BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 28, 2025

O rei que odiava o verão>Estímulos literários>"Ciranda do livro"> 28/08/2025


Agustin Comototto

Era uma vez um rei muito poderoso que detestava o verão.
O calor o incomodava tanto, que ele descobriu uma forma de viver sempre no inverno.
Mas algo inesperado acontece, e o rei se vê obrigado a mudar todos os seus planos.
Ouvindo: AQUIAQUI
Atividades: AQUIAQUI

Blog Criar, recriar, ensinar
Trago deste blog a "ciranda do livro" AQUI
A professora Rafaela disponibiliza este projeto de incentivo à leitura no link: AQUI
Também tem fichas padronizadas dos livros indicados. Muito prático e sugestivo. AQUI e AQUI
A maioria dos livros citados tenho aqui no Linguagem.
Fichas de leituras curtas: AQUI
Boas leituras!
Mais sobre "ciranda de livros": Portal do professor: AQUI
Guia sugestivo: AQUI
Verão: AQUI
Estações do ano: AQUI
Projetos: AQUIAQUI,AQUI




Link para essa postagem


segunda-feira, agosto 25, 2025

A flor do coração>História fofa>Literatura para "plantar">Coleção mãos verdes> 25/08/2025


Maria de Lourdes Soares/Natalinas Cóias

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Natureza e a Defesa do Ambiente no Pré-Escolar, 1.º e 2.º ano. Uma coleção de livros para "plantar" nos corações dos mais pequeninos, contando histórias que abordam.
Uma coleção de livros para "plantar" nos corações dos mais pequeninos, contando histórias que abordam de forma expressiva, afetuosa e pedagógica, os segredos que formam a planta, percorrendo todo o seu Ciclo. Textos pequenos, carregados de simbolismo e ternura, e belíssimas ilustrações fazem da coleção "Mãos Verdes" um precioso instrumento de sensibilização às regras do crescimento harmonioso, à magia da natureza e à compreensão e defesa da Vida.

Maria de Lurdes Soares, na coleção “Mãos Verdes” continua a descrever-nos as várias etapas na vida de uma planta. Em, “A Flor do Coração” apresenta aos mais pequenos os segredos que a planta pode conter quando surge a flor…

 A autora refere que as flores na sua multiplicidade de cores, formas e cheiros podem ser contempladas nos jardins, nos campos e serem usadas nas mais variadas ocasiões: para serem oferecidas como expressão de afeto, para ornamentar as festas e também para a produção de perfumes.

 Podemos realçar, um momento da história em que Maria de Lurdes Soares faz uma descrição pormenorizada das flores:

 “As Flores têm todas as cores do mundo.

E há Flores de tantos feitios, que é quase impossível encontrar duas iguais!

Mas… sendo diferentes, as Flores partilham uma única história de vida…”

 Ao vermos esta maravilhosa descrição da Natureza condensada na vida das flores, podemos associar, livremente, à história da vida humana, na sua diversidade, unicidade e complementaridade. A autora reforça a encantadora relação entre os diferentes elementos da natureza que se concretiza no papel fundamental que as abelhas têm na polinização das flores ajudando, assim, a cumprir a sua vocação que é dar FRUTO. Fonte

 «As Flores têm todas as cores do mundo. E há Flores de tantos feitios, que é quase impossível encontrar duas iguais!»
"As abelhas visitam o cálice da flor e vão deixando cair o pólen que ajuda a nascer outras flores."

Ouvindo: AQUI
Para baixar: AQUI
Recursos lúdicos
Fazendo uma flor coração: AQUI
Conexão natureza/Atividade com flores: AQUI
Partes da flor: AQUI
Experiência: Flores mágicas: AQUIAQUIAQUI

A coleção " mãos verdes" narrada no "Aqui há gatos": ( idioma português de Portugal)
A folha bailarina: AQUI
A cambalhota: AQUI
A raiz sem medo: AQUIAQUI
O fruto da esperança: AQUI
O caule sentinela: AQUI
A semente sem sono: AQUI/Para baixar: AQUI
Meu pequeno botão de rosa: AQUI
A flor que usava lenço: AQUI






Link para essa postagem


sábado, agosto 23, 2025

Meu pequeno botão de rosa>Estímulos floridos>Polinização>23/08/2025

 
Manoel Filho/

Lili adora fazer doces com o pólen das flores, e já fazia um bom tempo que ela estava de olho num botão de rosa que nascia em frente à sua casa. Porém, no dia em que Lili foi colher o pólen para preparar seu doce favorito, a flor havia desaparecido! Desesperada, a abelhinha sai à procura de seu pequeno botão de rosa. Será que Lili vai encontrar sua flor?

Ouvindo: AQUI
Quintal da cultura: AQUI
Ouvindo: 
A flor vermelha: AQUI
A florzinha vermelha: AQUI
Polinização e fecundação das flores: AQUI
Atividades para imprimir: AQUI

Contexto investigativo/Polinização

Um contexto investigativo sobre polinização na educação infantil envolve criar situações para que as crianças questionem, observem e experimentem a natureza, como ao calçar meias felpudas para simular a forma como as abelhas carregam o pólen, ou ao observar formigas em árvores para entender suas relações com o meio. O objetivo é despertar a curiosidade sobre o processo de reprodução das plantas e a importância dos polinizadores para a produção de alimentos, através de materiais e perguntas que estimulem o pensamento crítico e a interação da criança com o ambiente. 
Elementos essenciais de um contexto investigativo sobre polinização
  • Observação da natureza: 
  • Levar as crianças para observar o ambiente natural, como um parque ou jardim, para que vejam por si mesmas as interações entre plantas e animais.
  • Perguntas que instiguem a investigação: Fazer perguntas abertas como "O que ficou agarrado à meia?" ou "Como o pólen viaja para outras flores?" para incentivar as crianças a formular suas próprias teorias e a procurar respostas. 
  • Experimentação e interação com materiais: Utilizar materiais que possibilitem a experimentação, como meias felpudas que, ao caminhar, "carregam" pólen, ou lupas e potes para observar as flores de perto, sugere o Projeto Semeando Água e editora realize. 
  • Conexão com o cotidiano: Relacionar o processo da polinização com algo que as crianças conhecem, como os frutos que elas comem, mostrando como a polinização é essencial para a vida no planeta, aponta o YouTube. 
  • Registro do aprendizado: Incentivar as crianças a registrarem suas descobertas através de desenhos, e a compartilharem o que aprenderam, como propõe o Portal eduCapes. 
  • Exemplo prático: A meia e o pólen
  • Atividade: Pedir que os alunos usem meias felpudas por cima dos sapatos para um passeio em um local com muitas plantas. 
  • Observação: Após o passeio, conversar sobre o que se "agarrou" à meia. 
  • Roda de conversa: Comparar as meias com os animais polinizadores, que "transportam" o pólen de um lugar para outro, e discutir a importância desse processo para a criação de novas sementes e frutos, de acordo com o Projeto Semeando Água. Fonte: Google
  • Abelha: Agente polinizador importante: Nesta curta animação, que pode ser assistida pelo público infantil, ensinamos de maneira didática o que é a polinização e qual a importância das abelhas nesse processo. AQUIAQUI

Abelhas: AQUI
A abelha: AQUI
Linguagem e artes
Como o mel é feito? E fazendo artes: AQUI
Atividade sensorial: Fazendo favo de mel: AQUI
PDF: Várias sugestões: AQUI
Abelha, mel, cocada: PDF: AQUI
Zilhões de abelhas: AQUI
+ Milton C.O. Filho: AQUI
O caso do favo de mel: AQUI
Mel: AQUI
Rosas: AQUI
Adivinhas/Primavera: AQUI
Flora: AQUI
Flores: AQUI
Polinização/Flores: AQUI
Primavera: AQUI




Link para essa postagem


quinta-feira, agosto 21, 2025

O mundinho de Rosa>A tulipa agitada>O girassol ao contrário>O trevo especial da sorte>Coleção flores do meu jardim>21/08/2025



Mamãe Noob

Nem sempre é fácil explicar as diferenças para as crianças. Mas elas são capazes de entender que ser diferente é legal. Vamos espalhar amor, empatia e inclusão! O nosso papel é dar o exemplo.
A coleção flores do meu jardim traz histórias lúdicas sobre assuntos importantes. Assista com seu filho e converse com ele sobre as diferenças e inclusão.

Duda é uma rosa muito diferente das outras do jardim. Por não ser compreendida por suas amigas, sempre se sente solitária e triste. Porém, com um pouco de empatia e amor, a vida de Duda se transforma.

O Mundinho da Rosa é uma história lúdica e delicada sobre o respeito às diferenças e à inclusão. Assim como as flores do jardim, cada criança é diferente. E é exatamente esta diferença que faz com que o jardim seja tão bonito.

Vamos cuidar bem do nosso jardim!

A animação “O Mundinho da Rosa” conta a história de Duda, uma criança autista. Duda enxerga o mundo do jeitinho dela e tudo bem! Com atenção e carinho, crianças autistas podem ter mais qualidade de vida e serem mais felizes. Então vamos ensinar as nossas crianças a terem mais empatia e amor umas com as outras. AQUI


O Tuco era uma tulipa muito alegre e divertida. Porém, também era muito agitadinho. E toda essa agitação atrapalhava o Tuco na hora de desenvolver as suas atividades habituais. Os adultos não compreendiam o seu jeito, então ele vivia sendo colocado de castigo. E isso deixava o Tuco muito triste. A Tulipa Agitada é uma história de compreensão e amor que tenta explicar o TDAH de forma lúdica e delicada. Todos precisamos de atenção e empatia para sermos felizes e crescermos fortes. Então vamos cuidar das flores do nosso jardim. Nesta historinha, o Tuco é uma flor que se sente diferente de todas as outras do jardim. Os adultos dizem que ele é agitado e desatento, mas na verdade ele tem TDAH. Crianças com TDAH merecem atenção, carinho e respeito. Vamos espalhar a empatia e inclusão. AQUI


Lulu era um girassol encantador, mas um pouco diferente dos outros. Por conta de uma condição genética específica, Lulu não possuía melanina e por isso era completamente branco e sensível. Isso impedia que ele girasse em busca do sol, como faziam seus outros amigos girassóis, e assim ele se sentia triste e solitário.

Mas esta não é uma história triste; é uma história de amor ao próximo, empatia, respeito às diferenças e inclusão. Mostra que com algumas mudanças e pequenos ajustes somos capazes de tudo!  
"O Girassol ao Contrário". Lulu é um girassol albino que se sente diferente e solitário. Todavia, com algumas mudanças e atenção de seus amigos, ele pode ter uma vida muito mais feliz. Por isso é tão importante estimular o respeito e a empatia nas crianças. AQUI



Certo dia, nasceu um trevinho muito diferente dos outros do canteiro. Era o Biel! Ao invés dele ter três folhas, como todos os outros, ele tinha quatro! E isso gerou muita preocupação em todos do jardim.
O trevo especial da sorte é uma história de amor e compreensão que aborda a questão da síndrome de down de forma lúdica e delicada. Entender as diferenças é o primeiro passo para promover a inclusão e a empatia.
Nasce um trevo diferente no jardim! As diferenças, quando desconhecidas, podem assustar e causar mais desinformação. Nesta historinha infantil, tentamos explicar a síndrome de down para as crianças de forma lúdica e respeitosa. Além disso, mostramos que ser diferente é legal! AQUI
Autismo: AQUI
Albinismo: AQUI
Síndrome de down: AQUI
Inclusão: AQUI
Empatia: AQUI



Link para essa postagem


quarta-feira, agosto 20, 2025

A ajuda do negrinho do pastoreio>A lenda dos objetos perdidos> Cultura popular>Protagonismo negro> 20/08/2025

 
Regina Drummond/Taciana Ottowitz

O folclore brasileiro é muito rico, pois vem da mistura de vários povos, em especial os indígenas, africanos e europeus. Nesta obra, a autora Regina Drummond criou uma história pouco convencional para o Negrinho do Pastoreio, um dos seres fantásticos da cultura brasileira.
Pedrinho não sabia onde tinha colocado o caderno de Matemática. O pior é que ele tinha lição para fazer! De repente, ele se lembrou que lera num livro que, quando alguém perde alguma coisa, é só chamar o Negrinho do Pastoreio que ele ajuda a encontrar o objeto. O garoto não teve dúvidas: chamou o Negrinho em seu socorro. Será que o Negrinho vai aparecer? Quem terá escondido o caderno: o irmão mais novo ou alguma outra pessoa?
Com um desfecho surpreendente, ao final da história o leitor ainda vai conhecer algumas curiosidades sobre o Negrinho do Pastoreio. A diversão está garantida!

Ouvindo várias versões

Veja essa historinha desta lenda do folclore brasileiro, o Negrinho do Pastoreio, que vive lá nos pampas gaúchos e está sempre pronto para procurar aquilo que alguém tenha perdido.
Um novo dia chegou em uma grande fazenda nos pampas gaúchos O fazendeiro já se levantou e distribui as tarefas para os seus funcionários Há aqueles que alimentam as vacas. E os que cuidam da plantação... Lá vive também um menino que adora animais. É o Negrinho do Pastoreio! Logo pela manhã, ele vai até a cocheira para ver o seu cavalo baio. Ele então coloca a rédea, e leva seu cavalo preferido. Hoje é dia de passear pela floresta! O Negrinho do Pastoreio e seu cavalo, se despedem dos peões da fazenda... Dos outros animais.... E também do fazendeiro, que está escovando os dentes. Chegou a hora do passeio começar! O Negrinho cavalga em seu cavalo na beira do rio. E pela floresta adentro. Eles encaram qualquer desafio! Os animais o acompanham durante todo o passeio E se despedem dele, que parte rumo a cachoeira Ele gosta de se refrescar no rio. E também de beber um copo d´água, ao lado de seu cavalo. Eles então vão encontro dos amigos da Turma do Folclore, e combinam um picnic para o fim de tarde. Mas antes, o Negrinho do Pastoreio tem algumas missões para realizar! Ele é chamado sempre que alguém perde alguma coisa. Como o casal de passarinhos, que perdeu seu filhotinho. Ou a ovelha, que perdeu sua ovelhinha. E como o macaco, que perdeu sua banana. Os animais então pedem a ajuda do Negrinho do Pastoreio, que sai procurando pela floresta. E acompanhado de seu cavalo, devolve os filhotinhos e a banana perdida. Ele então volta rapidamente a fazenda para trazer de volta o chapéu que o fazendeiro perdeu. Este menino é um verdadeiro herói! Quando o fim de tarde chega, o Negrinho alimenta seu cavalo. E juntos, vão se encontrar com os amigos da Turma do Folclore, debaixo da grande mangueira. Lá, eles ensaiam dancinhas.... E preparam um grande picnic, para encerrar um delicioso dia! Quando a noite cai, o Negrinho está de volta a fazenda, e recebe a Matinta Perera com uma xícara de café, sua bebida favorita. Ele se despede dela, e leva o cavalo baio para a sua cocheira para alimentá-lo, antes de dormirem juntos. Que grande amigo! Ao fim da noite, um novo dia nasce na floresta, e na casa da Matinta Perera, o Negrinho do Pastoreio chega com seu cavalo para tomar um delicioso café da manhã reforçado preparado pela bruxinha.
Pois o dia será cheio de grandes missões para este herói da floresta! AQUI

Ele encontra rapidinho: AQUI
História original: AQUIAQUIAQUI
História rimada: AQUI
Literatura de cordel: AQUIAQUI
Cantando: AQUI /  Onde o baio está? AQUI
O negrinho do pastoreio no Linguagem: AQUI




Link para essa postagem


terça-feira, agosto 19, 2025

A linda rosa juvenil>Cantiga popular primaveril> 19/08/2025

 
Zeneide Silva

A linda rosa juvenil é uma cantiga popular que preserva o universo das princesas, reis, bruxas e feitiços. Encante-se com a beleza de seus versos e resgate o valor de ser criança
A Linda Rosa Juvenil é uma história infantil tradicional no Brasil, frequentemente apresentada como uma música de roda e brincadeira. Ela é uma versão brasileira do conto "A Bela Adormecida", onde uma jovem chamada Rosa, representa a princesa adormecida, e um rei a despertaA história, cantada e encenada por crianças, aborda temas como a passagem do tempo, a beleza, a esperança e a importância da amizade.  

A história, em sua versão mais comum, conta que:
  • Rosa, a jovem e bela: Vive feliz em seu castelo, até que uma bruxa má a enfeitiça e a faz cair em um sono profundo. 
  • A passagem do tempo: A natureza cresce ao redor do castelo, simbolizando o tempo que passa e o isolamento de Rosa. 
  • O despertar: Um belo rei, em seu cavalo, chega ao castelo e desperta Rosa com um beijo, simbolizando a esperança e o fim da tristeza. 
  • Final feliz: Rosa e o rei se casam, e juntos cuidam do reino, mostrando que o amor e a coragem podem superar qualquer obstáculo. 
  • Elementos importantes da história: A bruxa má: Representa as dificuldades e tristezas da vida, mas no final, ela se arrepende e ajuda a proteger o reino.  O rei: Simboliza a força, a esperança e a capacidade de superar os desafios.  As flores e o jardim: O jardim em volta do castelo, com muitas rosas, representa a beleza, a alegria e a vida nova que surge após o despertar de Rosa.
Várias possibilidades para esta rosa; História cantada: AQUIAQUIAQUI
Teatro/Coreografia: AQUIAQUI
Aula: AQUIAQUI
A história: AQUI
Atividades para imprimir: AQUI
A linda rosa juvenil: No Linguagem AQUI
Fantoches para imprimir: AQUI
A rosa orgulhosa: AQUI
O cravo, a rosa e o jasmim: AQUI
O cravo e a rosa: AQUI
O cravo brigou com a rosa e agora? AQUI
A rosa da gratidão: AQUI
Adivinhas/Primavera: AQUI
Flora: AQUI
Flores: AQUI
Polinização/Flores: AQUI
Primavera: AQUI





Link para essa postagem


Boa noite lua>Aprendendo sobre o dia e noite>Hora da história> 19/08/2025

 
Margaret Brown/Clement Hurd

Em um quarto verde grandão, um coelhinho se prepara para dormir rodeado por todas as coisas que conhece e ama, e a todas elas, uma a uma, ele gentilmente diz boa-noite.
Um clássico da literatura infantil, Boa noite, lua marcou gerações pela prosa poética sensível e emocionante de Margaret Wise Brown unida às ilustrações delicadas de Clement Hurd, que criam a atmosfera perfeita para a hora de dormir.

Neste vídeo, vamos tratar do Dia e da Noite. Vamos conversar sobre as características dos períodos dos dias: manhã, tarde e noite. Explicamos o Movimento de Rotação. Neste vídeo educativo, vamos aprender juntos, fazer uma revisão dos conteúdos que aprendemos e responder algumas atividades.

Objetivos pedagógicos: Explicar o dia e a noite. Entender que os dias são divididos em: manhã, tarde e noite. Conhecer o movimento de rotação do planeta Terra. Elencar atividades que realizamos em cada período do dia. Entender que o dia tem 24 horas. AQUI, AQUI

Aprender sobre o dia e a noite.
Reconhecer diferenças entre atividades que fazemos durante o dia e a noite. Trabalhar as noções de diurno e noturno. Vídeo educativo para crianças. AQUI
O que acontece na manhã, tarde e noite: AQUI

Ouvindo: AQUI
O sol e a lua: AQUI
Cantando a lua que vem saindo: AQUIAQUIAQUI
A dança da lua: Fases da lua: AQUI
Aulas:
O que fazemos de dia e de noite: AQUIAQUI
Animais diurnos e noturnos: AQUI
A noitinha chegou: AQUI
O gato Pete quer dormir: AQUI
Coletânea especial dia e noite: AQUI   Muitas opções literárias
O galo e a raposa: AQUI
Acorde o sol D. Aderbal: AQUI
Lua: AQUI
Sol: AQUI
Sono: AQUI
Rotação da terra: AQUI




Link para essa postagem


Era uma vez um cão>PNLD Literário>Não sacuda este livro>Estímulos coloridos>Não abra este livro> 19/08/2025

 
Adélia Carvalho/João Vaz de Carvalho

― Pai, pai, me conta uma história?
― Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.
― A do jacaré, não, quero a do cão.
― A do cão, não sei.
Começa assim a narrativa de uma criança que pede ao pai para lhe contar a história de um cão.
Como ele não sabe histórias de cães, começa a propor histórias com outros animais.
Acompanhe os personagens e divirta-se com o final surpreendente e divertido. AQUI

Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: AQUI

Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

Atenção! O cachorro e seus amigos ensaiam um novo espetáculo.
Tenha cuidado..., não agite este livro!
Senão os bichos podem se misturar entre si.
Será que você gostaria de ver o sapo com as patas marrons do coelho?
Balançar, agitar, adivinhar – aqui, os amigos dos bichos podem aprender as cores se divertindo muito!

Sugestões de atividades:

1-  Pergunte às crianças quais são as cores dos personagens apresentados nas páginas 12 e 13. Em seguida, peça que identifiquem essas tonalidades nos objetos da sala de aula, na escola e nas redondezas, quando estiverem vindo para a aula.

2- Após a leitura do livro, elabore com a turma uma tabela demonstrando, por meio de ilustrações, as cores primárias e as tonalidades resultantes das misturas desses tons, denominadas de cores secundárias.

3- Peça que as crianças confeccionem um painel com os objetos apresentados no livro, por ordem de tamanho (do menor para o maior). Depois, solicite que invertam a ordem.

4- Elabore um material para os alunos colorirem os animais apresentados no livro, trabalhando números, grupos, cores, opostos (grande/pequeno, em cima/ embaixo, seco/molhado), classes de animais (pássaros, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios), entre outros exemplos.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais

Transversalidade: pluralidade cultural   Fonte


Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

É melhor você não abrir este livro.
Sabe por quê? Porque o texugo e seus amigos aproveitam qualquer brecha para fugir do zoológico.
Se isso acontecer, você terá de correr atrás deles.

Procurar, esfregar, orientar – aqui, você e todos os amigos dos bichos têm muito o que fazer.

Não abra este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem com os pequenos leitores sobre amizade, de uma forma bem-humorada e interativa.

 Sugestões de atividades:

1- Leia o texto em voz alta com os alunos, mostrando as ilustrações. Sugira que as crianças acompanhem a leitura com o livro aberto. 

2- Pergunte às crianças se já visitaram algum zoológico. Em seguida, questione quais os animais que vivem no zoológico e que são conhecidos pela sala.

3- Solicite uma pesquisa e leve para a sala de aula fotos de animais que geralmente vivem no zoológico, classificando-os por ordem crescente de tamanho.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais.

Transversalidade: pluralidade cultural  Fonte


Cachorro: AQUI
Cores: AQUI
Cores e formas: AQUI
Humor: AQUI


O gato pete, eu amo meu tênis branquinho: AQUI
O varal: AQUI
Juju e o mistério das coisas: AQUI
O rei gato: AQUI
Cadê os bichinhos? AQUI



Link para essa postagem


 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios