A importância da massa de modelar na Educação Infantil + atividades + receita
A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na fase inicial da alfabetização das crianças, sendo que quando bem mediado pelo educador tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, oralidade, estimular matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.
AQUI
A massinha de modelar permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.
Também através da massinha as crianças podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática. A escola, muitas vezes, explora largamente o trabalho com elementos bidimensionais: o desenho, o livro, a pintura, etc. e ignora o trabalho com elementos tridimensionais.
Considerando os três aspectos propostos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na área das Artes:
• o fazer artístico-
• a apreciação-
• a reflexão-
Campo de experiência: Traços, sons cores e formas
O mundo está cheio de traços, sons, cores e formas. Para onde olhamos, seja lá onde pisamos ou tocamos: em cenários urbanos ou da natureza somos invadidos por essa diversidade de estímulos tão importantes para a nossa compreensão de mundo. E é exatamente esse o terceiro campo de experiência definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamental para o aprendizado na educação infantil. Continua: AQUI
Benefícios da massinha de modelar
Planos de aulas
Brincando com massinha
AQUI
AQUI
AQUI
Escrevendo com a massinha
AQUI
Esculturas com massinha/BNCC
AQUI
Links que valem ouro para ensino infantil
Muitas sugestões atuais, de acordo com BNCC
AQUI
Aula digital/Instrucional: AQUI
Vídeos/ Atividades com massinha
AQUI AQUI AQUI AQUI
Você encontra sugestões literárias, aqui do Linguagem e Afins
O mistério da caixinha vermelha
Tema: Aventura/ Suspense/ Mistério; Livro de Imagem (Sem Texto Verbal); Relações Sociais/ Comportamento
Uma caixa vermelha aparece no meio da rua. Cada pessoa que a vê (um executivo, uma jovem com seu cãozinho, um idoso e uma criança) experimenta um sentimento e mostra uma reação.
No final, o menino brincalhão vira a caixa para baixo, mostrando que nenhum objeto havia dentro dela, mas o seu fundo era de um material diferente - daí a grande surpresa.
Atividades sugeridas
- Fazer a leitura das imagens com os alunos, deixando que exprimam suas ideias.
- Pedir comentários sobre a capa, lembrando o fato de a caixa ser vermelha. O que essa cor pode simbolizar?
- Debater a reação de cada personagem em relação à caixa.
- Sugerir que os alunos façam uma caixa semelhante e a deixem no pátio, na hora do recreio. Um grupo anotará num bloco as reações percebidas. Em seguida, discutir em classe essa experiência.
- Pedir que pesquisem sobre o conto mitológico "A caixa de Pandora".
- Produção de texto: "Espelho, espelho meu, não há ninguém mais.......... do que eu".
AQUI
A ponte
Ética / Pluralidade cultural / Conto / Gigantes / Urso / Boas maneiras / Convivência social / Cooperação / Respeito às diferenças
No meio da ponte surge um impasse: alguém tinha que recuar.
Não é um rio qualquer é “o rio” aquele que vê, sente e “sabe de muitas histórias”.
Embora as suas águas não sejam sempre as mesmas, a sua alma ali permanece em seu leito, pedras, margens, principalmente, na sua ponte que não é uma ponte grande, mas, sim, uma grande ponte, pois há muito sentimento, quando o narrador se refere a ela.
Em A ponte temos o encontro de um gigante e de um urso. Os dois querem atravessar a mesma ponte, ao mesmo tempo, mas nenhum está disposto a ceder para o outro, pois a ponte, por ser muito estreita, não suporta que ambos passem ao mesmo tempo.
AQUI
Loreta a borboleta xereta
AQUI
Releituras obras Tarsila do Amaral
AQUI AQUI
Subtração
Massinha...
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos.
A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.
AQUI
A menina tagarela
AQUI
A menina derretida
AQUI
O dia-a-dia de Dadá
História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar.
Mostra um dia na vida de uma menina, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir.
Situações do cotidiano tratadas com humor e lirismo.
Temas secundários: hábitos alimentares; atividades do cotidiano; trabalho e lazer; a casa e a escola; modelagem; aquarela.
AQUI
CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS
COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE
AQUI
Asa de papel: AQUI
Alice faz aniversário: AQUI
Cadê Clarisse: AQUI
Outras obras: AQUI
Seu site tem muitas ideias criativas para ler. obrigada por compartilhar
ResponderExcluirObrigada.Volte sempre
Excluir