Literatura agregada à atividade de linguagem
Algazarra das letras
Marciano Vasques
Ilustrações de João Pinheiro
As letras, as rimas e os sons das palavras brincam o tempo todo de enganar os sentidos de quem ouve ou lê.
Por quê?
Ora, se uma letra foge da feira, a sexta vira sexta-feia.
E se as vogais resolvem trocar de lugar, então, que confusão: é maluco, é maloca, é meleca, é moqueca, nossa, que mico!
Caro leitor, soja bem feliz.
Perdão, suja bem feliz e leia este livro do caroço ao pudim.
Ou melhor, da corneta ao jardim.
Bem, você sabe o que eu quis dizer!
Assunto: a linguagem oral e suas possibilidades.
Interdisciplinaridade: linguagem oral e escrita, corpo e movimento, Estudos Sociais.
Transversalidade: pluralidade cultural, temas locais e afetividade.
Proposta: realizar múltiplas leituras orais dos poemas do livro: quem acertar a pronúncia, continua lendo para os colegas em voz alta, quem erra, deixa o lugar para o próximo.
Mas quem errou tem que tentar novamente.
Vale rir dos erros, comemorarem os acertos e ajudarem o colega!
Indicação: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
PULANDO SEM PARAR
Mala sem alça não é mula sem alce.
Argola não é argila.
Gole não é galo.
Galo não é lago.
Logo, gola não é gula.
Não engula o gelo.
Gelo não é geleia
Geleia não é jaca.
Jiboia não é boia.
Jia não é joia.
Mas com essa algazarra de letras,
O que não era acaba sendo.
E num bagaço...
Bagaço não! Bagunça.
Isso! Numa bagonça...
Tire essa onça daí!
Desculpe-me, mas elas ficam pulando de sílaba em sílaba.
Blog do autor
Texto by krika
Um livro indispensável para a professora alfabetizadora, pois a cada poema pode-se retirar inúmeros propósitos.
Como diz a cultura popular: " Matar dois coelhos com uma cajadada só" ,ou muitos coelhos!
Além do treino em sílabas com diversão entre as atrapalhadas sílabas semelhantes, podemos motivar o alfabetizando com as rimas,criando uma espectativa poética.
No balanço das palavras os alunos sentirão um prazer enorme em aprender cada vez mais, tornando assim uma satisfação em concluirem que " eu sei ler!"
Vejam só:
"Era uma moeda miúda,
ou uma moela moída?
Era uma canela na panela,
ou uma flanela na janela?
Eu busquei um buquê,
ou belisquei um bocó?
( ... )
" Tira o pó do pé
o pé da pia,
a pá da pia,
a pia do boi....
Vejam a seguir sugestões auxiliares para aproveitarem mais desta obra.
Atividades de linguagem
Desdobramento para
Algazarra das letras
Quem será que eu sou?
Palavra livre Liliana Iacocca
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Oi Krika!
ResponderExcluirQue material maravilhoso!
Vou levar de sugestão para a minha prática.
Amo brincar com as palavras e o aprender fica mais gostoso.Se você tiver material de consciência fonológica para alfabetização....fico grata e aguardo retorno.Estou estudando e reunindo material sobre isto.
Krika...mês de agosto tem muitas comemorações para nós educadores.
Aproveito para convidá-la a participar do sorteio festivo de um ano de blog.Eu e a professora Beta estamos promovendo juntas, pois comemoramos na mesma data.
Passe lá e confira.
Bjos e até mais!
www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
Que maravilha passar pelo seu blog, com suas atividades postadas vou tecendo meu dia-a-dia, obrigada pelas lindas sugestões.
ResponderExcluirQue DEUS te abençõe sempre!!!!