BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, julho 03, 2011

Teatro> Cordel> Romeu e Julieta - 03/07/11

O TEATRO NA INFÂNCIA
Conhecendo Romeu e Julieta


Autor: Adele Guimarães Ubarana Santos
Co-autor: Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular:
Artes: Teatro:
Teatro como comunicação e produção coletiva
Teatro como produto histórico-cultural
Teatro como apreciação

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
• Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare;
• Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.

Duração das atividades:
Seis aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, pessoas que ali trabalham, dentre outras características.
Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada:

O TEATRO NA INFÂNCIA:
UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM
Conhecendo a sua história, através da pesquisa inicial sobre o teatro, que faz uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula:
1º MOMENTO 
Esse primeiro momento o professor retoma a aula sobre a história do Teatro e falará um pouco sobre a vida e a obra de Shakespeare.
Essa apresentação poderá ser uma conversa com o grupo, uma apresentação de um cartaz ou até mesmo uma apresentação em PowerPoint.

2º MOMENTO 
Depois de falar um pouco sobre Shakespeare, o professor apresentará o livro Romeu e Julieta* e iniciará a contação da história.
Essa história deverá ser contada em vários dias, pois como o livro é longo, o professor poderá dividí-los através dos capítulos.
Nessa contação, entre um capítulo e outro, cabe ao professor criar a expectativa ao final de cada um deles, falar o nome do capítulo posterior e perguntar para o grupo o que acha que irá acontecer.
Dessa forma criará um suspense entre o término da contação para o outro dia.
*Indicamos o livro: Romeu e Julieta uma adaptação de Renata Pallottini da editora Scipione, da coleção reencontro infantil.

3º MOMENTO
Depois de terminar de ler o livro para a turma o professor poderá sugerir e apresentar outras obras na qual o clássico de Romeu e Julieta foi reproduzido.
Dentre elas destacamos:

A) Filme:
O professor poderá apresentar a obra Romeu e Julieta, um filme que apresenta uma versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare.
O professor deverá assistir com antecedência o vídeo e destacar as cenas que poderão ser exibidas. É importante que se destaque as cenas de acordo com os capítulos do livro, os capítulos que chamaram mais atenção das crianças.
Apresentar também o vídeo Romeu e Julieta, que se apresenta neste portal.
Acesse aqui para baixar o vídeo:

B) Quadrinho da Turma da Mônica – Romeu e Julieta
Apresentar através da internet o quadrinho da Turma da Mônica.
Esse apresenta uma versão da obra de Shakespeare só que em quadrinhos.

4ª MOMENTO
Após apresentar as releituras da obra de Romeu e Julieta o professor poderá sugerir a reescrita para as crianças dessa obra, essa reescrita poderá ser individual ou coletiva.
Sugerimos, como exemplo, a construção coletiva da reescrita da obra de Romeu e Julieta em cordel.
Para essa atividade o professor poderá convidar alguém que fale do cordel e ensine a sua técnica.

Exemplo de uma reescrita da obra Romeu e Julieta em cordel Romeu e Julieta
E agora minha gente
A turma 5 vai contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.

Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.

Um grande encontro aconteceu
No meio da multidão
Romeu descobriu Julieta
E surgiu uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.

E agora minha gente
A turma 5 vai lhes contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.

Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.

Um grande encontro aconteceu
Romeu, no meio da multidão
Descobriu a donzela Julieta
E criou – se uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.

Entre esses dois jovens
O amor logo reinou.
Um encontro na varanda
Uma paixão se realizou
Um pedido de casamento
A sua mão ela entregou.

As duas famílias se encontraram
Uma briga aconteceu
Na praça de Verona
A morte apareceu
Mercúcio matou Benvólio,
Mercúcio foi morto por Romeu.

A Julieta, a Ama logo contou
Do que havia acontecido
Da briga em que Romeu se envolveu
Matando o seu primo querido.
O casamento quase chega ao fim
Contudo o que tinha ocorrido.

O perdão de Julieta
Logo chegou
O casamento desses jovens
Assim começou
Com a ajuda de Frei Lourenço
Ele se concretizou.

Os pais de Julieta
Sem saber do acontecido
Entregam a sua mão
Para o prometido
E então um plano
Teve que ser desenvolvido.

Frei Lourenço,
Um elixir desenvolveu
Para dar à Julieta
E ela fingir que morreu.
A família dela não saberia,
Apenas o seu amado Romeu.

E no seu quarto
Julieta, o elixir tomou
E então em sua cama
Ela desmaiou
E a sua família
A morte dela pensou.

O plano de Frei Lourenço
Era uma mensagem enviar
Por um mensageiro
A Romeu se destinar
Só que o plano se arruinou
Pois a carta não se pôs a chegar.

A família de Julieta
O seu corpo foi velar
Em uma casinha no cemitério
Onde todos foram admirar
Tarde Romeu soube da notícia
Pelo seu amigo Baltazar.

Romeu desesperado foi até o boticário
Um veneno ele encomendou
Chegando ao cemitério
Conde Paris ele encontrou
Os dois iniciaram uma briga
E Paris, Romeu o matou.

No caixão Romeu falou a Julieta:
Minha amada, no céu vou te encontrar
Depois disso
O veneno ele pôs – se a tomar.
Chegando, Frei Lourenço tudo viu
E o destino não podia ele mais mudar.

Julieta vendo Paris e Romeu aos seus pés
Desesperada ficou
O veneno tentou tomar,
Porém nada encontrou
A única solução:
No coração, um punhal enfiou.

Depois de tudo isso
As duas famílias a amizade querem
Para isso
Precisou que dois jovens morressem
Para que
As pazes assim a fizessem.

Texto criado pela turma do 1º Ano do NEI - Núcleo de Educação Infantil/UFRN

Sugestão:
William Shakespeare – Adaptação de Sebastião Marinho
Ilustrações de Murilo
Editora Nova Alexandria


Recursos Educacionais:
     Nome                        Tipo
Romeu e Julieta          Vídeo

Recursos Complementares:
Sites para pesquisa do professor:

Avaliação:
Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Compreender a obra de Romeu e Julieta identificando os seus personagens, como também o seu enredo;
• Participar da construção da reescrita da obra através das atividades sugeridas.

 
Nana Nenê
Uma história para cada dia
Sonia Robato
Editora Globo




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios