Link para essa postagem
Aulas temáticas e literárias
ESCREVAM-ME!
Colaboração e Direitos

Comemoração
quinta-feira, agosto 28, 2025
O rei que odiava o verão>Estímulos literários>"Ciranda do livro"> 28/08/2025
Link para essa postagem
segunda-feira, agosto 25, 2025
A flor do coração>História fofa>Literatura para "plantar">Coleção mãos verdes> 25/08/2025
A autora refere que as flores na sua multiplicidade de cores, formas e cheiros podem ser contempladas nos jardins, nos campos e serem usadas nas mais variadas ocasiões: para serem oferecidas como expressão de afeto, para ornamentar as festas e também para a produção de perfumes.
Podemos realçar, um momento da história em que Maria de Lurdes Soares faz uma descrição pormenorizada das flores:
“As Flores têm todas as cores do mundo.
E há Flores de tantos feitios, que é quase impossível encontrar duas iguais!
Mas… sendo diferentes, as Flores partilham uma única história de vida…”
Ao vermos esta maravilhosa descrição da Natureza condensada na vida das flores, podemos associar, livremente, à história da vida humana, na sua diversidade, unicidade e complementaridade. A autora reforça a encantadora relação entre os diferentes elementos da natureza que se concretiza no papel fundamental que as abelhas têm na polinização das flores ajudando, assim, a cumprir a sua vocação que é dar FRUTO. Fonte
Link para essa postagem
sábado, agosto 23, 2025
Meu pequeno botão de rosa>Estímulos floridos>Polinização>23/08/2025
- Observação da natureza:
- Levar as crianças para observar o ambiente natural, como um parque ou jardim, para que vejam por si mesmas as interações entre plantas e animais.
- Perguntas que instiguem a investigação: Fazer perguntas abertas como "O que ficou agarrado à meia?" ou "Como o pólen viaja para outras flores?" para incentivar as crianças a formular suas próprias teorias e a procurar respostas.
- Experimentação e interação com materiais: Utilizar materiais que possibilitem a experimentação, como meias felpudas que, ao caminhar, "carregam" pólen, ou lupas e potes para observar as flores de perto, sugere o Projeto Semeando Água e editora realize.
- Conexão com o cotidiano: Relacionar o processo da polinização com algo que as crianças conhecem, como os frutos que elas comem, mostrando como a polinização é essencial para a vida no planeta, aponta o YouTube.
- Registro do aprendizado: Incentivar as crianças a registrarem suas descobertas através de desenhos, e a compartilharem o que aprenderam, como propõe o Portal eduCapes.
- Exemplo prático: A meia e o pólen
- Atividade: Pedir que os alunos usem meias felpudas por cima dos sapatos para um passeio em um local com muitas plantas.
- Observação: Após o passeio, conversar sobre o que se "agarrou" à meia.
- Roda de conversa: Comparar as meias com os animais polinizadores, que "transportam" o pólen de um lugar para outro, e discutir a importância desse processo para a criação de novas sementes e frutos, de acordo com o Projeto Semeando Água. Fonte: Google
Link para essa postagem
quinta-feira, agosto 21, 2025
O mundinho de Rosa>A tulipa agitada>O girassol ao contrário>O trevo especial da sorte>Coleção flores do meu jardim>21/08/2025
Duda é uma rosa muito diferente das outras do jardim. Por não ser compreendida por suas amigas, sempre se sente solitária e triste. Porém, com um pouco de empatia e amor, a vida de Duda se transforma.
O Mundinho da Rosa é uma história lúdica e delicada sobre o respeito às diferenças e à inclusão. Assim como as flores do jardim, cada criança é diferente. E é exatamente esta diferença que faz com que o jardim seja tão bonito.
Vamos cuidar bem do nosso jardim!
Lulu era um girassol encantador, mas um pouco diferente dos outros. Por conta de uma condição genética específica, Lulu não possuía melanina e por isso era completamente branco e sensível. Isso impedia que ele girasse em busca do sol, como faziam seus outros amigos girassóis, e assim ele se sentia triste e solitário.
Link para essa postagem
quarta-feira, agosto 20, 2025
A ajuda do negrinho do pastoreio>A lenda dos objetos perdidos> Cultura popular>Protagonismo negro> 20/08/2025
Link para essa postagem
terça-feira, agosto 19, 2025
A linda rosa juvenil>Cantiga popular primaveril> 19/08/2025
- Rosa, a jovem e bela: Vive feliz em seu castelo, até que uma bruxa má a enfeitiça e a faz cair em um sono profundo.
- A passagem do tempo: A natureza cresce ao redor do castelo, simbolizando o tempo que passa e o isolamento de Rosa.
- O despertar: Um belo rei, em seu cavalo, chega ao castelo e desperta Rosa com um beijo, simbolizando a esperança e o fim da tristeza.
- Final feliz: Rosa e o rei se casam, e juntos cuidam do reino, mostrando que o amor e a coragem podem superar qualquer obstáculo.
- Elementos importantes da história: A bruxa má: Representa as dificuldades e tristezas da vida, mas no final, ela se arrepende e ajuda a proteger o reino. O rei: Simboliza a força, a esperança e a capacidade de superar os desafios. As flores e o jardim: O jardim em volta do castelo, com muitas rosas, representa a beleza, a alegria e a vida nova que surge após o despertar de Rosa.
Link para essa postagem
Boa noite lua>Aprendendo sobre o dia e noite>Hora da história> 19/08/2025
Link para essa postagem
Era uma vez um cão>PNLD Literário>Não sacuda este livro>Estímulos coloridos>Não abra este livro> 19/08/2025
Sugestões de atividades:
1- Pergunte às crianças quais são as cores dos personagens apresentados nas páginas 12 e 13. Em seguida, peça que identifiquem essas tonalidades nos objetos da sala de aula, na escola e nas redondezas, quando estiverem vindo para a aula.
2- Após a leitura do livro, elabore com a turma uma tabela demonstrando, por meio de ilustrações, as cores primárias e as tonalidades resultantes das misturas desses tons, denominadas de cores secundárias.
3- Peça que as crianças confeccionem um painel com os objetos apresentados no livro, por ordem de tamanho (do menor para o maior). Depois, solicite que invertam a ordem.
4- Elabore um material para os alunos colorirem os animais apresentados no livro, trabalhando números, grupos, cores, opostos (grande/pequeno, em cima/ embaixo, seco/molhado), classes de animais (pássaros, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios), entre outros exemplos.
Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais
Transversalidade: pluralidade cultural Fonte
Procurar, esfregar, orientar – aqui, você e todos os amigos dos bichos têm muito o que fazer.
Não abra este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem com os pequenos leitores sobre amizade, de uma forma bem-humorada e interativa.
Sugestões de atividades:
1- Leia o texto em voz alta com os alunos, mostrando as ilustrações. Sugira que as crianças acompanhem a leitura com o livro aberto.
2- Pergunte às crianças se já visitaram algum zoológico. Em seguida, questione quais os animais que vivem no zoológico e que são conhecidos pela sala.
3- Solicite uma pesquisa e leve para a sala de aula fotos de animais que geralmente vivem no zoológico, classificando-os por ordem crescente de tamanho.
Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais.
Transversalidade: pluralidade cultural Fonte
Link para essa postagem