BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, julho 18, 2010

Sócrates - Atividades/As três peneiras - 18/07/10

Repetindo postagem anterior, sobre valores,aqui vai a mensagem de Sócrates com uma sugestão de atividade.
Espero que eu tenha atendido o pedido de Deusdália,professora de Filosofia.
Não tenho experiências em Ensino Médio,mas achei interessante trazer para o Linguagem esta postagem para ajudar a colega.
As três peneiras:
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE.
O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Atividades:
1o momento: Ler atentamente o texto. (Cada participante lê uma frase).
2o momento: Vamos Pensar...
1) Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?
2) Qual o sentido das "peneiras", na leitura?
3) As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo
de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez?
Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?
4) Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.
5) Um fato merece ser contado quando...
6) Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?
7) É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.
8) Você já foi atingido por um mal-entendido assim? Em caso positivo, como se sentiu? Gostaria que algum amigo (a) passasse por uma situação constrangedora por conta de uma "fofoca", assim?
9) É sempre bom ter-se em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?
- Pensando e desenvolvendo a criatividade...
a) Construir um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto:
através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar;
b) Fazer um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem...
Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.
Parte Prática:
Que sugestões podemos deixar, com o objetivo de contribuir para a eficácia do texto - "As três peneiras" de Sócrates - que acabamos de ler?
Após o término da aula, afixar em mural o resultado do trabalho interpretativo e durante o semestre, reforçar e lembrar as ideias do texto.
Refletindo:
Quando nossos educandos exprimem pensamentos ou sentimentos, a tarefa do professor é criar uma imagem verbal do que a criança disse. Pode-se fazer isso usando um dos seguintes processos criados por Raths, e apresentados sob a denominação geral de "Técnicas de esclarecimento de valor":
• Repita o que o educando disse;
• Faça uma paráfrase da afirmação do educando;
• Deforme ou procure a afirmação do educando;
• Peça exemplos;
• Peça a definição de um termo;
• Peça a outra pessoa para explicar o que foi dito;
• Peça à criança para resumir o que disse;
• Pergunte se existe alguma incoerência;
• Pergunte se algo foi suposto, revele as suposições;
• Pergunte a que levará o que foi dito.
a) Quais as suas consequências?
b) O que vem depois?
• Pergunte se todos devem acreditar na afirmação
• Pergunte se a afirmação é uma boa afirmação;
• Pergunte: "como lhe ocorreu essa ideia?"
• Pergunte se existe alguma coisa de que o educando goste muito;
• Pergunte se o educando já pensou muito a respeito disso;
• Pergunte se o educando faz isso muitas vezes;
• Pergunte se isso é o que ele acredita;
• Pergunte como isso influi na vidas pessoas.
Fonte:RATHS, Louis E. Aprender a pensar. São Paulo: EPU, pág. 77


Link para essa postagem


4 comentários:

  1. Bom Dia!
    Vim deixar meu carinho e lhe
    oferecer meu Selinho do "Dia do amigo"
    Espero que goste:)

    Um belo início de semana para você
    muita paz e amor no seu caminhar!

    Beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Ótima atividade para se trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, adorei a atividade .Excelente para ser trabalhado na sala de aula e também no dia dia .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios