Colegas de Projetos,
Semana passada participei de um encontro de professoras de Tempo Integral da jurisdição da 15ª Superintendência de Itajubá.
Primeiramente meus cumprimentos as novas integrantes da equipe Pedagógica, que ainda não conhecia. Bem-vinda jovens especialistas, faço votos de que modernizem as esferas didáticas e não deixem a burocratização impedí-las de sonhar com uma educação de qualidade.
Fui integrante desta Superintendência durante 15 anos,porém na área admistrativa,e não havia tido ainda oportunidade de compartilhar momentos precisosos de trabalho, como estes.
Tudo muito válido, mas infelizmente somos escravas da "hora relógio", e acabamos por encerrar meio corrido no final.
Gostaria de deixar minha opinião registrada com relação as atividades propostas nos grupos de trabalho:
Sinto que as colegas do Tempo Integral pedem socorro no sentido de ideias práticas para as aulas do dia-a-dia.Portanto, a aula prática do Professor Gustavo , de matemática,deveria ser prioridade. Eu que não sou "fã" deste conteúdo gostei por demais das suas sucatas entre massinhas de modelar e palitos de churrasco. Parabéns a ele.
No primeiro dia ficamos atreladas nas leituras em grupos....Por um lado ,muito bom conhecer as colegas e suas dificuldades. Porém, fui ao encontro querendo aprender novas técnicas, novas dinâmicas e sugestões voltadas as dificuldades de nossa turma.
Sabemos perfeitamente que nossas aulas devem ser diferentes do horário regular. Desculpem-me,mas quem está trabalhando com aulas tradicionais deve rever urgentemente sua prática,não?
Sabemos também que não vamos encontrar as soluções num manual ou caderninho de receita. Mas interesante seria reunirmos por grau de dificuldades. Primeiramente poderiam agrupar as professoras por nível de atendimento.
Meus alunos por exemplo são do 6º e 7º anos, especificamente trabalho com linguagem. Dou prioridade a sequências didáticas envolvendo literatura, artes, linguagem oral. De repente percebi que as artes tem muito de auto estima e parti para as tintas e cores sem saber desenhar um gato.
Mas tudo é relativo, depende da clientela...
Voltando ao encontro:
Que tal aulas com sugestões dos conteúdos, técnicas de artes,( teatro, como contar histórias com especialistas da área), sequências didáticas, dinâmicas de auto estima,etc?
Outra coisa com relação ao ensino regular: Nós sabemos da importância do projeto e qual seu papel na escola. Mas eles sabem disto?
Não somos nós que ficamos quietinhas em nossas salas com portas fechadas.
São eles que poderiam e deveriam prestigiar nossos trabalhos.
Jamais concordarei que os estudantes que frequentam o Tempo Integral saem os mesmos. Temos casos de timidez ao extremo, que ao longo dos dias percebemos seu crescimento visivelmente. Ele pode não ler fluentemente, ou não saber matemática,mas alguma coisa ele aprende sim.
Quanto a verba destinada ao PROETI: Por favor desburocratizem! Facilitem!
Gestores: Temos a faca e o queijo nas mãos, vamos colaborar admistrativamente?
Olha que vou a luta, pesquiso, gasto do meu bolso, nada me impede na realização de meu trabalho. Não pretendo que meu colega compre algo do seu dinheiro, como eu faço, porém exijo que trabalhe e cobro mesmo. Doa a quem doer!
Se temos verba para o PROETI, vamos sacudir a preguiça e o mau humor e mostrar serviço.
A seguir deixo algumas fotos de minhas últimas pesquisas na área de artes.
No decorrer do mês,pretendo trabalhar com a turma.
Espelho de luz estilizado
Eu fiz este aí... Bonitinho ou feinho..Basta centralizarmos nossos objetivos.
Caixa mil utilidades
(Foi a primeira que fiz,então não reparem no acabamento...)
Caixa de sapato pintada com tinta acrílica fosca marron de artesanato. Tampa feita com canudos de papel jornal. Muito boa a atividade dos canudinhos para a turma trabalhar a paciência, calma, concentração. E no final ,podem revelar-se artistas.
Técnica de enrolar o papel jornal , papel de propaganda de lojas e lista telefônicas.
Porta Lápis
Latas de pomarola , tinta acrílica fosca para artesanato, papel de lista telefônica, cola branca. O acabamento em preto da latinha foi feito com Betume da Judéia. Atenção ao usá-la. Aconselho a usar tinta acrílica fosca de artesanato pois é lavável. Eu queria dar um acabamento em preto e "sofri" ao utilizá-la,pois não sou artista... Meu objetivo é que os meninos do Tempo Integral sintam outras perspectivas pelas artes e demais aulas,assim como os potinhos abaixo, coloridos, que pretendo cativar as meninas. Ainda há um equívoco ( deles) com relação as propostas do PROETI, que é preciso direcionar para o caminho correto.Já fiz outros comentários anteriores em relação aos valores, ética, compromissos dos pais,entre outras questões importantes.
Vidros decorados com E.V.A.,sobras de fitas e lacinhos. Dica: A cola de E.V.A. encontrada em papelarias, é ideal para colar nos vidros e também tecidos (fitas).
Coloquei um elástico ( de dinheiro,banco) ao redor da tampa para fixar bem.
Também pode ser usado pegadores de roupa.
Fonte:
Coleção Ideia Útil, Editora Escala;
Trabalhos em Jornal, Editora Munuano,
Pesquisas na Intenet.
Professoras de Itajubá: Sabem aquela loja de 1,99, próxima a ponte do mercado municipal? Em frente ao Banco Itaú: Tem revistas de artesanato baratinhas...
Poderia nem contar ,mas vamos partilhar né?
A Distribuidora é da cidade de Camanducaia...( vergonha nossa cidade não ter um representante,viu?, pior ainda é como consumidor, ficarmos garimpando uma revistinha daqui e dali. Não me conformo!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.