BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 16, 2011

Carnaval>Origem> História > 16/01/11


 


O carnaval é uma festa, em que o país inteiro, pessoas de todas as idades e classes sociais, se unem numa só alegria para dançar, cantar, sambar, se fantasiar e deixar a imaginação tomar conta! É a festa mais popular do país. Mas como será que nasceu essa festa cheia de folia?
O carnaval surgiu no Brasil na segunda metade do século 18, e veio para substituir uma festa popular meio esquisita trazida pelos portugueses: o entrudo.
Nessa festa meio gosmenta, os foliões comemoravam jogando água, farinha e ovos uns nos outros! O entrudo foi proibido e então as pessoas ricas do Rio de Janeiro começaram a fazer passeatas nas ruas. Em 1877, o carnaval já tinha caído nas graças do povo!
Quer conhecer melhor a história dessa festa que é a cara do Brasil? Então coloque sua fantasia preferida e embarque agora em uma incrível viagem através do carnaval!

Por incrível que pareça, nem sempre o carnaval foi comemorado com samba, mesmo no Rio de Janeiro. No século 18, não havia um tipo de música específico para a festa. Já no finalzinho do século 19 e no comecinho do século 20, eram as marchas-rancho que embalavam os foliões cariocas. A primeira música feita especialmente para o carnaval foi "Abre Alas":
"Ó abre alas, que eu quero passar
Eu sou da lira, não posso negar (...)"
Ela foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, para o cordão Rosa de Ouro (na época, ainda não havia escolas de samba). Mas fez sucesso de verdade dois anos depois, no carnaval de 1901.
Antes disso, as pessoas não faziam músicas para o carnaval, como hoje temos os sambas-enredo, compostos para as escolas de samba cantarem no desfile. O samba só era cantado em reuniões nas casas, quando se formavam rodas e os presentes improvisavam versos e melodias.
As marchinhas de carnaval também faziam muito sucesso na primeira metade do século 20. Mais rápidas que a marcha-rancho, algumas canções nesse ritmo são cantadas até hoje:

"Se você fosse sincera/ ô ô ô ô, Aurora/ Veja só que bom que era/ ô ô ô ô/ Aurora" ("Aurora", de Mário Lago e Roberto Roberti, 1941)
"Mamãe eu quero/ Mamãe eu quero/ Mamãe eu quero mamar/ Dá a chupeta/ Dá a chupeta/ Dá a chupeta pro neném não chorar" ("Mamãe eu Quero", de Jararaca e Vicente Paiva, 1937)

"Taí, eu fiz tudo prá você gostar de mim/ Ah meu bem não faz assim comigo não/ Você tem, você tem que me dar seu coração" ("Taí", de Joubert de Carvalho, 1930)


No Nordeste do país, há lugares em que o carnaval é super animado. Mas, ao contrário do que acontece no Rio de Janeiro, não se toca muito samba. No Estado de Pernambuco, por exemplo, tem o maracatu, o frevo e outros ritmos. E na Bahia a animação corre por conta do samba-reggae (uma variedade moderna do samba), dos afoxés com seus blocos famosos, como o Ilê Ayê e o Filhos de Ghandi, e da "axé music".




Carnaval antes do samba!
Foi depois do sucesso da música "Pelo Telefone", em 1917, que carnaval e samba começaram a virar unha e carne. Nessa época, as pessoas saíam às ruas para dançar nos blocos. Mas ainda demorou um pouco para surgir a primeira escola de samba, a Deixa Falar, criada em 1928 no bairro carioca do Estácio.
O desfile da Deixa Falar tinha uma novidade: ao contrário dos blocos, que saíam pelas ruas com orquestras de instrumentos de corda e de sopro, a primeira escola de samba era acompanhada apenas por instrumentos de percussão, como pandeiro, tamborim, cuíca. Ou seja, bem parecido com os desfiles de hoje.
A primeira disputa entre escolas de samba foi organizada por um dos fundadores da Mangueira, cujo apelido era Zé Espinguela. Aconteceu em 1929 e participaram a Portela, a Mangueira e a Estácio de Sá. Não havia julgamento de bateria, evolução, alegoria; só os sambas eram avaliados. A Portela foi a primeira campeã.
Samba e carnaval deram-se as mãos e saíram rodopiando pelo mundo, como o mestre-sala e a porta-bandeira dos desfiles. Hoje, existem escolas de samba no mundo inteiro _ até no Japão!

Fonte: http://www.canalkids.com.br/carnaval/musica.htm






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios