Sorria, você está de volta à escola.”
“Venha descobrir o mundo mágico do conhecimento.”
“Aqui um ano inteiro de aventuras espera por você.”
“Estamos felizes que você esteja de volta.”
“Um grande desafio espera por você! Seja Bem-Vindo!”
“Sua presença nos deixa feliz!”
Colegas, se para nós adultos não foi fácil, imaginem para os pequenos torcedores...
Primeiros momentos com os alunos...
O assunto será: Brasil X Campeão X Derrota X Superação
Dependendo da idade de seus alunos você poderá direcionar a questão para nossas vitórias e derrotas dependem de esforços, estudo, dedicação....
Os valores atribuídos ao país do futebol não serão os mesmos após a goleada da seleção alemã contra a nossa brasileira.
Como educadoras ( e estamos abatidas pelo rumo que a educação vai indo ) é mais difícil.
Pensando positivo sugiro estímulos literários envolvendo histórias de superação, aproveitando as lições de fábulas, mostrando que perdemos também e que podemos vencer se nos prepararmos daqui para frente.
Algumas postagens sobre o assunto:
Os benefícios do futebol não estão ligados apenas à saúde.
Esse esporte popular tem muito mais a oferecer às crianças e aos adolescentes que têm a oportunidade de praticá-lo.
Quando praticado no ambiente escolar e trabalhado todo o seu potencial em sala de aula, o esporte tem o poder de estimular o interesse das crianças para as aulas e contribuir com o desenvolvimento de outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento.
Confira alguns dos benefícios do futebol para as crianças:
- Trabalha a coletividade.
- Ensina às crianças a importância de “jogar limpo”.
- Transmite as noções de ética, moral e autonomia.
- Treina o raciocínio rápido, a noção espacial e a concentração.
- Cria hábitos saudáveis e melhora a saúde.
- Traz ensinamentos com as derrotas.
- Perder faz parte do jogo - e da vida. Ao reavaliar uma derrota com o professor, a criança reflete sobre o que pode fazer para melhorar seu desempenho. Isso é importante para que ela perceba o valor do esforço para cada conquista.
- Incentiva o respeito ao outro.
- Estimula o comprometimento.
- Ensina que todo esforço vale a pena.
- Ajuda a controlar as emoções.
- Melhora a sociabilidade.
- Torna as crianças mais responsáveis.
Fonte: AQUI
Vejam mais : AQUI
O Brasil perdeu feio para a Alemanha, mas nem por isso devemos perder o orgulho por nosso país, mas que tal aprender algo com a derrota e ganhar de lavada na sala de aula?
- Saber notar rapidamente quando algo está errado
- Tenha um plano B estruturado
- Planejamento Antecipado
- Saúde Emocional
- Jogo em Equipe
- Uma Boa Liderança Faz a Diferença
- Não se acomode
- Conclusão
- Vejam : AQUI
Aula sobre perder e ganhar
Regras de jogos
Brincando e conhecendo as regras
Ensino infantil
Derrotas e vitórias fazem parte da vida
Ganhar e perder são circunstâncias da vida e aprender a administrá-las é um desafio para a criança.
Ajudá-la a incorporar a ideia de se esforçar para vencer e se arriscar a fracassar, sem estimular a competitividade desenfreada, é um desafio também para os pais, que não devem menosprezar essas experiências dos filhos.
É por volta dos 8 anos que os jogos esportivos, as gincanas e as competições escolares se intensificam e a garotada fica mais sensível a êxitos e fracassos. Antes, os pequenos até entendem a derrota e a vitória, mas não as consideram como um fim, pois ainda estão muito envolvidos com a atividade em si mesma. O aguçamento do espírito competitivo nessa fase está relacionado ao desenvolvimento infantil.
"Nessa idade, a criança já percebe muito as diferenças entre ela e as outras. Isso causa insegurança e ela precisa ir testando suas capacidades e seus limites.
A competição ajuda a se ver em relação ao outro", explica a psicóloga Deborah Moss Ejzenbaum. É claro que a experiência da vitória passa a ser muito significativa, mas a frustração também faz parte do processo.
"Nessa faixa, a criança está passando do egocentrismo para a vida social.
O desempenho passa a ser relevante diante do grupo.
E ela também compreende melhor as regras que condicionam os jogos", diz Isabel Cossalter, coordenadora pedagógica do Colégio I. L. Peretz, em São Paulo.
Na torcida
A essa altura, os pais precisam ser duplamente cuidadosos.
Por um lado, não podem minimizar a vivência da derrota, que é real para a criança.
Por outro lado, devem estimular a persistência e a busca do melhor desempenho, sem cobrar vitórias a qualquer preço.
"O problema é a exigência do sucesso, que elimina a possibilidade de errar, de refazer caminhos, de testar soluções diferentes.
É um risco supervalorizar o acerto e subestimar o erro", alerta Isabel.
O designer gráfico Maurílio Arcanjo, pai de Joaquim, de 9 anos, acha que esse é um aprendizado difícil para as crianças.
"O Joaquim encara mal as derrotas, mesmo que seja a do Corinthians, time para o qual ele torce.
Fico repetindo que o importante é ir lá e fazer o melhor", diz o pai.
E ele está no caminho certo.
"O estímulo não deve ser à vitória, mas ao esforço de quem se arrisca, de quem se expõe, inclusive ao fracasso", observa Deborah.
Respeito ao erro
A crítica à competitividade exagerada da sociedade moderna tem levado as escolas a enfatizar os jogos cooperativos, em vez dos competitivos.
Quando bem administrados, eles têm uma função importante.
"O jogo competitivo é pedagógico se for usado para ensinar a criança a insistir, a não ter medo de errar", diz a psicóloga Deborah Moss Ejzenbaum.
"Essas experiências são importantes também para ensinar à criança o respeito ao erro do outro", diz Isabel Cossalter, do colégio paulistano I. L. Peretz.
Como a própria garotada diz, até zoada tem limite.
Fonte: AQUI
Lidando com o ganhar e o perder
Aula com a história Embolada e história enrolada
Compreender a importância em participar de forma respeitosa, solidária e cooperativa nas modalidades esportivas trabalhadas na escola.
2. Reconhecer e discutir sobre os sentimentos decorrentes do ganhar e do perder.
3. Identificar e analisar situações em que alunos apresentaram comportamentos éticos e antiéticos em jogos realizados na escola e a forma como lidaram com o ganhar e o perder.
4. Perceber a relação entre o valor atribuído ao ganhar e ao perder em atividades esportivas e em outras situações de convívio social.
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