BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Obras de artes carnavalescas > Confecção de máscaras > 11/01/13



Carnaval em Madureira - Tarsila Do Amaral
Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro.
É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.
Sugestão de questões para debate após a observação da obra:
- O que você está vendo?
- Quantas pessoas são?
- Como são essas pessoas? Descreva suas características físicas.
- O que estão fazendo?
- Onde estão? Parece um lugar aberto ou fechado? Descreva.
- Como são as cores?
- Você conseguiria imaginar qual o som desse lugar?
- Esta obra chama-se Carnaval em Madureira. Como é este carnaval? Comparando com um carnaval que você já presenciou, quais são as diferenças?
- Como são as fantasias?
- Quais são as brincadeiras?
- Que sentimentos essa obra desperta em você: de alegria, tristeza, cansaço...?
             
             
  A festa de Carnaval teve sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C..
Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas não aceitas pela igreja e sociedade, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.
Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C.
Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”.
Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Em 1723, o carnaval chegou ao Brasil trazido pelos europeus.
Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas.
No fim do século XIX até a década de 1950 foi a época de ouro do carnaval no Brasil, toda a população participava, hoje nem um décimo do povo participa.
Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular.
Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Em Recife – PE (Brasil) existe o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.
Obs: As obras acima são de Márcio Melo, artista brasileiro que tem seu ateliê e todo o seu trabalho no Canadá – www.marciomelo.com


Atividades:
Material: Big Canetas Hidrográficas, Cola branca, Tinta Confetti, Cartolina branca, tesoura, saco plástico preto, papel color set preto, lastex e fita dupla face.
Modo de fazer:
•Pinte a cartolina com as Big Canetas Hidrocor (um pedaço de cada cor).
- Máscara
. Recorte a máscara no papel color set preto e outra na cartolina pintada com as Big Canetas Hidrocor.
. A máscara da cartolina deverá ser um pouco menor que a máscara de papel color set preto. Cole-a sobre o papel color set preto.
. Pinte a máscara com a Tinta Confetti. Espere secar.
. Faça um furo de cada lado e amarre o lastex.





- Chapéu
. Faça um cone com o papel color set preto.
. Recorte círculos coloridos com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre o cone.
. Corte tirinhas do papel colorido, puxe com a tesoura para enrolar e coloque na parte superior do chapéu.
- Pinte a parte inferior com Tinta Confetti. Espere secar.
- Faça um furinho de cada lado e amarre o lastex






- Saia
. Faça uma saia com o saco plástico preto, para isso utilize a fita dupla face para franzir na cintura e prender no cós.
. Faça o cós da saia com outra tira de saco plástico preto, deixe uma sobra de cada lado para poder amarrar atrás.
- Recorte círculos no papel pintado com as Big Canetas Hidrocor e cole sobre a saia com fita dupla face.
- Pinte os círculos com Tinta Confetti.
a) Elaborar fantasias de carnaval com o tema "A caixa de giz de cera."
b) Preparar e decorar máscaras de EVA de diferentes formas e materiais diferentes.
Objetivos:
a) Conhecer a história das máscaras de carnaval, fantasias, samba, marchas e obras de arte retratando a este evento.
b) Inspirado na obra de arte de artistas famosos, que retrataram a fazer máscaras de carnaval fantasias e tendo como tema "caixa de giz de cera."


Carnaval - "A caixa de giz de cera
Atividade 01 - Fantasia - Lápis de Cor
Material: TNT branco, todas as cores de EVA, EVA Acrilex Cola, Tinta Confetti Acrilex, pincel chato, marcador preto Acrilex, lápis preto, régua, tesoura, morre.
Método:
• Avental
a) Corte um pedaço de TNT, com aproximadamente 50 cm de largura, dobre ao meio, coloque a panela no risque avental de TNT, e caimento.
b) Corte um pedaço de TNT branco de 1m de comprimento por 4 centímetros de largura.
c) Cole o pedaço de TNT na cintura no spoiler dianteiro.
• Lápis
a) Desenhe um lápis (molde) no cartão e recorte.Risque pan em EVA preto e cortar. Corte um lápis vermelho na EVA, remova lado 0,5 cm de largura. Cortar o bico eo corpo da caneta. EVA cortar "madeira" bege da caneta.
b) Usando a régua e caneta preta permanente Acrilex, faça duas linhas no corpo da caneta.
c) Passe Paint Confetti no EVA vermelho e deixe secar.
d) Com cola de EVA, cole a ponta da caneta sobre o EVA preto, deixando alguns milímetros de uma fronteira.
e) Em seguida, cole o EVA bege EVA vermelho e, finalmente, (o corpo do lápis.)
f) Cole o lápis na frente do avental. Tendo o avental crianças e gravata nas costas.






Obs:. Faça as fantasias de cores diferentes para cada uma representando uma caixa de lápis crayon.
Atividade 02 - Máscaras de Carnaval
Máscara de Carnaval - 01



Material: EVA Red Confetti pintura, pincéis, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Passe Paint Confete e espere secar.
c) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Máscara de Carnaval - 02



Material: peças de EVA vermelho EVA pequenas de várias cores, cola Acrilex EVA, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Corte formas diferentes em EVA (várias cores).
c) Acrilex cola de EVA, cola os pedaços pequenos sobre a máscara inteira. Espere secar.
d) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.




Máscara de Carnaval - 03
EVA preto, emulsão acrílica ou PVA Acrilex (várias cores), tesoura, caneta preta, mofo e Lastex: Material.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) Escolha uma cor de tinta, molhe a ponta do seu dedo e enfatizar sobre a máscara.
c) Faça o mesmo com outra cor, outro ... em tantas cores.
d) Passe Paint Confete e espere secar.
e) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.


Máscara de Carnaval - 04




EVA preto, cola Crystal Acrilex, Dimensional Acrilex Tinta, tesoura, caneta preta, mofo e Lastex: Material.
Método: um molde) Risque sobre a máscara de EVA e acabamentos.
b) descoloração da pele com cola e tinta dimensional cristal, avental lápis de cor. Espere secar.
c) Faça dois pequenos furos em cada lado e amarrar o Lastex.
Conteúdos trabalhados:
- Datas comemorativas - História do Carnaval
- Marchinhas de carnaval. máscaras de fantasia.
- Linhas, formas, harmonia de cores, sobreposições, composição, proporção, textura.
Técnicas de trabalho:
- Cortar e colar
- Pintura
Oportunidades de trabalho:
- Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema, se você participou de uma celebração de Carnaval e se a resposta for sim, pergunte sobre a música ("Fast?" Fico feliz ", música fácil Como se vestir tudo?
 - Discussão sobre o Carnaval na história ao longo dos séculos.
- Mostrar as obras que retratam a festa.
 - Peça aos alunos que conversem com seus pais sobre isso e compare o Carnaval como crianças e Carnaval reais.
- Fale sobre samba, samba bagunça, a organização dos blocos, fantasias, as competições.
- De todo o estudo sobre o assunto, os alunos estarão prontos para fazer as fantasias e as máscaras de carnaval jogar. Nota: É importante que exista um "modelo" que os estudantes expostos à cópia. Deixe seus estudantes decorar sua própria maneira.
Observação: Para saber mais sobre outras datas comemorativas se referem aos livros "Recordar e Aprendendo" I, II, III e IV da Ivete Raffa - Editora Giracor.
Faixas:
1. Limpe o pincel em uma cor e outra.
2. Use quantas cores você quiser.
3. Apoiar o pulso sobre a mesa ou carteira para confirmar quando você colar (Atividade 01)
4. Trabalhar com EVA adesivo em local fresco.

 





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios