Carnaval em Madureira - Tarsila Do Amaral
Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro.
É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.
Sugestão de questões para debate após a observação da obra:
- O que você está vendo?
- Quantas pessoas são?
- Como são essas pessoas? Descreva suas características físicas.
- O que estão fazendo?
- Onde estão? Parece um lugar aberto ou fechado? Descreva.
- Como são as cores?
- Você conseguiria imaginar qual o som desse lugar?
- Esta obra chama-se Carnaval em Madureira. Como é este carnaval? Comparando com um carnaval que você já presenciou, quais são as diferenças?
- Como são as fantasias?
- Quais são as brincadeiras?
- Que sentimentos essa obra desperta em você: de alegria, tristeza, cansaço...?
Esta questões foram retiradas do site www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03710-X.pdf http://deniseribeiro-pacheco.blogspot.com.br/2011/02/obras-de-arte-tema-carnaval.html
A festa de Carnaval teve sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C..
Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas não aceitas pela igreja e sociedade, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.
Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C.
Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”.
Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Em 1723, o carnaval chegou ao Brasil trazido pelos europeus.
Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas.
No fim do século XIX até a década de 1950 foi a época de ouro do carnaval no Brasil, toda a população participava, hoje nem um décimo do povo participa.
Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular.
Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Em Recife – PE (Brasil) existe o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.
Obs: As obras acima são de Márcio Melo, artista brasileiro que tem seu ateliê e todo o seu trabalho no Canadá – www.marciomelo.com
Atividades:
Material: Big Canetas Hidrográficas, Cola branca, Tinta Confetti, Cartolina branca, tesoura, saco plástico preto, papel color set preto, lastex e fita dupla face.
Modo de fazer:
•Pinte a cartolina com as Big Canetas Hidrocor (um pedaço de cada cor).
- Máscara
. Recorte a máscara no papel color set preto e outra na cartolina pintada com as Big Canetas Hidrocor.
. A máscara da cartolina deverá ser um pouco menor que a máscara de papel color set preto. Cole-a sobre o papel color set preto.
. Pinte a máscara com a Tinta Confetti. Espere secar.
. Faça um furo de cada lado e amarre o lastex.
- Chapéu
. Faça um cone com o papel color set preto.
. Recorte círculos coloridos com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre o cone.
. Corte tirinhas do papel colorido, puxe com a tesoura para enrolar e coloque na parte superior do chapéu.
- Pinte a parte inferior com Tinta Confetti. Espere secar.
- Faça um furinho de cada lado e amarre o lastex
- Saia
. Faça uma saia com o saco plástico preto, para isso utilize a fita dupla face para franzir na cintura e prender no cós.
. Faça o cós da saia com outra tira de saco plástico preto, deixe uma sobra de cada lado para poder amarrar atrás.
- Recorte círculos no papel pintado com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre a saia com fita dupla face.
- Pinte os círculos com Tinta Confetti.
a) Elaborar fantasias de carnaval com o tema "A caixa de giz de cera."
b) Preparar e decorar máscaras de EVA de diferentes formas e materiais diferentes.
Objetivos:
a) Conhecer a história das máscaras de carnaval, fantasias, samba, marchas e obras de arte retratando a este evento.
b) Inspirado na obra de arte de artistas famosos, que retrataram a fazer máscaras de carnaval fantasias e tendo como tema "caixa de giz de cera."
Carnaval - "A caixa de giz de cera
Atividade 01 - Fantasia - Lápis de Cor
Material: TNT branco, todas as cores de EVA, EVA Acrilex Cola, Tinta Confetti Acrilex, pincel chato, marcador preto Acrilex, lápis preto, régua, tesoura, morre.
Método:
• Avental
a) Corte um pedaço de TNT, com aproximadamente 50 cm de largura, dobre ao meio, coloque a panela no risque avental de TNT, e caimento.
b) Corte um pedaço de TNT branco de 1m de comprimento por 4 centímetros de largura.
c) Cole o pedaço de TNT na cintura no spoiler dianteiro.
• Lápis
a) Desenhe um lápis (molde) no cartão e recorte.Risque pan em EVA preto e cortar. Corte um lápis vermelho na EVA, remova lado 0,5 cm de largura. Cortar o bico eo corpo da caneta. EVA cortar "madeira" bege da caneta.
b) Usando a régua e caneta preta permanente Acrilex, faça duas linhas no corpo da caneta.
c) Passe Paint Confetti no EVA vermelho e deixe secar.
d) Com cola de EVA, cole a ponta da caneta sobre o EVA preto, deixando alguns milímetros de uma fronteira.
e) Em seguida, cole o EVA bege EVA vermelho e, finalmente, (o corpo do lápis.)
f) Cole o lápis na frente do avental. Tendo o avental crianças e gravata nas costas.
Obs:. Faça as fantasias de cores diferentes para cada uma representando uma caixa de lápis crayon.
Atividade 02 - Máscaras de Carnaval
Máscara de Carnaval - 01
Material: EVA Red Confetti pintura, pincéis, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Passe Paint Confete e espere secar.
c) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Máscara de Carnaval - 02
Material: peças de EVA vermelho EVA pequenas de várias cores, cola Acrilex EVA, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Corte formas diferentes em EVA (várias cores).
c) Acrilex cola de EVA, cola os pedaços pequenos sobre a máscara inteira. Espere secar.
d) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Máscara de Carnaval - 03
EVA preto, emulsão acrílica ou PVA Acrilex (várias cores), tesoura, caneta preta, mofo e Lastex: Material.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Escolha uma cor de tinta, molhe a ponta do seu dedo e enfatizar sobre a máscara.
c) Faça o mesmo com outra cor, outro ... em tantas cores.
d) Passe Paint Confete e espere secar.
e) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Máscara de Carnaval - 04
EVA preto, cola Crystal Acrilex, Dimensional Acrilex Tinta, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex: Material.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) descoloração da pele com cola e tinta dimensional cristal, avental lápis de cor. Espere secar.
c) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Conteúdos trabalhados:
- Datas comemorativas - História do Carnaval
- Marchinhas de carnaval. máscaras de fantasia.
- Linhas, formas, harmonia de cores, sobreposições, composição, proporção, textura.
- Linhas, formas, harmonia de cores, sobreposições, composição, proporção, textura.
Técnicas de trabalho:
- Cortar e colar
- Pintura
Oportunidades de trabalho:
- Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema, se você participou de uma celebração de Carnaval e se a resposta for sim, pergunte sobre a música ("Fast?" Fico feliz ", música fácil Como se vestir tudo?
- Discussão sobre o Carnaval na história ao longo dos séculos.
- Mostrar as obras que retratam a festa.
- Peça aos alunos que conversem com seus pais sobre isso e compare o Carnaval como crianças e Carnaval reais.
- Fale sobre samba, samba bagunça, a organização dos blocos, fantasias, as competições.
- De todo o estudo sobre o assunto, os alunos estarão prontos para fazer as fantasias e as máscaras de carnaval jogar. Nota: É importante que exista um "modelo" que os estudantes expostos à cópia. Deixe seus estudantes decorar sua própria maneira.
Observação: Para saber mais sobre outras datas comemorativas se referem aos livros "Recordar e Aprendendo" I, II, III e IV da Ivete Raffa - Editora Giracor.
Faixas:
1. Limpe o pincel em uma cor e outra.
2. Use quantas cores você quiser.
3. Apoiar o pulso sobre a mesa ou carteira para confirmar quando você colar (Atividade 01)
4. Trabalhar com EVA adesivo em local fresco.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.