HISTÓRIA DE MINHA CIDADE
CAMPOS DO JORDÃO E SUAS LENDAS LOCAIS
Pedra do Baú
A Pedra do Baú é um Monumento Natural Estadual de São Paulo, mas não é só isso.
Ela enfeita as montanhas da Mantiqueira na região de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí (a qual pertence), principalmente, mas pode ser vista de diversas cidades.
Você não precisa escalar, fazer esportes radicais, mountain bike…para aproveitar o encanto da Pedra do Baú, apesar de também ser um dos melhores destinos para tudo isso.
O entorno da Pedra oferece belíssimos passeios, ótimas opções de hospedagem, comida, arte e artesanato, cultura regional caipira, cultura erudita (como o festival de Inverno de Campos do Jordão), bucolismo e cidades hospitaleiras.
Uma das versões da lenda da pedra do Baú
Antigamente, devido às poucas estradas e parcos meios de transporte a grande maioria do comércio era realizado por sujeitos que levavam e traziam mercadorias, quer em malas por eles próprios carregadas ou em lombo de mulas, viajando de cidade em cidade, onde vendiam os mais variados tipos de produtos e bugigangas... esses indivíduos eram denominados de mascates.
Uma das histórias conta que um desses mascates , de tanto negociar , acabou enriquecendo e passou a guardar e transportar o seu tesouro em um baú. Certa feita, quando passava pelas proximidades de São Bento do Sapucaí, acometido por uma sede, resolveu colocar esse seu baú por sobre uma pedra e embrenhou-se na mata para procurar uma nascente de água. Conseguido o seu intento voltou para pegar o seu bem , mas no entanto não conseguiu mais localizar o tal baú, mas de repente, passou a avistar uma enorme pedra, também em forma de baú, onde entendeu que aquela era a pedra onde tinha depositado a sua urna e pelo tamanho e altura da mesma jamais conseguiria recuperar o que era seu.....
Outra história, muito semelhante a essa e ainda propagada por antigos cidadãos de São Bento do Sapucaí contam também sobre um mascate, porém desonesto, que enriqueceu ao subtrair bens e tesouros através de furtos aos tropeiros desavisados os quais dormiam despreocupados por aquelas bandas. O fruto desse desfalque foi também acondicionado em um baú, o qual para despistar as buscas da patrulha fora enterrado por esse mascate no meio da mata...o desafortunado,voltando dias mais tarde para reaver o objeto do roubo também não conseguiu mais encontrar o exato local dessa desova... ainda com a pulga atrás da orelha, pelas buscas do provável criminoso ainda na região, decidiu dar mais um tempo e esfriar a cabeça, voltando em outra ocasião , quando as coisas já estivessem esfriado, por assim dizer. Na sua volta ao provável local deparou-se com uma enorme pedra em forma de baú e inconformado com a incapacidade de atingir o local enlouqueceu e passou a vagar pelas ruas da cidade , dizendo em altos brados “Está em baixo da pedra ! está em baixo da pedra !!”
Os mesmos que atestam essa história em seus relatos afirmam que de fato o tal tesouro encontra-se realmente em baixo daquela pedra....
Folclorista e Pesquisador: Rui Torneze........
Aqui vocês encontram todas as lendas que estão no livro da coleção Conto, canto e encanto com a minha história, da Editora Noovha América:
Aqui a primeira postagem desta série
Camargo Freire
NOSSO SENHOR DOS CAMPOS DO JORDÃO
Vigiai, Senhor,
Para que jamais sejamos o machado impiedoso que corta, dilacera, fere e derriba as árvores que tem corpo e tem alma.
Protegei, Senhor,
Para que as fontes puras da vida ofertadas pos Vós despencando das nascentes generosas jorrem abundantes e incessantemente para a sêde dos homens
Guardai, Senhor
Para que as montanhas curvilíneas e olímpicas
Que emolduram a Mantiqueira de safira, permaneçam incólumes e majestosas, dia e noite.
Velai, Senhor,
Para que as matas que recobrem as en costas dos morros, continuem a ser o encanto para a tela do artista e o embevecimento para os olhos do povo.
Santificai, Senhor,
As mentes poluidoras dos homens ímpios, derramando as bençãos radiosas do firmamento para que a terra não seja revolvida e violada.
Pai Nosso, Altíssimo Senhor, Artífice da Beleza, Guardião da Humanidade, defendei a Mantiqueira da sanha dos predadores!
Venha Vós ao nosso reino,
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na Terra como nos Céus!
Amém.
*Pedro Paulo Filho
Site cultural da cidade
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.