Em seu novo livro de imagens a premiada escritora e ilustradora Silvana de Menezes, criou uma versão bem humorada, do clássico Chapeuzinho Vermelho, que certamente encantará crianças e adultos.
Nesta história um lobo bobo persegue Cabelinho Vermelho.
Estará ele ansioso para encher a pança?
Quem Cabelinho Vermelho vai visitar?
O que poderá acontecer com o encontro desses dois personagens na floresta? Entre nesta história, descubra tudo e divirta-se.
Lendo atentamente as deliciosas imagens, o leitor conhece o Lobo Bobo perseguindo
Cabelinho Vermelho, que caminha pela floresta, levando sua cesta até certa casinha.
As situações se parecem muito com aquelas vivenciadas por outra personagem tão conhecida:
Chapeuzinho Vermelho.
No entanto, não se sabe com certeza o que acontecerá
com o Lobo Bobo e, muito menos, quem Cabelinho vai visitar.
Vale a pena entrar nesta
história e descobrir tudo!
Livro
Atividades
Atividades sugeridas:
– Pedir que a turma faça uma leitura silenciosa das imagens e, em seguida, uma leitura comentada do texto,
passo a passo, observando todos os detalhes.
– Fazer com os alunos uma lista contendo as características físicas e emocionais do Lobo e de Cabelinho
Vermelho, durante a história, mas antes do desfecho. Depois, fazer a descrição de ambos nas páginas finais.
– Propor uma pesquisa sobre as diferentes versões que o conto “Chapeuzinho Vermelho” já teve e convidar
os grupos para uma apresentação na biblioteca.
– Debater questões pertinentes ao projeto gráfico: capa, folha de guarda, folha de rosto, imagens, cores e
tonalidades escolhidas, determinação do tempo decorrido, como o dia e a noite, e páginas finais.
– Incentivar a produção de um texto coletivo, intitulado “Um outro Lobo Bobo”, que conte o que aconteceu
depois do desfecho da história: as reações de Cabelinho, o comportamento do Lobo, a rotina do Vovô, a
casinha da floresta e outros detalhes que a turma considerar interessantes.
O Chapeuzinho Vermelho', de Bia Villela, é uma releitura do clássico infantil dos Irmãos Grimm. Além de todas as possibilidades psicológicas, simbólicas e ideológicas de interpretação apresentadas pelo conto de fada, a autora trabalha com vários elementos para a criança que inicia um processo de aprendizagem. Formas, cores, texturas, recursos gráficos e tipográficos e outros elementos de design integram-se de maneira lúdica e educativa, uma proposta para o desenvolvimento dos sentidos!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.