BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
17 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, maio 30, 2016

Sherazade>Contos de mil e uma noite>Estímulos literários>30/05/2016


A História de Sherazade

Há muito tempo, havia um rei muito rico e muito poderoso: chamava-se Sharyar.

Um dia este rei descobriu que a mulher dele, quando ele viajava, o traía. É claro que o rei ficou furioso! Estes reis antigos eram terríveis. Sharyar ficou com ódio das mulheres.

Então resolveu fazer assim: casava todo dia com uma mulher nova, e no dia seguinte mandava matar. Assim não tinha perigo de ele ser traído. Já não havia mais moça solteira naquele lugar. E as que tinham sobrado se escondiam muito bem, com muito medo.

O primeiro-ministro precisava arranjar todo dia uma noiva nova para o rei. Mas um dia ele voltou para casa muito aborrecido porque não conseguiu descobrir moça nenhuma! Este primeiro-ministro tinha uma filha chamada Sherazade, que era muito bonita e, o que é melhor, era muito inteligente.

Nesse dia, vendo que o pai estava apavorado, com muito medo, Sherazade se ofereceu para casar com o rei. O ministro não quis nem ouvir falar nisto. Mas Sherazade pediu, insistiu, dizendo que ia salvar o reino, que ia dar um jeito no tal Rei.
O pai da moça acabou deixando ela ir, porque na verdade ele também não sabia o que fazer. O rei quis logo abraçar a moça, mas viu que ela estava chorando. Isso já fazia parte dos planos de Sherazedo.
 - O que é que aconteceu? – o rei perguntou.
- É que eu tenho uma irmã pequena – respondeu Sherazade – e eu queria que ela viesse dormir comigo na minha última noite.
O rei mandou buscar a irmã, Dunyazade.
De madrugada, antes que o rei se levantasse, Dunyazade pediu a Sherazade que, pela última vez, lhe contasse uma história. Sherazade pediu licença ao rei para atender a irmã. Sherazade era uma contadora de histórias incrível. Quem ouvia suas histórias ficava encantado e queria que ela contasse outras histórias e outras mais.
E Sherazade começou a contar uma história muito interessante, e o próprio rei ficou fascinado com o que ela estava contando. Então o sol começou a nascer. Entre os árabes, esta é a hora de fazer orações. Sherazade parou a história no meio.
Não se sabe se o rei estava muito interessado na história ou se estava interessado na moça. A verdade é que ele permitiu que Sherazade ficasse viva só mais um dia, apenas para acabar a história.
Mas as histórias da moça eram longas, e dentro das histórias havia outras histórias, e dentro destas outras, outras mais, de maneira que a narrativa foi se alongando e durou… mil e uma noites, ao fim das quais o rei já estava apaixonado por Sherazade e não quis mais saber de matá-la e nem de matar mais ninguém.  

(Rocha, Ruth. Histórias das mil e uma noites. São Paulo: FTD,1991)

Mais história e interpretação

Conto e ilustrações de crianças

Conhecendo Sherazade- Aula

O mundo árabe-aula
Atividades para imprimir
Leitura e interpretação


Link para essa postagem


domingo, maio 22, 2016

Vamos criar com folhas>Estímulos artísticos>Outono>22/05/2016

Aproveitando o outono e ou primavera...
Trabalho manual com folhas secas...


Desenvolvido levando-se em conta a aprendizagem
 da criança nas fases de Educação Infantil.
 Durante esse período, é muito importante o processo 
de interação da criança com o mundo. .
Mais
atividades com folhas secas - fim da arte com folhas
Vejam mais atividades com folhas secas
atividades com folhas secas - borboleta

Uma história de outono
AQUI
AQUI
As estações do ano
AQUI

O Outono já começou, e é época de começar a observar as folhas caindo das árvores e colorindo das calçadas e jardins. Mas por que isso acontece nesta época do ano? As plantas possuem um mecanismo que poderíamos chamar de auto-preservação. Isso porque quando a situação ambiental não é favorável, como nos meses mais frios, o vegetal precisa concentrar a maior disponibilidade de nutrientes, de calor, água e luz solar para manter-se até que as condições sejam melhores. No outono, a perda da parte aérea das árvores (folhas) prepara-as para o inverno. Com isso, o gasto de energia é menor, e elas voltarão a florescer na primavera e verão, meses mais favoráveis para conseguir nutrientes. Isso acontece em regiões onde a temperatura acompanha verdadeiramente as estações, que são bem marcadas, o que não acontece em várias regiões do Brasil. 










Link para essa postagem


Saia dessa,Mano pira>Estímulos literários>Meio ambiente> Rio Araguaia>22/05/2016


Meio ambiente, solidariedade, amizade.
A realidade e a fantasia nesse texto se misturam, ao narrar o drama vivido por um pirarucu, em tempo de seca, do rio Araguaia. 
A riqueza literária desse livro oferece ao leitor informações variadas da fauna e da flora da região. 
Os diálogos valorizam as expressões típicas, e buscam desenvolver o sentimento de solidariedade e de consciência ecológica do leitor.

Sai dessa, Mano Pira é um livro que conta de maneira divertida a agonia de um peixe que fica preso em uma poça d´água que vai secando durante a estação seca.

A história, bem brasileira, acontece em um grande rio da região norte do Brasil. 

O rio Araguaia. As dificuldades do nosso herói são compartilhadas por outros animais da nossa fauna que tentam, cada um de sua maneira, ajudar o pobre peixe a sair da enrascada.
Comecei a atividade conversando com seus alunos sobre as dificuldades em que muitas vezes nos envolvemos sem querer.
Conversei com os alunos sobre a importância de ajudar e também de ser ajudado quando estamos em apuros. Esse bate-papo informal foi  o pano de fundo para iniciar a leitura do livro.
Depois de ler e compartilhar as ilustrações com seus alunos, perguntei se já tiveram em alguma situação de dificuldade. Pedi  que contassem essa experiência para todos. Em seguida,  o que fizeram  para tentar ajudar um amigo em apuros.
Desses relatos devem surgiram  inúmeras histórias de solidariedade. 


alt

•Discutir sobre a questão da seca dos rios;
•Explorar o sentimento da solidariedade tratado no texto;
•Pesquisar sobre a fauna e flora da região apontada no texto;
•Explorar os recursos e expressões utilizados nos diálogos.

Algumas páginas

Jogo interativo
Informática






Link para essa postagem


terça-feira, maio 17, 2016

A lua tristonha>Estímulos lunares>17/05/2016

Você conhece a Lua? 
Aquela que admiramos à distância. 
A lua dos boêmios e dos amantes, dos sonhos de imensidão e dos desejos de conhecer o espaço infinito?
 Seria a lua triste por estar fora do alcance do nosso toque e do nosso aconchego? 
Ou por aguardar incessantemente novos visitantes para ter com quem conversar? 
A lua povoa o nosso imaginário, com pensamentos, inspirações e tantos devaneios mais... 
E então, você recorda quais são as fases da Lua? 
Já ouviu falar do eclipse solar total? E do perigeu lunar?
 Há muitas coisas a recordar e a aprender sobre o satélite natural da Terra na história que narra o fascínio de uma garota pela lua. 
Nas madrugadas solitárias, a Lua não tinha companhia e vivia triste até que encontrou um jeito bem especial de aparecer e encantar as pessoas. 
"A lua tristonha" é o livro de estreia de Rômulo Bourbon, apaixonado pela leitura e pela escrita desde criança, e conta com belas ilustrações de Emerson Fialho.


A Lua Tristonha, história que aborda a astronomia sob o aspecto infantil e ensina as fases da lua, o perigeu lunar, o eclipse solar e muitos outros aspectos do satélite natural da Terra.
O casamento do sol e a lua


Fases da lua
Música + ilustrações do livro

Atividades

Livro
AQUI







Link para essa postagem


segunda-feira, maio 16, 2016

O mistério da lua>Estímulos lunares>16/05/2016


Arte do vento, feitiço ou acaso? 
Por que será que aquele dia a Lua nasceu faltando um pedaço?
A história “O mistério da lua,” escrita pela mineira Sonia Junqueira, é uma deliciosa reunião de criativos palpites dados pelas crianças de uma cidade no dia em que a lua apareceu no céu magrinha e fininha. 
Todos tinham uma hipótese para o repentino acontecimento: feitiço da bruxa ou do mago; o vento que arrancara um pedaço; tinha emagrecido de tristeza; tinha crescido ao contrário; era sombra de gigante.
O mistério da Lua
Um dia a Lua apareceu no céu, magrinha e fininha.
As crianças da cidade começaram a perguntar:
 O que foi que aconteceu?
Disse o Raul:
— Foi o vento que arrancou um pedaço dela.
Pedro falou:
— Nada disso. Ela cresceu ao contrário!
Todo mundo tinha um palpite para dar! O Zé Rodolfo dizia:
— Eu acho que isso é feitiço de bruxa com sua vassoura  ou de mago com sua tesoura!
A Cristina perguntou:
— Será que a Lua está triste? Ela estava tão cheinha, gorducha, redonda mesmo! Será que a pobre coitada emagreceu de tristeza?
                                                                                                                                                                    1) Escreva:
a) O título do texto: 
b) O nome da autora do texto: 

2) Escreva o que os meninos disseram sobre a Lua:
Fonte:

Atividades

O Mistério da lua
Adaptação Roberto Isler

Uma rua, à noite, com estrelas e lua, algumas crianças brincam de roda.
Uni - Olha, gente! Como a lua está magrinha!
Todos - O que foi que aconteceu???
Duni - Foi o vento que arrancou um pedaço dela.
Te - Nada disso. Ela cresceu ao contrário.
Salame - Eu acho que isso é feitiço da bruxa com sua vassoura.
Mingue - Ou do mago com sua tesoura.
Sorvete - Será que a lua está triste? Ela estava tão cheinha , gorducha, redonda mesmo.
Colore - Será que a pobre coitada emagreceu de tristeza ?
Mindinho - Quando a lua está cheia, ilumina a rua, alegra o céu e clareia a cidade inteira. E agora, que noite escura!
Seu vizinho - Será que está dormindo com o olho meio fechado?
Pai de todos - Ou será que está piscando para algum namorado?
Fura-bolo - Quem sabe tem uma sombra cobrindo a lua?
Mata-piolho -Sombra do que?
Farelo - De gigante, ora.
Filé - Nossa, gente! E se a lua estiver quase morrendo?
Farofa - Isso não pode! É loucura! Ninguém vive sem lua!
Filo - Não é nada disso. Não tem nada de feitiço, de tristeza , de gigante e de ventania.
Firula - A verdade nua e crua é que morderam a lua!
Todos - Mas quem?
Firula - "Num" sei. Acho que um guloso, uai!
Todos riem e saem correndo, a brincar de pega-pega:
_Tá com você! Tá com você!
Aula
A lua e seus mistérios
Livro
Projeto Astronomia








Link para essa postagem


domingo, maio 15, 2016

O pequeno planeta perdido>Estímulos planetários>15/05/2016


Temas principais amor e fantasia
Temas transversais: ética e pluralidade cultural

Um homem foi enviado ao espaço em direção a um pequeno planeta tão distante que o combustível acabou assim que o foguete chegou ao seu destino. O homem, completamente só, gritou por socorro, e, por incrível que possa parecer, a Terra toda ouviu o seu pedido. Não havia jeito de ele voltar, mas podiam lhe mandar foguetes com alimentos, depois música, livros. No entanto, o que ele mais desejava ninguém se lembrava de enviar…

Slides



Livro



Projeto


Viagem pelo espaço

Olhando para o céu
Aula









Link para essa postagem


Como pegar uma estrela>Estímulos brilhantes e planetários>15/05/2016

Oliver Jeffers

'O menino pensou que poderia sair voando na sua nave espacial, agarrar a estrela e pronto. Mas sua nava espacial estava sem gasolina desde a terça-feira passada, quando ele havia voado até a lua.'

Era uma vez um menino que adorava as estrelas... 
E o que mais queria era ter uma estrela só para si. 
Um livro poético, com belas ilustrações, que fala da importância de alguém perseguir seus sonhos.
Atividade
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

É a história  de um menino que adorava as estrelas. Ele possuía um grande sonho  de ter uma estrela só para ele, ao decorrer do livro ele faz vários planos pra alcança-la, porém, não era tão fácil assim como ele imaginava...
O livro é curto, e a grande questão da contação era: O que levo para despertar a curiosidade deles? Foi aí que tive a ideia de levar uma estrela para eles, mas não era qualquer estrela, era a estrela do livro!
                                 
Deixei a estrela dentro de uma caixa, disse a eles que só abriria a caixa depois que tivéssemos terminado o livro e comecei a contar... Continua
Projeto
AQUI
Projeto Sistema solar

TUDO
Estrela garrafa pet

MAIS PLANETAS AQUI
Uma odisséia no espaço
AQUI
Atividade em PDF
AQUI
+ Oliver Jeffers: AQUI





Link para essa postagem


Mirandinha,a menina que queria pegar uma estrela>Estímulos musicais e estelares>15/05/2016


Uma história com vários eixos de desdobramentos interdisciplinares

"Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela” é um livro infanto-juvenil do autor conhecido como Gió. O livro é acompanhado de um CD com seis músicas inéditas e traz uma história divertida de uma menina inteligente e audaciosa que não desiste de seus sonhos, ainda que pareçam impossíveis. 


Com ilustrações amplas e coloridas, o material permite às escolas e pais incentivarem as crianças à apreciação da literatura aliada aos diferentes ritmos musicais brasileiros.



Uma das músicas
e mais outra

Lua bola de prata


Teatro musical

Tirinhas do autor 







Link para essa postagem


sábado, maio 14, 2016

Estrelas e planetas>Estímulos planetários> 14/05/2016




Atividades
O dia e a noite/Aula

De olho nas estrelas/Aula


Apresente o Sistema Solar às crianças!

Elas vão adorar descobrir que, além do Sol, da Lua e das estrelas que, nas grandes cidades ficam parcialmente ocultos devido à poluição, há mais oito planetas, diversos satélites naturais e outros corpos menores.

Uma viagem ao espaço
AQUI

Projeto
Missão espaço
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI

Gira-gira

Lá no céu olha que moda,
fica o sol grande e brilhoso.
Em volta brincam de roda
oito amigos... que gostoso!

Cada amigo é um planeta,
Que é também corpo celeste.
Já o sol é uma estrela,
que de rei sempre se veste.

Um rei que não tem coroa,
Mas tem muita energia.
Se ele usasse coroa...
Num segundo ela derreteria!

Ângela Finzeto,  Coleção Poesia para crianças- Planetas.
FONTE

Sugestões Sistema solar
Patricia Comassio(face)

  










Link para essa postagem


 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios