Ziraldo
Vejam aqui:
A família de cada um
Autor :Amanda Barros Teixeira
Organizar um painel decorativo com fotos de sua família.
Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas.
Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O alunos deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
No dia anterior a essa aula a professora deve mandar um bilhete pedindo que os alunos tragam fotos (sem colar) de sua família.
Momento 1
A professora deve fazer uma roda com os alunos e pedir que cada um mostre com quem mora, contando o grau de parentesco que possui com a pessoa da foto que trouxeram (pai, mãe, avó, tia, irmã(o), padrasto, primo)... Todos devem ter a oportunidade de falar e todos devem ser ouvidos, para que a turma conheça a família de cada um.
Após todos apresentarem sua família, a professora através de uma conversa informal, pode perguntar aos alunos:
■As famílias da turma são iguais?
■Que diferenças vocês perceberam?
■Quais são as semelhanças?
Momento 2
Os traços das ilustrações e as cores fortes aproximam e chamam a atenção da criança.Momento 3
Após a leitura do livro, a professora deve perguntar quais alunos se identificam com os tipos de famílias que apareceram no livro.
■Quem tem família pequena?
■Quem tem uma família que mora longe?
■A família de quem aqui é bem grande?
■Quem aqui tem padrasto?
■Quem aqui só tem mãe? Quem tem só pai?
■Quem aqui na turma tem pessoas de raças diferentes na família?
Através dessa discussão, os alunos devem perceber que, de fato, a estrutura familiar de cada um é diferente e que cada uma deve ser respeitada, pois o importante é ter alguém que cuida de nós e nos ame.
Nenhuma família é melhor ou pior por suas características.
Momento 4
Dar uma folha da atividade abaixo para cada criança:
Momento 5
Colocar no quadro as fotos trazidas pelos alunos e chamar à frente uma criança por vez.
O aluno deve ler para os colegas as frases que escreveu e mostrar sua folha da atividade anterior, pelo desenho, as outras crianças devem tentar adivinhar qual foto é a do colega que está à frente.
Após todos apresentarem seus desenhos deve ser confeccionado, em grupos de quatro alunos, um painel decorativo com as fotos das famílias para enfeitar a sala.
Avaliação
Observar a motivação dos alunos durante a apresentação de sua família, através das fotos trazidas.
Observar, durante as conversas, se a turma percebeu a diversidade dos tipos de famílias existentes.
Observar se conseguiram fazer relação do livro trabalhado com suas próprias famílias,
Analisar se na atividade do momento 4 foram capazes de representar com o desenho os membros de sua família, fazendo relação entre o numeral apresentado e a quantidade de pessoas no desenho.
Obsevar o avanço em relação ao processo de aprendizado do código escrito do aluno, na elaboração de frases sobre suas famílias.
Observar a interação e participação dos alunos durante a última atividade.
Livro da família
Livrinho de apresentação das diferentes famílias, vários tipos de famílias e várias tipos de composição familiar: família só com pai, família só com mãe, família com 2 pais, família com 2 mães, famílias só com avós e netos e muito mais.
Atividade e livro para imprimir: AQUI, AQUI
AQUI
Aula: AQUI
Atividade e livro para imprimir: AQUI, AQUI
AQUI
Aula: AQUI
As coisas que eu amo na família
Autor: Trace Moroney
Ilustrador: Trace Moroney
A coleção "As coisas que Eu Amo" celebra situações cotidianas que são a base das experiências da nossa infância. Passar algum tempo com nossas crianças, dando a elas amor e atenção, ajuda-as a compreender quem são, e lhes dá resistência e boa autoestima.
No final do livro, há ainda algumas dicas importantes.
Ouvindo: AQUI
Atividade: AQUI
Família Formiga e o barco-folha
Eram ela, seu irmão Julião, sua irmã Damiã, sua mãe Mariê e seu pai Iraí.
Moravam juntos no formigueiro do Campo Florido.
Pai Iraí e irmão Julião cuidavam de transportar para casa alimentos no verão.
Mãe Mariê e irmã Damiã ajudavam a carregar a comida pela manhã.
Catarina, muito miúda, ainda não agüentava o peso das folhas graúdas.
Um dia, sem mais nem menos, a chuva veio e caiu o mês inteiro.
Mãe Mariê, preocupada, tratou de deixar Catarina e irmã Damiã salvas em casa comendo romã.
Pai Iraí vinha com os outros formigos levando comida no lombo para seus abrigos.
De repente um rio se formou por conta da água forte e carregou pai Iraí para outro norte.
Irmão Julião, que o seguia na procissão, nadou em sua busca até chegarem em lugar são.
Quando chegaram gritaram a todo pulmão que na terra nova a chuva não caía não.
O grito ecoou no formigueiro em que os pingos vindos do céu atravessavam as goteiras e alagavam a casa inteira.
Mãe Mariê pensou depressa o que podia fazer para sair dessa.
Lembrou do formigo barqueiro que nas chuvas de verão remava ligeiro. Só ele agora podia ajudá-la a conseguir abrigo em outro formigueiro.
Decidiram fazer a travessia o quanto antes se podia.
Em cima do barco-folha encararam a correnteza, encontraram seus entes queridos e acabaram de vez com aquela tristeza.
Na terra onde não chovia voltaram então a viver todos juntos com muita alegria.
Nara Bianconi é escritora, cantora e contadora de histórias
Maite Hotoshi é designer e ilustradora, e dá vida à imaginação infantil
Link para essa postagem
Olá sou professora de Ed Infantil e gosto muito de ler para minhas crianças, eles também adoram ouvir histórias, como é bom conhecr mais literaturas especializadas para os pequenos. Aproveito para divulgar nosso trabalho com músicas e poesias estamos lançando nosso 3º Cd Infantil "Bicho Mistério" do grupo Cantando com as Crianças e o escritor Leo Cunha. Conheça algumas de nossas músicas no site:www.cantandocomascriancas.com.br face: Grupo Cantando com as Crianças
ResponderExcluirGrata pela visita.Já divulguei seu trabalho.
ExcluirParabéns
ResponderExcluirGrata!
Excluir