Alice está de mau humor porque tem de estudar Matemática. Sorte que, bem na hora da tarefa, Lewis Carrol, o autor de Alice no País das Maravilhas, a leva para o País dos Números.
Lá, entre aventuras e charadas, Alice descobre que a Matemática tem como base o raciocínio, que ela serve para muita coisa e, o mais importante, que aprendê-la pode ser fácil e divertido.
... O PROFESSOR PODE SE AVENTURAR nesta obra:
- O CONTO DA CONTA: relata como surgiram os números.
- O BURACO DA MINHOCA: pode-se explorar medidas e conceitos básicos de geometria.
- O PAÍS DOS NÚMEROS: onde vários desafios são lançados e vão formando conceitos de Números Primos e Múltiplos, direcionando para o Crivo.
- O CRIVO DE ERATÓSTENES: ensina a crivar números e a tabuada.
- O LAMBIRITO: cita a topologia que estuda as propriedades gerais de qualquer figura, sem considerar forma ou tamanho.
- O MONSTRO DO LABIRINTO: os personagens conhecem a Minovaca que gostava de tabuada e lança um desafio à Alice.
- O DESERTO DE TRIGO: conta a história do jogo de xadrez, onde o Rei desafia Alice a jogar e ganhar com o menor número de jogadas.
- UM BOSQUE DE NÚMEROS: as aventuras continuavam com grandes surpresas para Alice, pois no bosque, redescobre a fórmula que representa a soma dos membros de uma progressão aritmética e consequentemente a progressão geométrica.
- O CONTO DA CONTA: relata como surgiram os números.
- O BURACO DA MINHOCA: pode-se explorar medidas e conceitos básicos de geometria.
- O PAÍS DOS NÚMEROS: onde vários desafios são lançados e vão formando conceitos de Números Primos e Múltiplos, direcionando para o Crivo.
- O CRIVO DE ERATÓSTENES: ensina a crivar números e a tabuada.
- O LAMBIRITO: cita a topologia que estuda as propriedades gerais de qualquer figura, sem considerar forma ou tamanho.
- O MONSTRO DO LABIRINTO: os personagens conhecem a Minovaca que gostava de tabuada e lança um desafio à Alice.
- O DESERTO DE TRIGO: conta a história do jogo de xadrez, onde o Rei desafia Alice a jogar e ganhar com o menor número de jogadas.
- UM BOSQUE DE NÚMEROS: as aventuras continuavam com grandes surpresas para Alice, pois no bosque, redescobre a fórmula que representa a soma dos membros de uma progressão aritmética e consequentemente a progressão geométrica.
- O CHÁ DAS CINCO: explora o conceito de frações, porcentagens, frações equivalentes, números decimais e seu valor posicional.
- O SORRISO ENIGMÁTICO: dá sentido ao desconhecido na matemática, ou seja a incógnita chegando a formular a equação do 1º grau.
- O QUADRADO MÁGICO: utilizando o recurso de Gaus resolve o quadro mágico.
- O MATEMAGO: utilizando matemagia, explica a propriedade da seqüência das potências de 2.
- OS COELHOS DE FIBONACCI: comparando com a reprodução dos coelhos, trabalha a seqüência que dá origem a expressões algébricas.
- EPÍLOGO: Alice abre os olhos e encontra um livro de matemática no colo e conclui que estudar matemática não é tão chato.
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