BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Produção de textos> Objetos> 13/01/12

Produção de texto a partir de objetos.

Autor: Ana Maria Ferola da Silva Nunes
 Co-autores: Denize D. C. Rizzotto, Eliana A.Carleto, Luciana S. Muniz, Patrícia C. Pacheco
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir dessa aula os/as alunos/as poderão desenvolver melhor sua imaginação, compreender a função social da língua escrita e oral e ter a oportunidade de criar um texto tendo como elemento motivador uma brincadeira.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos: 2 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam alfabéticos conseguindo montar pequenos textos.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a organize e leve para sua sala de aula uma caixa vazia de tamanho médio ou grande toda enfeitada.
Esse enfeite poderá ser de papel de presente, laço de fita, retalhos, do jeito que lhe convier.
O importante é que visualmente, essa caixa seja atrativa para seus/as alunos/as.
Coloque dentro dessa caixa objetos diversos que podem ser: colares, perucas, chapéus, sapatos, carrinhos, bolas, o que você, tiver ao seu alcance.
Antes que os/as alunos/as cheguem à sala, é importante que essa caixa já esteja lá, o que irá aumentar a curiosidade de sua turma.
Para ficar mais interessante você poderá deixar um bilhete escrito em letras grandes:
PARA OS/AS ALUNOS/AS DO......ANO COM CARINHO DO/A SR/SRA....
O/A autor/a do bilhete poderá ser um/a personagem que atraia a atenção dos/as alunos/as. Sugerimos que esse/a personagem seja neutro/a, como o vento, o sol, a lua. Para não mexer com questão de gênero.
Professor/a é importante que, ao entrar na sala de aula, se faça de “desentendida/o” como se não soubesse da caixa.
 Faça que pareça uma surpresa.
Em roda, ou seja, com os/as alunos/as assentados em círculo no chão, coloque a caixa no centro. Leia o bilhete, explorando o que seria um bilhete e para que ele serve, sua função social.
Comece a questioná-los/as sobre o que teria na caixa, quem seria o/a emissor/a do bilhete, o que ele/a estaria trazendo naquela caixa para a sala de aula.
Professor/a você poderá colocar dentro dessa caixa, uma carta, e também seria interessante explorar com os/as alunos/as a sua função social.
 Nessa carta poderá estar escrito o porque daquela caixa, o que deverão fazer com os objetos que lá estão, e o que mais convier.
Como os/as alunos/as estão em roda peça que cada um/a escolha um objeto.
É importante que haja um objeto para cada aluno/a.
Feita as escolhas retome os/as alunos/as nas carteiras e peça a eles/as que observem o objeto escolhido e escreva sobre ele focando:
. suas características físicas;
. para que serve;
. quem poderia utilizar esse objeto.
Peça aos/as alunos/as que imaginem um/a personagem que faça uso do objeto que ele/a escolheu. Dê a esse/a personagem um nome e invente uma história para o/a personagem criado fazendo uso do objeto que o/a aluno/a optou.
• Em outra etapa peça aos/as alunos/as que criem seus personagens a partir de sucatas como garrafas pet vazias, lãs, tecidos em retalho e o que mais for possível ter naquele momento.
• Aproveite esta atividade e solicite também que os alunos/as criem um texto instrumental, registrando o que utilizaram para confeccionarem o/a personagem, as instruções de montagem, ou seja as etapas que utilizaram.
• Para encerrar esta atividade sugira que os/as alunos/as façam uma apresentação dos/as personagens que criaram, ou então faça uma exposição para que todos/as possam expor seus trabalhos.
 Isto valoriza o trabalho deles/as e possibilita a socialização dos resultados.
Avaliação
A avaliação para esta aula pode ser realizada por meio de observação do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades propostas e pela produção das crianças.
Verifique também o envolvimento dos/as alunos/as na participação na construção dos personagens.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios