Depois da tempestade, Zip, o caracol, sai procurando a sua casa.
Na floresta, encontra outros bichos e percebe que cada um tem uma casa diferente da sua: ninho, toca, colmeia, formigueiro...
Com a ajuda do grilo, Zip volta para sua casa e descobre que ali é o lugar mais gostoso do mundo.
Temas: amizade, brincadeira, repetição
Atividade
Com a ajuda dos pais, em casa, desenvolver uma pesquisa sobre bichos e suas casas, incluindo: tatu, João-de-barro, bicho-preguiça, baleia, etc.
• Confeccionar os personagens da história com massinha de modelar.
• Utilizando diferentes papeis e tecidos, recortar e colar: as casas dos bichos: teia da aranha, o ninho, o formigueiro, etc.
• Visitar um bosque ou uma praça nos arredores da escola e procurar casas dos bichos (formigueiro, ninho, casulo, teia de aranha).
• De volta à escola, confeccionar placas que deverão, depois, ser colocadas nos respectivos lugares.
Ex: Formigueiro – casa das formigas.
Ex: Formigueiro – casa das formigas.
• Música da história (Adaptação da música “Peixe Vivo”)
Como pode um caracol/Perder sua casinha/
Como pode um caracol/ Perder sua casinha...
Você viu a minha casa?/Você viu a minha casa?/
Será essa, será essa/Será essa a sua casa/
• Dramatização e relaxamento:
– Depois de muito andar, ZIP, o caracolzinho encontrou seu amigo grilo que o ajudou a encontrar a sua casa. Ela estava ali mesmo, grudada nas suas costas. Cansado, ZIP foi entrando na sua casa, bem devagarzinho. Ali dentro estava gostoso e aconchegante.
– Como é bom voltar para a minha casa! – falou o caracolzinho. Agora vou dormir bem tranqüilo!
O caracolzinho entrou e deitou na sua caminha. Que sono! Lá dentro havia um silêncio gostoso. Dava para ouvir até o canto dos passarinhos e das cigarras. Vamos também ficar bem quietinhos para ouvir o silêncio. Bem quietinhos...
– Como é bom voltar para a minha casa! – falou o caracolzinho. Agora vou dormir bem tranqüilo!
O caracolzinho entrou e deitou na sua caminha. Que sono! Lá dentro havia um silêncio gostoso. Dava para ouvir até o canto dos passarinhos e das cigarras. Vamos também ficar bem quietinhos para ouvir o silêncio. Bem quietinhos...
(adaptação da música “Nana Neném”): Dorme, dorme, caracol/ Dorme, dorme tranquilo/ um soninho bem gostoso/ dentro da sua casinha/ E depois, ao acordar/ Vai de novo passear/ E depois, ao acordar/ Vai de novo passear.
Dali a pouco a professora volta a falar, bem devagar, começando baixinho e aumentando a voz: – Caracolzinho está na hora de acordar. Isso. Estica as perninhas, os braços, o corpinho todo. Isso mesmo. Boceja, espreguiça... Agora, pode abrir os olhos. Agora, você vai sentar bem devagarzinho... Ficar de pé e voltar para o seu lugar.
Fonte
Estudando o caracol
Quem mora no jardim?
Era uma vez um caracol furado
A casa do caracol: AQUI
Elaboramos uma trilha didática para o trabalho da obra da Série Despertar, ‘A casa do caracol, de Érica Montenegro de Melo, da Editora Imeph. Uma história bem legal para vocês despertarem as crianças sobre temas que precisam ser mais conversados, nada melhor que literatura para desenvolver tal feito. AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.