Conhecer e respeitar a variedade linguística e cultural como expressão artística do povo.
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Quando o rap rima com cordel
Expressões culturais que se misturam
A arte do improviso e a rima estão presentes tanto na literatura quanto nos estilos musicais, muitas vezes são usados para contar histórias, expor ideias e falar sobre questões sociais e políticas que marcaram suas regiões.
Apesar das semelhanças, o cordel, repente e o rap não surgiram da mesma maneira, possuem interferências das regiões em que surgiram.
“A origem destes três segmentos de cultura é diferente. O ponto de convergência entre os três são as rimas, mas as diferenças em termos de arranjos sonoros são gritantes.” explica o produtor e compositor nordestino, Cauê Procópio. Mais: AQUI
“Na escola que eu estudo a arte se faz presente. Nós temos maracatu, o cordel e o repente.
Teatro e também o rap para contagiar a gente.”
Sobre o projeto: AQUI
+Projeto:
O projeto “De repente, rap!” tem como objetivo oferecer aos alunos uma nova perspectiva no que diz respeito a diferentes manifestações artísticas da cultura popular, que fazem uso da língua (falada e escrita) e também exercitam a criatividade a partir da criação de rimas e versos.
Prof. adapte as sugestões de acordo com sua turma
Tudo: AQUI
Lendo e interpretando
A literatura de cordel é um tipo de poesia popular oral e improvisada, também impressa em folhetos.
Esses folhetos eram
expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, lá em Portugal, o que deu origem ao nome.
No Nordeste do Brasil,
herdamos o nome, mas a tradição das cordas não permaneceu.
O cordel é escrito em forma rimada e alguns poemas são ilustrados.
Os autores, ou cordelistas,
recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem
leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Texto adaptado do site pt.wikipedia.org/wiki
O texto acima tem informações interessantes!!!!!
Tente descobrir pelas pistas que estão no texto acima o que quer dizer cadenciada.
Depois, confira
no dicionário se a sua ideia se aproxima da definição da palavra.
O nosso “passeio” nos levou para o Nordeste brasileiro, lá encontramos a literatura de cordel.
Na sua opinião, que contribuição essa tradição portuguesa trouxe para a nossa cultura?
Você conhece o Patativa de Assaré?
Ele chamava-se Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa de Assaré (Assaré, Ceará). Nasceu em 5 de março
de 1909 e morreu em 8 de julho de 2002.
Foi um poeta popular, compositor, cantor e cordelista brasileiro.
Abaixo, leia as duas
primeiras estrofes de uma de suas poesias...
O Sabiá e o Gavião
Eu nunca falei à toa.
Sou um cabôco rocêro,
Que sempre das coisa boa
Eu tive um certo tempero.
Não falo mal de ninguém,
Mas vejo que o mundo tem
Gente que não sabe amá,
Não sabe fazê carinho,
Não qué bem a passarinho,
Não gosta dos animá.
Já eu sou bem deferente.
A coisa mió que eu acho
É num dia munto quente
Eu i me sentá debaxo
De um copado juazêro,
Prá escutá prazentêro
Os passarinho cantá,
Pois aquela poesia
Tem a mesma melodia
Dos anjo celestiá
+ Patativa do Assaré
ABC do sertão
Xote ecológico
Repente/Cantoria
Atividade sugerida
Produção poema de cordel
A cultura da nossa região
Boa parte da Literatura de Cordel produzida no Brasil tem como foco o regionalismo nordestino.
A presente atividade tem por objetivo desenvolver uma discussão acerca de questões que envolvam o regionalismo da turma em questão.
Por exemplo:
- uma turma de alunos do interior de Minas Gerais (jeitinho mineiro, costumes, personagens, tradições, culinária);
- uma turma de alunos do pantanal matogrossense (Pantanal, natureza, lendas e mitos, música, tradições);
- uma turma de alunos do Rio Grande do Sul (costumes gaúchos, origem europeia, danças e lendas, história).
Para desenvolver a atividade em questão:
- divida a turma em 4 ou 5 grupos;
- cada grupo pesquisará um aspecto da cultura regional (culinária, costumes, lendas, tradições etc);
- as pesquisas poderão ter como fonte a internet, livros, relatos orais (pais, avós, bisavós).
Terminado o prazo estipulado para a pesquisa, empreenda um fórum na classe, em que todos tenham seu momento de fala. O professor será o mediador das apresentações, organizando o tempo de fala de cada grupo/aluno.
Peça aos alunos que:
- não interfiram na fala dos colegas;
- anotem possíveis dúvidas ou questionamentos;
- anotem no caderno as principais informações de cada uma das apresentações.
Produzindo um poema de cordel
Para a efetivação dessa atividade, o aluno deve:
- compreender as características da Literatura de Cordel;
- conhecer parte da cultura popular de sua região.
- A partir das discussões empreendidas em classe (literatura regionalista, literatura de cordel, cultura popular da região), bem como das anotações feitas pelos alunos, será proposto ao aluno:
- produzir, individualmente, um texto literário que se enquadre nas características cordelistas (regionalismo, narrativa com rimas, humor e metáforas);
- utilizar como temática da narrativa em versos o conteúdo compartilhado acerca da cultura regional em questão;
- utilizar as características de impressão tradicional do cordel (folha sulfite comum dobrada ao meio e capa como sulfite colorido);
- se possível, produzir uma ilustração que se assemelhe à técnica da xilogravura.
Lembre-se: Não exija textos muito extensos, já que o objetivo é que os alunos produzam um texto artístico.
Promovendo um recital de poesias de cordel
Após a produção dos textos em cordel, proponha aos alunos desenvolver um recital.
Discuta com eles a natureza do recital. Por exemplo:
- os textos serão recitados somente para os colegas da turma?
- cada aluno recitará uma poesia completa ou somente alguns versos?
- serão convidados outras turmas da escola?
- será um evento aberto aos familiares dos alunos?
Após decidido a natureza do recital, é importante que seja desenvolvido, pelo menos, dois ensaios com os alunos, visando:
- aprimorar a leitura expressiva e poética;
- construir possíveis cenários e figurinos;
- organizar a ordem e o tempo de duração das apresentações. Fonte
Interpretando um cordel/aula
Cordéis para imprimir
Fichas de leitura
Rap e letramento
Atividade de trabalho com rimas, em ritmo de rap.
Aula /O cordel e o rap
AQUI e AQUI
Aula
Cordel e rap
AQUI
Xilogravuras: AQUI
Aula
Cordel e rap
• Desenvolver a expressão e a comunicação para a linguagem oral e escrita;
• Perceber as características do Cordel e do RAP;
• Apresentar inquietações acerca do texto não verbal mostrado nos cordéis (xilogravuras);
• Desenvolver o senso crítico de forma mais aguçada;
• Refletir sobre a realidade do país;
• Relacionar os gêneros com a cultura dos jovens
• Perceber as características do Cordel e do RAP;
• Apresentar inquietações acerca do texto não verbal mostrado nos cordéis (xilogravuras);
• Desenvolver o senso crítico de forma mais aguçada;
• Refletir sobre a realidade do país;
• Relacionar os gêneros com a cultura dos jovens
AQUI
Xilogravuras: AQUI
Um cordel pra virar rap
Tema: transportes
Através de um projeto que utilize os estilos musicais Hip Hop e Rap, dá para se integrar várias áreas, fazendo um trabalho interdisciplinar.
O rap (ritmo e poesia) é de origem jamaicana, apareceu por volta dos anos 60 nos guetos e nas periferias. Sons eram instalados pelas ruas, tendo sempre um DJ e um “toaster” (que fala durante a execução da música).
Acredita-se que o rap tenha sido a força para o hip hop, pois muitos jovens emigraram para os Estados Unidos, em razão dos problemas políticos e econômicos que o país passava na época, através de Kool Herc, um dos maiores DJs.
O surgimento do hip hop também é marcado pela opressão social sofrida pelas classes mais abastadas, porém nos Estados Unidos, já na década de 70. Da mesma forma, os jovens passaram a reivindicar seus direitos, através de letras musicais ritmadas e poéticas, porém tanto quanto hostis.
O hip hop é uma cultura criada nas ruas, através da união desses jovens de periferias, atrelando a expressão de quatro vertentes artísticas: o grafite, os DJs, os MCings (rimas improvisadas) e o break (estilo de dança). Continua: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.