BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, junho 25, 2013

História de minha cidade > Campos do Jordão > Lendas > 25/06/13

HISTÓRIA DE MINHA CIDADE
CAMPOS DO JORDÃO E SUAS LENDAS LOCAIS


Pedra do Baú

Pedra do Baú

A Pedra do Baú é um Monumento Natural Estadual de São Paulo, mas não é só isso.
Ela enfeita as montanhas da Mantiqueira na região de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí (a qual pertence), principalmente, mas pode ser vista de diversas cidades.
Você não precisa escalar, fazer esportes radicais, mountain bike…para aproveitar o encanto da Pedra do Baú, apesar de também ser um dos melhores destinos para tudo isso.
O entorno da Pedra oferece belíssimos passeios, ótimas opções de hospedagem, comida, arte e artesanato, cultura regional caipira, cultura erudita (como o festival de Inverno de Campos do Jordão), bucolismo e cidades hospitaleiras.


Uma das versões da lenda da pedra do Baú
Antigamente, devido às poucas estradas e parcos meios de transporte a grande maioria do comércio era realizado por sujeitos que levavam e traziam mercadorias, quer em malas por eles próprios carregadas ou em lombo de mulas, viajando de cidade em cidade, onde vendiam os mais variados tipos de produtos e bugigangas... esses indivíduos eram denominados de mascates.
Uma das histórias conta que um desses mascates , de tanto negociar , acabou enriquecendo e passou a guardar e transportar o seu tesouro em um baú. Certa feita, quando passava pelas proximidades de São Bento do Sapucaí, acometido por uma sede, resolveu colocar esse seu baú por sobre uma pedra e embrenhou-se na mata para procurar uma nascente de água. Conseguido o seu intento voltou para pegar o seu bem , mas no entanto não conseguiu mais localizar o tal baú, mas de repente, passou a avistar uma enorme pedra, também em forma de baú, onde entendeu que aquela era a pedra onde tinha depositado a sua urna e pelo tamanho e altura da mesma jamais conseguiria recuperar o que era seu.....
Outra história, muito semelhante a essa e ainda propagada por antigos cidadãos de São Bento do Sapucaí contam também sobre um mascate, porém desonesto, que enriqueceu ao subtrair bens e tesouros através de furtos aos tropeiros desavisados os quais dormiam despreocupados por aquelas bandas. O fruto desse desfalque foi também acondicionado em um baú, o qual para despistar as buscas da patrulha fora enterrado por esse mascate no meio da mata...o desafortunado,voltando dias mais tarde para reaver o objeto do roubo também não conseguiu mais encontrar o exato local dessa desova... ainda com a pulga atrás da orelha, pelas buscas do provável criminoso ainda na região, decidiu dar mais um tempo e esfriar a cabeça, voltando em outra ocasião , quando as coisas já estivessem esfriado, por assim dizer. Na sua volta ao provável local deparou-se com uma enorme pedra em forma de baú e inconformado com a incapacidade de atingir o local enlouqueceu e passou a vagar pelas ruas da cidade , dizendo em altos brados “Está em baixo da pedra ! está em baixo da pedra !!”
Os mesmos que atestam essa história em seus relatos afirmam que de fato o tal tesouro encontra-se realmente em baixo daquela pedra....
Folclorista e Pesquisador: Rui Torneze........


Aqui vocês encontram todas as lendas que estão no livro da coleção Conto, canto e encanto com a minha história, da Editora Noovha América:


Aqui a primeira postagem desta série



Camargo Freire

NOSSO SENHOR DOS CAMPOS DO JORDÃO

Vigiai, Senhor,
Para que jamais sejamos o machado impiedoso que corta, dilacera, fere e derriba as árvores que tem corpo e tem alma.
Protegei, Senhor,
Para que as fontes puras da vida ofertadas pos Vós despencando das nascentes generosas jorrem abundantes e incessantemente  para a sêde dos homens
Guardai, Senhor
Para que as montanhas curvilíneas e olímpicas
Que emolduram a Mantiqueira de safira, permaneçam incólumes e majestosas, dia e noite.
Velai, Senhor,
Para que as matas que recobrem as en costas dos morros, continuem a ser o encanto para  a tela do artista e o embevecimento para os olhos do povo.
Santificai, Senhor,
As mentes poluidoras dos homens ímpios, derramando  as bençãos radiosas do firmamento para que a terra não seja revolvida e violada.
Pai Nosso, Altíssimo Senhor, Artífice da Beleza, Guardião da Humanidade, defendei a Mantiqueira da sanha dos predadores!
Venha Vós ao nosso reino,
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na Terra como nos Céus!
Amém.
*Pedro Paulo Filho

Site  cultural da cidade





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios