Uma bruxa-instrutora antipática e uma aprendiz muito esperta
A vassoura voadora e os brigadeiros de chocolate, quarto volume da coleção Histórias para Ler e Saborear, de autoria de Rosana Rios e ilustrações de Ciça Fittipaldi.
O livro conta a divertida aventura da bruxinha aprendiz Cordélia, às voltas com suas primeiras lições de vôo com uma bruxa-instrutora muito antipática.
Entre palavras mágicas, passeios em vassouras voadoras e um cachorro de nome muito estranho, Cordélia conhece os irmãos Lisandro e Demétrio e juntos iniciam uma alegre amizade.
Mas, eis que acontece o misterioso sumiço dos deliciosos brigadeiros de chocolate preparados na casa dos gêmeos e uma dúvida começa a incomodar a todos: quem foi? Quem não foi?
Será possível que o dono da doçaria, Iago Edmundo, aquele sujeito traiçoeiro tenha finalmente descoberto o segredo do preparo dos docinhos?
Ao final do livro, o leitor encontra a descrição da origem do brigadeiro e uma saborosa receita do quitute, simples e de fácil compreensão pelas crianças.
A história do chocolate
A origem do brigadeiro
A história e como foi inventado o mais famoso e apreciado docinho de festa.
O Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso (Brigadeiro para presidente).
Ainda faltava dar um nome para o novo doce.
Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.
As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.
Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado.
Depois, outra receitas foram criadas a partir da original.
Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.
Fonte: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.