O TEATRO NA INFÂNCIA
Conhecendo Romeu e Julieta
Autor: Adele Guimarães Ubarana Santos
Co-autor: Suzana Maria Brito de Medeiros
Estrutura Curricular:
Artes: Teatro:
Teatro como comunicação e produção coletiva
Teatro como produto histórico-cultural
Teatro como apreciação
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
• Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare;
• Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.
Duração das atividades:
Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, pessoas que ali trabalham, dentre outras características.
Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada:
O TEATRO NA INFÂNCIA:
UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM
Conhecendo a sua história, através da pesquisa inicial sobre o teatro, que faz uma introdução sobre esta temática.
Estratégias e recursos da aula:
1º MOMENTO
Esse primeiro momento o professor retoma a aula sobre a história do Teatro e falará um pouco sobre a vida e a obra de Shakespeare.
Essa apresentação poderá ser uma conversa com o grupo, uma apresentação de um cartaz ou até mesmo uma apresentação em PowerPoint.
2º MOMENTO
Depois de falar um pouco sobre Shakespeare, o professor apresentará o livro Romeu e Julieta* e iniciará a contação da história.
Essa história deverá ser contada em vários dias, pois como o livro é longo, o professor poderá dividí-los através dos capítulos.
Nessa contação, entre um capítulo e outro, cabe ao professor criar a expectativa ao final de cada um deles, falar o nome do capítulo posterior e perguntar para o grupo o que acha que irá acontecer.
Dessa forma criará um suspense entre o término da contação para o outro dia.
*Indicamos o livro: Romeu e Julieta uma adaptação de Renata Pallottini da editora Scipione, da coleção reencontro infantil.
3º MOMENTO
Depois de terminar de ler o livro para a turma o professor poderá sugerir e apresentar outras obras na qual o clássico de Romeu e Julieta foi reproduzido.
Dentre elas destacamos:
A) Filme:
O professor poderá apresentar a obra Romeu e Julieta, um filme que apresenta uma versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare.
O professor deverá assistir com antecedência o vídeo e destacar as cenas que poderão ser exibidas. É importante que se destaque as cenas de acordo com os capítulos do livro, os capítulos que chamaram mais atenção das crianças.
Apresentar também o vídeo Romeu e Julieta, que se apresenta neste portal.Acesse aqui para baixar o vídeo:
B) Quadrinho da Turma da Mônica – Romeu e Julieta
Apresentar através da internet o quadrinho da Turma da Mônica.
Esse apresenta uma versão da obra de Shakespeare só que em quadrinhos.
4ª MOMENTO
Após apresentar as releituras da obra de Romeu e Julieta o professor poderá sugerir a reescrita para as crianças dessa obra, essa reescrita poderá ser individual ou coletiva.
Sugerimos, como exemplo, a construção coletiva da reescrita da obra de Romeu e Julieta em cordel.
Para essa atividade o professor poderá convidar alguém que fale do cordel e ensine a sua técnica.
Exemplo de uma reescrita da obra Romeu e Julieta em cordel Romeu e Julieta
E agora minha gente
A turma 5 vai contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.
Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.
Um grande encontro aconteceu
No meio da multidão
Romeu descobriu Julieta
E surgiu uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.
E agora minha gente
A turma 5 vai lhes contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.
Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.
Um grande encontro aconteceu
Romeu, no meio da multidão
Descobriu a donzela Julieta
E criou – se uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.
Entre esses dois jovens
O amor logo reinou.
Um encontro na varanda
Uma paixão se realizou
Um pedido de casamento
A sua mão ela entregou.
As duas famílias se encontraram
Uma briga aconteceu
Na praça de Verona
A morte apareceu
Mercúcio matou Benvólio,
Mercúcio foi morto por Romeu.
A Julieta, a Ama logo contou
Do que havia acontecido
Da briga em que Romeu se envolveu
Matando o seu primo querido.
O casamento quase chega ao fim
Contudo o que tinha ocorrido.
O perdão de Julieta
Logo chegou
O casamento desses jovens
Assim começou
Com a ajuda de Frei Lourenço
Ele se concretizou.
Os pais de Julieta
Sem saber do acontecido
Entregam a sua mão
Para o prometido
E então um plano
Teve que ser desenvolvido.
Frei Lourenço,
Um elixir desenvolveu
Para dar à Julieta
E ela fingir que morreu.
A família dela não saberia,
Apenas o seu amado Romeu.
E no seu quarto
Julieta, o elixir tomou
E então em sua cama
Ela desmaiou
E a sua família
A morte dela pensou.
O plano de Frei Lourenço
Era uma mensagem enviar
Por um mensageiro
A Romeu se destinar
Só que o plano se arruinou
Pois a carta não se pôs a chegar.
A família de Julieta
O seu corpo foi velar
Em uma casinha no cemitério
Onde todos foram admirar
Tarde Romeu soube da notícia
Pelo seu amigo Baltazar.
Romeu desesperado foi até o boticário
Um veneno ele encomendou
Chegando ao cemitério
Conde Paris ele encontrou
Os dois iniciaram uma briga
E Paris, Romeu o matou.
No caixão Romeu falou a Julieta:
Minha amada, no céu vou te encontrar
Depois disso
O veneno ele pôs – se a tomar.
Chegando, Frei Lourenço tudo viu
E o destino não podia ele mais mudar.
Julieta vendo Paris e Romeu aos seus pés
Desesperada ficou
O veneno tentou tomar,
Porém nada encontrou
A única solução:
No coração, um punhal enfiou.
Depois de tudo isso
As duas famílias a amizade querem
Para isso
Precisou que dois jovens morressem
Para que
As pazes assim a fizessem.
Recursos Educacionais:
Nome Tipo
Romeu e Julieta Vídeo
Recursos Complementares:
Avaliação:
Texto criado pela turma do 1º Ano do NEI - Núcleo de Educação Infantil/UFRN
Sugestão:
William Shakespeare – Adaptação de Sebastião Marinho
Ilustrações de Murilo
Editora Nova Alexandria
Recursos Educacionais:
Nome Tipo
Romeu e Julieta Vídeo
Recursos Complementares:
Sites para pesquisa do professor:
Avaliação:
Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Compreender a obra de Romeu e Julieta identificando os seus personagens, como também o seu enredo;
• Participar da construção da reescrita da obra através das atividades sugeridas.
Nana Nenê
Uma história para cada dia
Sonia Robato
Editora Globo
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.