Antes de sair jogando serpentinas e desfilando sua fantasia superfofa por aí, saiba como surgiu essa festa brasileiríssima e como o carnaval ganhou a cara que a gente conhece hoje.
Festas por todos os lados
As festas que acontecem nesse período que conhecemos como carnaval são tão antigas que é difícil dizer exatamente quando a primeira delas aconteceu.
O que se sabe é que já os egípcios, os hebreus, os gregos e os romanos faziam grandes celebrações em homenagem aos deuses para comemorar as colheitas.
Na Roma Antiga, aliás, o carnaval era uma celebração tão respeitável que há quem diga que ele foi superimportante no desenvolvimento do teatro popular e das danças folclóricas de lá.
Apesar de ser uma coisa tão antiga, foi só em 590 d.C. que a Igreja reconheceu oficialmente o carnaval, e é por essa definição que a data é marcada até hoje: o domingo de carnaval é sempre sete domingos antes do de Páscoa e é na Quarta-Feira de Cinzas que começa a Quaresma.
Aqui no Brasil, a primeira festa aconteceu em 1641, para comemorar a coroação de D. João IV. Mas o carnaval só foi virar uma data oficial do calendário brasileiro em 1884.
Uma teoria para a origem da palavra "carnaval" vem do costume dos países católicos romanos de fazer uma festividade antes do período da Quaresma.
Há bastante tempo, as pessoas paravam de comer carne nessa época.
Daí viria a expressão latina medieval carnem levare ou carnelevarium, que significa "retirar a carne" ou "abstinência da carne".
Mas há outra tese para isso, que defende que o avô do carnaval são os festivais "saturnais" que aconteciam na Roma Antiga em homenagem a Saturno, o deus da agricultura.
Durante as festividades, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e todos dançavam nas ruas. E havia ainda um carro que tinha a forma parecida com a de um navio, que levava os festeiros pela cidade e que chamava carrum navalis, ou carro naval.
Fonte: Revista Atrevidinha nº 70
Link para essa postagem
Olá Krika,
ResponderExcluirgostei da iniciativa do seu blog, isso o torna diferente dos outros. Muito criativo e útil, uma referência para professores e interessados pela pedagogia... Um abraço.
Cara Krika,
ResponderExcluirencontrei seu blog em uma busca por blogs sobre literatura no google. Estou mesmo começando a publicar no Pretexto Literário, e procuro blogs como e seu para linkar e manter contato. Eu também sou professor e o conteúdo aqui me chamou a atenção... Estou navegando pelo blog que você me indicou... Um abraço.