos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5145
 

O TEATRO NA INFÂNCIA:
UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM -
Conhecendo a sua história


Autor: Adele Guimarães Ubarana Santos
Co-autor: Suzana Maria Brito de Medeiros
Estrutura Curricular
Artes Teatro:
Teatro como produto histórico-cultural
Teatro como comunicação e produção coletiva
Teatro como apreciação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
■Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades;
■Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, entre outros), as funções dos espaços, bem como das pessoas que atuam nesse ambiente.
Duração das atividades: Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para iniciar a discussão/sensibilização sobre o tema do Teatro o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre o Teatro, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através de questionamentos do tipo:
• O que é o teatro?
• O que acontece em um teatro?
• E o que as pessoas apresentam?
• Aonde elas se apresentam?
• Vocês conhecem um teatro?
Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala com o título "O QUE SABEMOS SOBRE O TEATRO".
Estratégias e recursos da aula
Atividade – Conhecendo a história do Teatro
LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES SOBRE O TEATRO
1º MOMENTO 
Depois de registrar o que as crianças já conhecem sobre o tema em um painel, o professor poderá questionar a turma sobre o que cada aluno gostaria de saber sobre o Teatro. Primeiramente, organiza as crianças em duplas para que elas registrem em um papel quatro aspectos que gostariam de saber/conhecer sobre o Teatro (esse agrupamento deverá ser organizado levando-se em consideração o nível de escrita em que cada criança se encontra, garantindo-se que uma delas esteja em um nível mais avançado que a outra neste processo, por exemplo: uma no nível silábico junto a outra que se encontra em nível alfabético; uma no nível pré-silábico e a outro no nível silábico).
Após a escrita, cada dupla retorna a roda, leem as questões para que sejam registradas pela professora em um painel (cartolina, madeira) para assim, ficarem expostas ao lado do painel dos conhecimentos prévios, registrado anteriormente.
Este painel poderá ter o seguinte título:
"O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEATRO".
• Por que o teatro existe?
• Como surgiu o teatro?
• Quando surgiu o teatro?
• Como é o teatro por dentro?
• Conta-se história no teatro?
• Onde os atores trocam de roupa?
• Como se chamam as roupas que os artistas usam?
• Como se chamam os espaços do teatro?
• Quais as pessoas que trabalham no teatro e o que elas fazem?
2º MOMENTO
Depois que o grupo listar as suas questões sobre o Teatro o professor pode propor enviar para as famílias um bilhete pedindo que, junto aos seus filhos, pesquisem matérias (livros, revistas, sites na internet etc) sobre o Teatro.
Nos dias que sucedem a chegada desses materiais o professor seleciona o que irá ler a cada dia tendo em vista as questões acima.
Uma dica de um livro legal para trabalhar esse tema:
O teatro no mundo, da editora Melhoramentos.
3ª MOMENTO 
Por fim, o professor poderá reunir as informações descobertas e criar junto as crianças um texto coletivo sobre o Teatro.
Uma atividade interessante seria pedir, ao final da construção do texto coletivo, para que cada criança o copiasse em seu caderno, realizando, assim, uma cópia, porém com significado.
Avaliação
Nesta atividade o professor poderá avaliar:
■Se as crianças entenderam a história contada sobre o teatro;
■Se participaram da construção do texto coletivo, contribuindo com informações pertinentes ao assunto.



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