Um dia, o aluno de Mariana, uma jovem professora, a chamou de Dona Palavra.
E então ela se recordou que também teve uma Dona Palavra em sua infância, sua querida professora das séries iniciais.
Influenciada pela professora, anotava todas as impressões do dia a dia num caderno.
Ao encontrar suas lembranças nesta espécie de diário, guardado no armário, Mariana se surpreende e faz uma fascinante viagem ao passado.
Essa historia fala com que lembranças e palavras conseguimos ser alguém.
Uma professora chamada Mariana estava passando a matéria do dever de casa para a sua classe quando um aluno interrompe a aula e fala :
_ Dona Palavra , quero dizer , dona Mariana a palavra bem-vindo tem hífen?
Mariana responde:
_Tem. É claro!
Mariana pergunta:
_Porque me chamou de Dona Palavra ?
O aluno responde:
_É que você gosta muito de uma palavra, e você parece ser uma !
Mariana diz:
_Que ótimo sabe também tive uma dona Palavra, nas seres iniciais!
Com a conversa, dona Mariana lembra-se do seu passado, até que acha seu caderno de composições. Ela ao bre e em cada página mostra que toda palavra tem um sentido.
E assim se lembra do seu tempo de colégio, do seu diário, da sua visita ao zoo, das bruxices de liberdade, da sua casa, da sua carta para a vovó... Enfim as palavras nos levam a viajar no tempo e no espaço escondido de nossas lembranças!
Uma professora chamada Mariana estava passando a matéria do dever de casa para a sua classe quando um aluno interrompe a aula e fala :
_ Dona Palavra , quero dizer , dona Mariana a palavra bem-vindo tem hífen?
Mariana responde:
_Tem. É claro!
Mariana pergunta:
_Porque me chamou de Dona Palavra ?
O aluno responde:
_É que você gosta muito de uma palavra, e você parece ser uma !
Mariana diz:
_Que ótimo sabe também tive uma dona Palavra, nas seres iniciais!
Com a conversa, dona Mariana lembra-se do seu passado, até que acha seu caderno de composições. Ela ao bre e em cada página mostra que toda palavra tem um sentido.
E assim se lembra do seu tempo de colégio, do seu diário, da sua visita ao zoo, das bruxices de liberdade, da sua casa, da sua carta para a vovó... Enfim as palavras nos levam a viajar no tempo e no espaço escondido de nossas lembranças!
Proposta/projeto
Atividade
Texto e interpretação
Aprendendo com textos: diário
Projeto Estações da leitura
Ideia da professora Lucimara Gonçales
Grupo prof do fundamental I/facebook
Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema central, uma das paradas incluirá a tecnologia digital. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos de no máximo 5 pessoas, façam um rodízio pelos diversos pontos.
Cada grupo vai começar em uma estação diferente e circular a partir dela, é preciso que os grupos sejam capazes de resolver cada desafio isoladamente. Sendo elas:
1ª estação: Caixa surpresa: Pequenos textos
2 ª estação: Turma da Monica: Gibis
3 ª estação: Hora da tecnologia: vídeo de história infantil
4 ª estação: Textos fatiados ( músicas infantis e parlendas)
5 ª estação: Caça palavras gigante
6 ª estação: Cortina da adivinhas
O diário de Serafina
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.