Repetindo postagem anterior, sobre valores,aqui vai a mensagem de Sócrates com uma sugestão de atividade.
Espero que eu tenha atendido o pedido de Deusdália,professora de Filosofia.
Não tenho experiências em Ensino Médio,mas achei interessante trazer para o Linguagem esta postagem para ajudar a colega.
Não tenho experiências em Ensino Médio,mas achei interessante trazer para o Linguagem esta postagem para ajudar a colega.
As três peneiras:
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE.
O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Atividades:
1o momento: Ler atentamente o texto. (Cada participante lê uma frase).
2o momento: Vamos Pensar...
1) Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?
2) Qual o sentido das "peneiras", na leitura?
3) As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo
de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez?
Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?
4) Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.
5) Um fato merece ser contado quando...
6) Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?
7) É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.
8) Você já foi atingido por um mal-entendido assim? Em caso positivo, como se sentiu? Gostaria que algum amigo (a) passasse por uma situação constrangedora por conta de uma "fofoca", assim?
9) É sempre bom ter-se em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?
- Pensando e desenvolvendo a criatividade...
a) Construir um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto:
através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar;
b) Fazer um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem...
Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.
Parte Prática:
Que sugestões podemos deixar, com o objetivo de contribuir para a eficácia do texto - "As três peneiras" de Sócrates - que acabamos de ler?
Após o término da aula, afixar em mural o resultado do trabalho interpretativo e durante o semestre, reforçar e lembrar as ideias do texto.
Refletindo:
Quando nossos educandos exprimem pensamentos ou sentimentos, a tarefa do professor é criar uma imagem verbal do que a criança disse. Pode-se fazer isso usando um dos seguintes processos criados por Raths, e apresentados sob a denominação geral de "Técnicas de esclarecimento de valor":
• Repita o que o educando disse;
• Faça uma paráfrase da afirmação do educando;
• Deforme ou procure a afirmação do educando;
• Peça exemplos;
• Peça a definição de um termo;
• Peça a outra pessoa para explicar o que foi dito;
• Peça à criança para resumir o que disse;
• Pergunte se existe alguma incoerência;
• Pergunte se algo foi suposto, revele as suposições;
• Pergunte a que levará o que foi dito.
a) Quais as suas consequências?
b) O que vem depois?
• Pergunte se todos devem acreditar na afirmação
• Pergunte se a afirmação é uma boa afirmação;
• Pergunte: "como lhe ocorreu essa ideia?"
• Pergunte se existe alguma coisa de que o educando goste muito;
• Pergunte se o educando já pensou muito a respeito disso;
• Pergunte se o educando faz isso muitas vezes;
• Pergunte se isso é o que ele acredita;
• Pergunte como isso influi na vidas pessoas.
Fonte:RATHS, Louis E. Aprender a pensar. São Paulo: EPU, pág. 77
Retirei daqui:
http://www.centro-filos.org.br/alunos/?action=artigos&codigo=28
http://filosofianreapucarana.pbworks.com/
http://www.centro-filos.org.br/alunos/?action=artigos&codigo=28
http://filosofianreapucarana.pbworks.com/
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Bom Dia!
ResponderExcluirVim deixar meu carinho e lhe
oferecer meu Selinho do "Dia do amigo"
Espero que goste:)
Um belo início de semana para você
muita paz e amor no seu caminhar!
Beijoss fica com Deus!
Obrigado. Ótima atividade para se trabalhar em sala de aula.
ResponderExcluirBoa tarde, adorei a atividade .Excelente para ser trabalhado na sala de aula e também no dia dia .
ResponderExcluirObrigada.
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