Uma proposta lúdica, que procura instigar a leitura de texto e imagem
Alfabeto de Histórias
Autor: Gilles Eduar
Editora: Ática
SÃO 23 HISTÓRIAS (UMA PARA CADA LETRA DO ALFABETO), QUE ENFATIZAM E BRINCAM COM O SOM DE CADA LETRA. TODAS NARRATIVAS CURTAS - E UM POUCO AMALUCADAS - QUE SE PASSAM EM GRANDES CENÁRIOS (A HISTÓRIA DA LETRA A NO AEROPORTO, A DA B NA BIBLIOTECA, A DA C NO CIRCO...). CADA HISTÓRIA ACOMPANHA UMA ENORME ILUSTRAÇÃO QUE ESCLARECE OS VOCÁBULOS DESCONHECIDOS DO LEITOR E INCLUI SITUAÇÕES DIVERSAS QUE POSSIBILITAM A CRIAÇÃO DE NOVAS CENAS. UM LIVRO QUE, DE MANEIRA AMPLA E MUITO DIVERTIDA, CONVIDA AS CRIANÇAS A PERCEBEREM QUE LER É TAMBÉM DAR SIGNIFICADO AO CONTEXTO, A SÍMBOLOS, DESENHOS E FIGURAS.
Atividade 01: roda de leitura
Objetivos: proporcionar ao aluno a reflexão diante da intenção do autor.
Estratégia: através do manuseio do livro, o aluno poderá compartilhar as imagens para uma melhor conclusão relacionando a intenção do autor.
Atividade 02: texto coletivo com intervenção do professor.
Objetivos: proporcionar a criança a desenvolver o interesse pela leitura e conhecer o alfabeto com textos curtos e em letra maiúscula.
Estratégia: entregar os livros para os alunos e trabalhar primeiramente a capa após trabalhar os sons de cada letra do alfabeto.
Atividade 03: alfabeto/ palavras
Objetivos: proporcionar ao aluno a compreensão do alfabeto (26 letras), como um todo, reescrevendo.
Estratégia: relacionar o alfabeto com o cotidiano, fazendo com que o aluno perceba a importância das palavras e das letras, proporcionando a escrita correta através da visualização da leitura e durante todo o ano através do arquivo de leitura.
Atividade 04: organização do projeto através da reescrita
Objetivos: avaliar o projeto, familiarizando o aluno com a escrita e reescrita do que foi trabalhado durante a leitura do livro, estimular a observação, ampliar o vocabulário e incluir o leitor como participante das histórias.
Estratégia: relacionar a proposta do livro com a compreensão do aluno, trabalhando a reescrita, pedindo que o aluno desenhe a capa do livro, em seguida que escolha as partes que queira refazer, pesquisar alguns animais que aparecem na história.
http://www.colegiosantateresa.net.br/projeto/Alfabeto-de-Historias/74.aspx
1. Possibilidades Pedagógicas
1. Estimular a leitura entre aqueles que estão descobrindo a escrita por meio de atividades lúdicas e interativas.
2. Favorecer o aprendizado da escrita (sistema da base alfabética, da correspondência som/letra) e da linguagem escrita (o texto narrativo, seus elementos e sua estrutura).
3. Exercitar a atenção sobre a (não) correspondência bi-unívica entre som e letra e, por conseqüência, observar regularidades e irregularidades na escrita de palavras: “ELA JÁ HAVIA COMIDO QUATRO QUILOS DE QUEIJO E UMA QUANTIDADE ENORME DE QUITUTES, QUANDO PAROU NO QUIOSQUE DO QUATI.” (p. 36)
4. Favorecer a produção de texto, oral ou escrito: ampliação ou criação de textos narrativos: “A mesma imagem pode render muitas histórias diferentes. Tente e invente.“ (p. 62: “Dicas de como brincar com o alfabeto de histórias”).
5. Ampliar vocabulário, conhecendo novas palavras e inferindo o seu significado pelo contexto visual.
6. Estimular a observação de detalhes visuais – tanto nas ilustrações quanto nas palavras escritas – a partir de comandas que desafiam a busca de soluções das situações problematizadas: “ Tem comidas gostosas e brincadeiras divertidas nesta quermesse. Você consegue encontrá-las? “ (p. 37)
2. Abordagens Interdisciplinares
LÍNGUA PORTUGUESA
• correspondências entre fonemas e letras, segundo Miriam Lemle1:
– bi-unívocas: p=/p/; b=/b/; t=/t/; d =/d/; f=/f/; v=/v/; a=/a/
– uma letra representando diferentes sons, segundo a posição: “DE REPENTE A RAPOSA RITA REPAROU NA RARÍSSIMA RÃ ROXA. (...) A RÃ RESOLVEU REFUGIAR-SE ENTRE AS RAÍZES DA RESTINGA.” (p. 38);
– um som representado por diferentes letras, segundo a posição: “E, COMO QUEM NÃO QUER NADA, A QUIMERA TOMOU QUINZE COPOS DE QUENTÃO.” (p. 36).
• letras K, W, Y
• elementos da narrativa os desafios – ao focar ora as personagens, ora o cenário, ora a seqüência de ações, a leitura do livro estimula a percepção de cada um deles .
ARTE
• estímulo à observação dos elementos do texto visual: ponto, linha, cor.
GEOGRAFIA
• semelhanças e diferenças entre espaços diferentes: características e nomeação. (Cf. Dica número 5 na página 62
Brincando com as palavras
Imprimir a história: AQUI
Aula:As letras do alfabeto:AQUI
Outras opções
A HISTÓRIA DO ALFABETO
Num lugar não tão distante existia uma família muito grande e unida: a família Alfabeto.
Como toda família, eles brigavam e também faziam as pazes.
A mãe era dona K, o pai era o seu W, e também tinha uma tia que morava junto, a dona Y.
A mamãe e o papai tinham 23 filhos. É, isso ai, 23 filhos!!!
Eram 5 meninas e 18 meninos.
As meninas eram chamadas de A, E, I, O e U.
Os meninos eram chamados de B, C, D, F, G, H, J, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X, e Z.
Puxa, quanto filhos não é?
Mas a mamãe e o papai não erravam os nome , nem esqueciam de ninguém.
Um belo dia, o meninos estavam muito agitados e brincando entre si, quando as meninas chegaram para brincar junto com eles. Mas os meninos não queriam que as meninas brincassem. O J disse:
- Saiam daqui, não queremos brincar com vocês!
O M rebateu:
- É isso ai, saiam daqui, essa brincadeira é pra meninos!
- Mas nós queremos brincar!!! - disse a irmã A.
- Não!!!!! Saiam daqui! - disse o H.
As meninas muito tristes ainda tentaram argumentar, mas os meninos foram muito ruins com elas.
Elas muito tristes foram chorar em outro canto de sua casa, quando uma fada madrinha apareceu e perguntou o que estava acontecendo. Elas explicaram que seus irmãos foram muito rudes com elas.
- O H foi o que mais xingou a gente! - disse a irmã I.
- É, o G e o Q também até puxaram meu cabelo. -disse a irmã U
- Mas que coisa feia esses meninos, maltratando suas irmãs. Já sei o que vamos fazer!
- O quê, o quê? - perguntou a irmã O.
- Vamos tirar a voz dos meninos para que não possam mais xingar vocês. Eles ficarão mudos. -disse a fada madrinha.
- Mas que triste! Não quero meus irmãos mudos! -disse a irmã E
- Calma minha linda. Não vai ser pra sempre. Só por 1 dia.
- Ah bom! Então tá. - irmã E disse.
E assim foi feito, a fada madrinha lançou o encanto e os irmãos ficaram mudos, sem voz, não tinham som. Queriam falar, mas não conseguiam (imitar o som do B sem a vogal e assim por diante com as outras consoantes).As meninas não riam deles, mas disseram que era uma lição, pra que eles nunca mais voltassem a xingar ou bater nos outros.
No outro dia, os irmãos já tinham suas vozes outra vez, menos o irmão H. Ele não tinha mais voz, ficou mudo pra sempre. A fada madrinha explicou que como ele tinha sido muito malvado, ele não ia mais falar.
As meninas ficaram tristes, mas a fada madrinha não quis reverter o feitiço com o irmão H.Quando todos já estavam indo embora, perceberam que os irmãos G e Q também estavam chorando. Eles também tinham ficado mudos.
A irmã U muito triste foi dar um abraço nele, quando de repente a voz deles voltou. Assim que a irmã U saiu de perto a voz sumiu. A fada madrinha apareceu e explicou que como eles tinham feito muita maldade com a irmã U, eles só conseguiriam falar perto da irmã U (GU e QU).
Assim, depois de todos os problemas os irmãos prometeram nunca mais fazer maldade com ninguém.
Papai e mamãe ficaram muito felizes com essa decisão. A partir daquele dia a família Alfabeto nunca mais brigou e viveram felizes para sempre.
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