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Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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quarta-feira, setembro 28, 2011

Dia da criança> Ética>Cidadania> 28/09/11


Ética e Infância:
Comemorando o "Dia das Crianças”
de um jeito diferente!

Autor: Fátima R.N.Dias
Co-autores: Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.Conhecer a história de como surgiu o Dia das Crianças no Brasil e as relações de consumo daí decorrentes.
2.Contrastar esta história com algumas curiosidades sobre a comemoração do Dia das Crianças em outros países.
3.Analisar criticamente o desejo de consumo e a real necessidade de adquirir determinados produtos.
4.Planejar e realizar com a comunidade escolar uma Gincana Cooperativa em comemoração aos Direitos e ao Dia das Crianças.
Duração das atividades
Três aulas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
RELEMBRANDO HISTÓRIAS DO DIA DAS CRIANÇAS...
Inicie a aula propondo aos alunos uma atividade de relaxamento.
 Organize as carteiras de modo a conseguir um espaço livre na sala.
Em seguida, distribua colchonetes, esteiras, tapetinhos ou mesmo toalhas para toda a turma e peça para cada aluno escolher um lugar na sala para se deitar.
Coloque uma música ambiente bem tranquila e conduza a atividade de relaxamento iniciando pela respiração.
Peça aos alunos que observem a sua respiração e que procurem, a cada expiração, relaxar a parte do corpo nomeada pelo professor
(Nomeie primeiramente os membros inferiores e vá direcionando o relaxamento até chegar à cabeça).
Com as crianças deitadas e relaxadas, proponha uma viagem pelo tempo.
Nessa viagem, peça aos alunos que procurem se lembrar do Dia das Crianças que mais marcou a sua vida, recordando do que aconteceu neste dia, como se sentiram, porque este dia foi tão importante e, se pudessem voltar no tempo, o que mudariam neste dia, dentre outras.
Na sequência, solicite aos alunos que cada um, respeitando o seu tempo, vá “acordando” o corpo, espreguiçando e voltando a atenção para o espaço da sala de aula.
Disponibilize para toda a turma papel, lápis de escrever, lápis de cor e canetinhas hidrocor e peça a cada aluno que faça um pequeno texto relatando a experiência que teve ao rememorar este dia.
Se desejar, poderá dar um título ao texto e também ilustrá-lo com desenhos.
Prosseguindo, os alunos deverão se organizar em uma grande roda para socializar os textos e desenhos produzidos sobre as histórias que marcaram o Dia das Crianças em suas vidas
(Professor, algumas crianças poderão se recordar dos presentes que ganharam, dos passeios e das viagens que fizeram, de pessoas especiais com quem se encontraram, de momentos que as deixaram muito, muito felizes... outras, no entanto, poderão se lembrar dos presentes que não chegaram, dos abraços que não receberam, do almoço “especial” que não aconteceu... enfim, experiências diversas poderão ser relatadas. Neste momento, é importante saber ouvir e acolher com respeito todas as histórias dos alunos).

A HISTÓRIA DO DIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL!
Inicie este momento perguntando aos alunos qual é a primeira palavra que lhes vêm à mente quando se diz “Dia das Crianças”.
 Provavelmente eles se lembrarão de dizer a palavra ”presente”.
A seguir, pergunte se eles sabem por que é quase impossível não se lembrar desta palavra quando se fala em Dia das Crianças.
Pergunte também se eles sabem como surgiu o Dia das Crianças no Brasil. Após ouvir os alunos, distribua uma cópia do texto que se segue para a turma, a fim de que acompanhem a leitura.

Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil

Fonte:

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças.
Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.
No entanto, o Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.
A ideia das duas empresas deu tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia.
E assim, dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
No Brasil, Dia das Crianças é dia de criança ganhar presente!


Após a leitura do texto, reflita criticamente com os alunos sobre algumas questões sugeridas abaixo:
. A origem desta data comemorativa no Brasil.
. A relação direta da comemoração do Dia das Crianças com a indústria dos brinquedos e, mais recentemente, dos brinquedos eletrônicos; com o comércio; com as vendas...
. As consequências do consumo exagerado para a vida das pessoas e para o planeta:
Será que consumimos o que realmente necessitamos ou somos levados pela propaganda a comprar algo de que não precisamos?
 Será que o nosso planeta conseguirá sobreviver a esta “onda” de consumo em que vivemos?
. Os valores morais da sociedade atual:
Valemos pelo que somos ou pelo que temos?
Somos os presentes que ganhamos?
 Quem somos?
. A situação econômica de muitas famílias brasileiras que não podem comprar presentes para os seus filhos neste dia e os sentimentos destas crianças:
Será que precisamos ganhar presentes no Dia das Crianças para saber que somos amados?
Sendo assim, as crianças que não ganham presentes não são amadas?
Dentre outras (Professor, para ampliar o debate, seria muito interessante contar com a participação dos professores de Filosofia e de História da escola).
Dando prosseguimento, diga aos alunos que, em alguns países, a data da comemoração do Dia das Crianças é diferente... A forma de se comemorar este dia também é diferente. Isso é o que veremos a seguir!

Atividade 2
A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS EM OUTROS PAÍSES...


Neste momento, realize a leitura dialogada do texto abaixo com os alunos.
Para isto, distribua uma cópia do texto para cada aluno
(Professor, esta modalidade de leitura possibilita a interação com o grupo, na medida em que se discutem as ideias apresentadas no decorrer da leitura, de forma participativa).

Curiosidades sobre a comemoração
do Dia das Crianças em outros países
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano.
Na Índia, a comemoração acontece em 15 de novembro, em Moçambique no dia 1º de junho e na China, em 5 de maio.
No Japão, meninas e meninos comemoram em datas diferentes.
Os meninos são homenageados no dia 5 de maio.
Nesta época, as famílias que têm filhos, meninos, penduram flâmulas do lado de fora das casas.
As flâmulas representam carpas e são símbolos de força.
Além disso, cozinham bolinhos de arroz e fazem exposições de bonecos que lembram os samurais.
As meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas conhecidas como "Hina Matsuri".
As famílias com filhas, meninas, organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.
Na Argentina, as crianças festejam este dia no segundo domingo de agosto, de uma forma bem parecida com o Brasil: ganham presentes e curtem o dia com seus pais e amigos.
Em Portugal, este dia é comemorado no dia 1º de junho.
A data foi escolhida por ser o primeiro dia logo depois do fim de maio, que é considerado o mês de Maria, mãe de Jesus.
No Canadá, a festa é no dia 20 de novembro, definido pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o Dia Mundial da Criança.
Nessa data foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, um documento que garante que meninos e meninas em todo o mundo sejam bem tratados, possam ir à escola e brincar do que quiserem.

Texto adaptado dos sítios:


 Em seguida, peça os alunos que se organizem em pequenos grupos.
A tarefa de cada grupo será a de contrastar a história de como surgiu o Dia das Crianças no Brasil com algumas curiosidades sobre a comemoração do Dia das Crianças em outros países.
 Os alunos poderão consultar os textos distribuídos pelo professor durante a aula e também realizar uma pesquisa no Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor.
Na sequência, os grupos deverão compartilhar seus trabalhos com os demais colegas.
Nesta oportunidade, o professor poderá dar um destaque especial à data em que se festeja o Dia das Crianças no Canadá, que coincide com a comemoração do Dia Mundial da Criança pela ONU.
Deverá também chamar a atenção dos alunos para o fato histórico de que neste dia foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.
Para dar prosseguimento à aula, seria interessante apresentar aos alunos os princípios da declaração.

CONHECENDO A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA...



Exiba para os alunos o vídeo “Declaração dos Direitos das Crianças – ONU” disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=kOKIS7XHzQY

(Professor, ao acessar o sítio http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-das-criancas-direitos.html  você encontrará a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Caso julgue necessário, distribua uma cópia para cada aluno).
Logo após a exibição do vídeo, abra espaço para que os alunos falem sobre o que viram e sentiram. Conduza o diálogo para que eles possam compreender, de forma crítica, que o Dia das Crianças não é só o dia de ganhar presentes, mas também o dia de pensar nas crianças que estão fora das escolas, nas que estão trabalhando, nas que dormem nas ruas, naquelas que sofrem de maus-tratos e discriminações, nas que passam fome... Enfim, pensar em todas as crianças em que os direitos assegurados por lei não estão sendo cumpridos!
Professor, para ampliar a discussão, você poderá consultar o texto “Dia das crianças”, editado no


 Que traz algumas informações sobre “Saúde Infantil” e “Lugar de criança é na escola”, além de apresentar uma reflexão sobre o fato de que, no Dia das Crianças, muitas crianças não têm nenhum presente para abrir!
Também vale à pena conferir o texto “Feliz Dia das Crianças” que traz algumas curiosidades históricas sobre a Declaração dos Direitos da Criança, editado no link:


Atividade 3
COMEMORANDO O DIA DAS CRIANÇAS COM UMA GINCANA COOPERATIVA!

Professor, realizar uma Gincana Cooperativa é acreditar na possibilidade da mudança!
Vamos mudar a forma de comemorar o Dia das Crianças na escola?
 Que tal criar momentos para que as crianças possam se divertir a valer, brincar e jogar, aprender e ainda desenvolver atitudes solidárias?
Faça a proposta da gincana para os alunos.
Explique que será necessário o envolvimento e a participação de todos nas atividades de planejamento e realização da gincana.
Sugira um encontro com os professores, a direção e os funcionários da escola e socialize a sua ideia! Divulgue a proposta da gincana para os pais dos alunos.
 Vamos torcer para que toda a comunidade escolar se envolva nesta atividade.
Afinal, aprendemos que comemorar esse dia, é muito mais do que dar e receber presentes.
O maior presente será CONVIVER com as crianças de uma forma alegre e divertida!
Inicialmente, divida as equipes de trabalho.
Para isto, proponha aos alunos uma brincadeira com balões.
Cada aluno deverá receber um balão.
Dentro de cada balão, deverá ser colocado um pedaço de fita colorida.
Em seguida, os alunos deverão encher os balões.
 Ao som de uma música bem animada, eles deverão brincar com os balões.
Quando a música for interrompida, os alunos deverão estourar seus balões e retirar a fita colorida do seu interior.
Reinicie a música enquanto os alunos procuram os colegas com a fita da mesma cor, formando as equipes.
Cada equipe formada deverá se responsabilizar pelas tarefas de uma determinada tenda, que será montada no dia da realização da gincana.
 É necessário começar os trabalhos bem antes deste dia!
Os professores da escola poderão se dividir, de modo que tenha um professor para colaborar com as tarefas de cada equipe.

Sugestão de tendas/tarefas:

Equipe Azul: Tenda do “Brechó Solidário”
A equipe se responsabilizará por conseguir roupas, calçados e acessórios infantis, todos em bom estado de conservação, para serem doados às crianças de menor poder aquisitivo do bairro da escola, na semana da criança.
 Para isto, a equipe poderá fazer uma campanha envolvendo todos os alunos da escola, os pais, vizinhos e amigos.

Equipe Amarela: Tenda da Criatividade
A tarefa da equipe será a de providenciar os materiais necessários para a confecção de jogos e brinquedos que serão doados às crianças, durante a semana da criança.
No dia da gincana, alunos, pais e professores, poderão fazer os jogos e brinquedos, juntos!
E lembrem-se: A imaginação é o limite!

Equipe Verde: Tenda do Saber
Nesta tenda, a equipe fará a apresentação de um “Teatro de Fantoche” sobre a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA.
Cada personagem criado deverá apresentar um princípio da Declaração, de forma bem criativa!
Após cada sessão do teatro, os alunos poderão criar um espaço de diálogo com o público, sobre: a história do Dia das Crianças no Brasil, as festividades e curiosidades sobre a comemoração deste dia em outros países, os direitos assegurados às crianças por lei e que não estão sendo cumpridos, dentre outros.

Equipe Vermelha: Tenda das Brincadeiras e dos Jogos Cooperativos
A tarefa da equipe será a de propor e coordenar brincadeiras e jogos cooperativos com os participantes, tais como:
Dança das cadeiras cooperativas;
Salve-se com um abraço;
Estamos todos no mesmo saco;
 Escravos de Jó e outros
(Professor, os alunos poderão fazer uma pesquisa sobre Jogos Cooperativos na Biblioteca e no Laboratório de Informática da escola. Para colaborar com a pesquisa, sugerimos que acessem o link:

 E que consultem o livro “Jogos Cooperativos – Se o importante é competir, o fundamental é cooperar", de Fábio Otuzi Brotto, Ed. Re-Novada, 1997).

Equipe Laranja: Tenda da Música e da Dança
Nesta tenda, teremos um momento dedicado à “Revelação de Talentos”.
 Dentre os participantes da gincana, aqueles que se sentirem à vontade, poderão se inscrever para tocar algum instrumento, cantar ou dançar.
 Nesta tenda, é interessante ter um violão, instrumentos de percussão e outros, microfone, caixas de som e CD’s variados, para agradar a todos!
Para dar início à Gincana Cooperativa em comemoração ao Dia das Crianças, proponha uma Dança Circular envolvendo todos os participantes.
 “As danças circulares são, em sua maioria, danças folclóricas de diversos povos.
Elas são consideradas uma meditação em movimento e muitas vezes são praticadas com o objetivo de relaxar, divertir e integrar pessoas e grupos.
Trabalham o equilíbrio entre o individual e o coletivo; estimulam atitudes cooperativas e o respeito às diferenças, já que a roda precisa de todos para acontecer e cada um tem seu tempo de aprender”.
Fonte: http://dancaderoda.blogspot.com / (texto adaptado).

(Professor, ao acessar o sítio

Você poderá ver um grupo de professores da Rede Municipal de Itu (fev 2009) participando de Danças Circulares).
Após a dança circular, cada equipe, acompanhada dos professores, deverá se dirigir à sua tenda para a realização das atividades do dia.
Recursos Complementares
Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:

 Projeto para Dia das Crianças – Atividades, Jogos, Brincadeiras, Ideias...

 Revista Jogos Cooperativos

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito):
Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor:
Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas.
Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas.
Avaliar se os alunos foram capazes de:
contrastar a história de como surgiu o Dia das Crianças no Brasil com algumas curiosidades sobre a comemoração do Dia das Crianças em outros países;
refletir criticamente acerca da relação entre as comemorações do Dia das Crianças e as vendas das indústrias de brinquedos;
perceber as consequências do consumo exagerado na vida das pessoas e do planeta;
compreender, de forma crítica, que o Dia das Crianças não é só o dia de ganhar presentes, mas o dia de pensar nas crianças em que os direitos assegurados por lei não estão sendo cumpridos;
participar de forma criativa e responsável do planejamento e realização da Gincana Cooperativa em comemoração aos Direitos e ao Dia das Crianças.




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