BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Coletânea Especial "Massa de modelar"> 24/02/2021

 


A importância da massa de modelar na Educação Infantil + atividades + receita

A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na fase inicial da alfabetização das crianças, sendo que quando bem mediado pelo educador tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, oralidade, estimular matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.

AQUI

A massinha de modelar permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
   
    Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.  
Também através da massinha as crianças podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática. A escola, muitas vezes, explora largamente o trabalho com elementos bidimensionais: o desenho, o livro, a pintura, etc. e ignora o trabalho com elementos tridimensionais.

    Considerando os três aspectos propostos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na    área das Artes:

• o fazer artístico-

• a apreciação-

• a reflexão-

Continua: AQUI

Campo de experiência: Traços, sons cores e formas
O mundo está cheio de traços, sons, cores e formas. Para onde olhamos, seja lá onde pisamos ou tocamos: em cenários urbanos ou da natureza somos invadidos por essa diversidade de estímulos tão importantes para a nossa compreensão de mundo. E é exatamente esse o terceiro campo de experiência definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamental para o aprendizado na educação infantil. Continua: AQUI

Benefícios da massinha de modelar

Planos de aulas

Brincando com massinha

AQUI

AQUI

AQUI

Escrevendo com a massinha

AQUI

Esculturas com massinha/BNCC

AQUI

Links que valem ouro para ensino infantil

Muitas sugestões atuais, de acordo com BNCC

AQUI

Aula digital/Instrucional: AQUI

Vídeos/ Atividades com massinha

AQUI   AQUI   AQUI   AQUI

Você encontra sugestões literárias, aqui do Linguagem e Afins

O mistério da caixinha vermelha

Tema: Aventura/ Suspense/ Mistério; Livro de Imagem (Sem Texto Verbal); Relações Sociais/ Comportamento
Uma caixa vermelha aparece no meio da rua. Cada pessoa que a vê (um executivo, uma jovem com seu cãozinho, um idoso e uma criança) experimenta um sentimento e mostra uma reação. 
No final, o menino brincalhão vira a caixa para baixo, mostrando que nenhum objeto havia dentro dela, mas o seu fundo era de um material diferente - daí a grande surpresa.
Atividades sugeridas
  • Fazer a leitura das imagens com os alunos, deixando que exprimam suas ideias.
  • Pedir comentários sobre a capa, lembrando o fato de a caixa ser vermelha. O que essa cor pode simbolizar?
  • Debater a reação de cada personagem em relação à caixa.
  • Sugerir que os alunos façam uma caixa semelhante e a deixem no pátio, na hora do recreio. Um grupo anotará num bloco as reações percebidas. Em seguida, discutir em classe essa experiência.
  • Pedir que pesquisem sobre o conto mitológico "A caixa de Pandora".
  • Produção de texto: "Espelho, espelho meu, não há ninguém mais.......... do que eu".

AQUI

A ponte

Ética / Pluralidade cultural / Conto / Gigantes / Urso / Boas maneiras / Convivência social / Cooperação / Respeito às diferenças
No meio da ponte surge um impasse: alguém tinha que recuar.

Não é um rio qualquer é “o rio” aquele que vê, sente e “sabe de muitas histórias”. 
Embora as suas águas não sejam sempre as mesmas, a sua alma ali permanece em seu leito, pedras, margens, principalmente, na sua ponte que não é uma ponte grande, mas, sim, uma grande ponte, pois há muito sentimento, quando o narrador se refere a ela.
Em  A ponte temos o encontro de um gigante e de um urso. Os dois querem atravessar a mesma ponte, ao mesmo tempo, mas nenhum está disposto a ceder para o outro, pois a ponte, por ser muito estreita, não suporta que ambos passem ao mesmo tempo.   

AQUI

Loreta a borboleta xereta

AQUI

Releituras obras Tarsila do Amaral

AQUI   AQUI

Subtração

Massinha...
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. 
A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
 Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.

AQUI

A menina tagarela

AQUI

A menina derretida

AQUI

O dia-a-dia de Dadá

História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar. 
Mostra um dia na vida de uma menina, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir. 
Situações do cotidiano tratadas com humor e lirismo.
Temas secundários: hábitos alimentares; atividades do cotidiano; trabalho e lazer; a casa e a escola; modelagem; aquarela.

AQUI

CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS
 COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

AQUI

Asa de papel:  AQUI

Alice faz aniversário: AQUI

Cadê Clarisse: AQUI

Outras obras:  AQUI






Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios