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Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2019
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segunda-feira, junho 24, 2019

Expressões culturais que se misturam> Cordel>Rappers>Repente>24/06/2019


Resultado de imagem para cordel + repente


Conhecer e respeitar a variedade linguística e cultural como expressão artística do povo.
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Quando o rap rima com cordel
Expressões culturais que se misturam

A arte do improviso e a rima estão presentes tanto na literatura quanto nos estilos musicais, muitas vezes são usados para contar histórias, expor ideias e falar sobre questões sociais e políticas que marcaram suas regiões. 
Apesar das semelhanças, o cordel, repente e o rap não surgiram da mesma maneira, possuem interferências das regiões em que surgiram. 
“A origem destes três segmentos de cultura é diferente. O ponto de convergência entre os três são as rimas, mas as diferenças em termos de arranjos sonoros são gritantes.” explica o produtor e compositor nordestino, Cauê Procópio. Mais:  AQUI


“Na escola que eu estudo a arte se faz presente. Nós temos maracatu, o cordel e o repente. 
Teatro e também o rap para contagiar a gente.”
Sobre o projeto: AQUI
+Projeto:
O projeto “De repente, rap!” tem como objetivo oferecer aos alunos uma nova perspectiva no que diz respeito a diferentes manifestações artísticas da cultura popular, que fazem uso da língua (falada e escrita) e também exercitam a criatividade a partir da criação de rimas e versos.
Prof. adapte as sugestões de acordo com sua turma
Tudo:  AQUI


Lendo e interpretando
A literatura de cordel é um tipo de poesia popular oral e improvisada, também impressa em folhetos. 
Esses folhetos eram expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, lá em Portugal, o que deu origem ao nome. 
No Nordeste do Brasil, herdamos o nome, mas a tradição das cordas não permaneceu. 
O cordel é escrito em forma rimada e alguns poemas são ilustrados. 
Os autores, ou cordelistas, recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Texto adaptado do site pt.wikipedia.org/wiki 
O texto acima tem informações interessantes!!!!! 
Tente descobrir pelas pistas que estão no texto acima o que quer dizer cadenciada. 
Depois, confira no dicionário se a sua ideia se aproxima da definição da palavra. 
O nosso “passeio” nos levou para o Nordeste brasileiro, lá encontramos a literatura de cordel. 
Na sua opinião, que contribuição essa tradição portuguesa trouxe para a nossa cultura? 


Você conhece o Patativa de Assaré?
 Ele chamava-se Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa de Assaré (Assaré, Ceará). Nasceu em 5 de março de 1909 e morreu em 8 de julho de 2002. 
Foi um poeta popular, compositor, cantor e cordelista brasileiro. 
Abaixo, leia as duas primeiras estrofes de uma de suas poesias... 
O Sabiá e o Gavião
Eu nunca falei à toa. 
Sou um cabôco rocêro, 
Que sempre das coisa boa
 Eu tive um certo tempero.
 Não falo mal de ninguém, 
Mas vejo que o mundo tem 
Gente que não sabe amá,
 Não sabe fazê carinho, 
Não qué bem a passarinho, 
Não gosta dos animá. 
Já eu sou bem deferente. 
A coisa mió que eu acho 
É num dia munto quente
 Eu i me sentá debaxo 
De um copado juazêro, 
Prá escutá prazentêro 
Os passarinho cantá,
Pois aquela poesia 
Tem a mesma melodia 
Dos anjo celestiá 
+ Patativa do Assaré
ABC do sertão
Xote ecológico
Repente/Cantoria

Atividade sugerida
Produção poema de cordel
A cultura da nossa região
Boa parte da Literatura de Cordel produzida no Brasil tem como foco o regionalismo nordestino.
A presente atividade tem por objetivo desenvolver uma discussão acerca de questões que envolvam o regionalismo da turma em questão.
Por exemplo:
  • uma turma de alunos do interior de Minas Gerais (jeitinho mineiro, costumes, personagens, tradições, culinária);
  • uma turma de alunos do pantanal matogrossense (Pantanal, natureza, lendas e mitos, música, tradições);
  • uma turma de alunos do Rio Grande do Sul (costumes gaúchos, origem europeia, danças e lendas, história).
Para desenvolver a atividade em questão:
  • divida a turma em 4 ou 5 grupos;
  • cada grupo pesquisará um aspecto da cultura regional (culinária, costumes, lendas, tradições etc);
  • as pesquisas poderão ter como fonte a internet, livros, relatos orais (pais, avós, bisavós).
Terminado o prazo estipulado para a pesquisa, empreenda um fórum na classe, em que todos tenham seu momento de fala. O professor será o mediador das apresentações, organizando o tempo de fala de cada grupo/aluno.
Peça aos alunos que:
  • não interfiram na fala dos colegas;
  • anotem possíveis dúvidas ou questionamentos;
  • anotem no caderno as principais informações de cada uma das apresentações.
Produzindo um poema de cordel
Para a efetivação dessa atividade, o aluno deve:
  • compreender as características da Literatura de Cordel;
  • conhecer parte da cultura popular de sua região.
  • A partir das discussões empreendidas em classe (literatura regionalista, literatura de cordel, cultura popular da região), bem como das anotações feitas pelos alunos, será proposto ao aluno:
  • produzir, individualmente, um texto literário que se enquadre nas características cordelistas (regionalismo, narrativa com rimas, humor e metáforas);
  • utilizar como temática da narrativa em versos o conteúdo compartilhado acerca da cultura regional em questão;
  • utilizar as características de impressão tradicional do cordel (folha sulfite comum dobrada ao meio e capa como sulfite colorido);
  • se possível, produzir uma ilustração que se assemelhe à técnica da xilogravura.
Lembre-se: Não exija textos muito extensos, já que o objetivo é que os alunos produzam um texto artístico.

Promovendo um recital de poesias de cordel
Após a produção dos textos em cordel, proponha aos alunos desenvolver um recital.
Discuta com eles a natureza do recital. Por exemplo:
  • os textos serão recitados somente para os colegas da turma?
  • cada aluno recitará uma poesia completa ou somente alguns versos?
  • serão convidados outras turmas da escola?
  • será um evento aberto aos familiares dos alunos?
Após decidido a natureza do recital, é importante que seja desenvolvido, pelo menos, dois ensaios com os alunos, visando:
  • aprimorar a leitura expressiva e poética;
  • construir possíveis cenários e figurinos;
  • organizar a ordem e o tempo de duração das apresentações.   Fonte
Interpretando um cordel/aula
Cordéis para imprimir
Fichas de leitura

Rap e letramento
Atividade de trabalho com rimas, em ritmo de rap.
Aula /O cordel e o rap
AQUI e  AQUI
Aula
Cordel e rap

• Desenvolver a expressão e a comunicação para a linguagem oral e escrita;
• Perceber as características do Cordel e do RAP;
• Apresentar inquietações acerca do texto não verbal mostrado nos cordéis (xilogravuras);
• Desenvolver o senso crítico de forma mais aguçada;
• Refletir sobre a realidade do país;
• Relacionar os gêneros com a cultura dos jovens

AQUI
Xilogravuras:  AQUI
Um cordel pra virar rap
Tema: transportes
AQUI e  AQUI


Através de um projeto que utilize os estilos musicais Hip Hop e Rap, dá para se integrar várias áreas, fazendo um trabalho interdisciplinar.
O rap (ritmo e poesia) é de origem jamaicana, apareceu por volta dos anos 60 nos guetos e nas periferias. Sons eram instalados pelas ruas, tendo sempre um DJ e um “toaster” (que fala durante a execução da música).
Acredita-se que o rap tenha sido a força para o hip hop, pois muitos jovens emigraram para os Estados Unidos, em razão dos problemas políticos e econômicos que o país passava na época, através de Kool Herc, um dos maiores DJs.
O surgimento do hip hop também é marcado pela opressão social sofrida pelas classes mais abastadas, porém nos Estados Unidos, já na década de 70. Da mesma forma, os jovens passaram a reivindicar seus direitos, através de letras musicais ritmadas e poéticas, porém tanto quanto hostis.
O hip hop é uma cultura criada nas ruas, através da união desses jovens de periferias, atrelando a expressão de quatro vertentes artísticas: o grafite, os DJs, os MCings (rimas improvisadas) e o break (estilo de dança). Continua:  AQUI




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