BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, agosto 05, 2013

Folclore > Dicas para aulas > 05/08/13

 “O folclore está presente em nosso dia a dia, nos hábitos, costumes, danças, músicas, comidas e até na maneira como festejamos a vida e exercitamos a nossa imaginação”.

Objetivos:  

Conscientizar as crianças sobre a importância das tradições.

Reverenciar o dia oficial do folclore com uma peça artesanal feita a partir de um objeto reciclável.

               Dia do Folclore

Foto: Wikimedia Commons
Saci-Pererê na concepção de Renato Benderv
Por definição, o folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituída por costumes e tradições populares que são transmitidas de geração em geração. Logo, todos os povos possuem suas crendices e superstições, que assumem a forma de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram em meio às comunidades.
Por isso, no momento de explorar o tema, a melhor opção é priorizar a região em que a escola está inserida. No sul, enquanto a lenda do Negrinho do Pastoreio, retrata a paisagem típica, a violência e a injustiça impostas aos escravos até o século 19, no sudeste, o grande destaque é o travesso Saci Pererê. No norte e nordeste, as lendas ajudam a elucidar os fenômenos naturais. Já no centro-oeste, a maioria evidencia a briga entre o bem e o mal, numa terra pouco ocupada até hoje. Esses aspectos matem uma relação estreita com as realidades locais. Contudo ainda há os festejos, brinquedos e brincadeiras, seres bestiais, parlendas e trava línguas, presentes em cada região, que também devem fazer parte desse contexto.
Dicas para trabalhar o folclore:
O folclore, por si só, já sugere o desenvolvimento de um projeto que pode começar no início do mês e culminar com apresentações na data oficial da comemoração.  Para tanto, oriente pesquisas sobre os diversos aspectos do folclore. Peça para a criançada consultar não só livros, mas também pessoas conhecidas para obterem informações adicionais. 

 Em paralelo, promova oficinas de danças, de teatro e artesanato com recicláveis, tanto para aumentar o repertório dos alunos em relação ao tema como para preparar as apresentações da festividade. 
Trabalhe também o conteúdo moral das lendas, para que as crianças percebam que as tradições se utilizam de recursos lúdicos para transmitir ensinamentos (nas grandes cidades, a história da Loira do Banheiro é ideal para isso) 
Relacione também as histórias populares ao contexto histórico de suas origens, para que os alunos sintam que há uma ligação intrínseca entre ambos. 

 Por último, deixe que as crianças sigam os passos seguintes, para obterem um porta-lápis com o personagem mais emblemático do folclore nacional.
O folclore não é um conhecimento cristalizado. Embora se enraíze em tradições que podem ser muito antigas, ele se transforma em contato com culturas distintas, em virtude de migrações, e por meio dos meios de comunicação, nos quais, recentemente, se inclui a internet.
Dia do Folclore no Brasil
Oficializada pelo Congresso Nacional em 1965, a celebração do dia 22 de agosto tem como objetivo valorizar as histórias e os personagens do folclore brasileiro e ainda possibilitar a passagem da cultura popular de geração para geração.

O interesse pelo folclore
Ele surgiu entre o fim do século 18 e o início do século 19, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha. Na época, descobriu-se a cultura popular, como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Rapidamente, esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos que, no período, passaram a ser chamados de antiguidades populares.

Um saci- pererê apareceu por aqui....


Fotos: Itaci Batista
Dizem que ele é bagunceiro, mas o que veio para ficar na companhia das crianças tem a forma de um criativo porta-lápis

Materiais
★ 1 CD que seria descartado
 Retalhos de E.V.A. nas cores vermelha, marrom e preta
 Retalho de feltro na cor branca
 Tesoura sem ponta
 Cola Hobby Pritt
 Caneta 
 Risco





Posicione o CD sobre o E.V.A. marrom. Risque seu molde por duas vezes.

2. Recorte ambos. Em seguida, cole um dos círculos sobre o CD e deixe secar.
3. Para obter um meio-círculo, dobre o círculo que sobrou pela metade e recorte-o. Fixe as bordas circulares dele no verso do CD, para formar uma espécie de bolso. Deixe secar.
4. Com base nos riscos dos olhos, recorte as partes brancas (as maiores) no feltro e as pretas (as menores) no E.V.A. preto. Sobreponha as partes pretas às brancas e coleas. Deixe secar. Fixe metade dos ‘olhinhos’ sobre o meio-círculo.
5. Com uma tira fina de E.V.A. vermelho, simule e, em seguida, aplique a boca do Saci abaixo dos olhos. Deixe secar.
6. De acordo com o risco, recorte a carapuça do personagem no E.V.A. vermelho. Cole-a conforme a foto. Deixe secar.
7. Para finalizar a peça, recorte uma tira de E.V.A. vermelho em tamanho suficiente para fazer a alça do porta-lápis. Fixe-a no verso do CD revestido e deixe secar. Depois, basta pendurar o porta-lápis em forma de Saci em um lugar de destaque, para que todos comprovem como ele é organizado!

Dobraduras
http://sempremaisarte.blogspot.com.br/

http://educacao-ale.blogspot.com.br/2011/08/origami-lobisomem.html

Livro: O mais assustador do folclore brasileiro
Vejam aqui:
http://lendcontfab.blogspot.com.br/search/label/FOLCLORE

Mula sem cabeça / Turma da Mônica
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/MulaSemCabecaTurmaDaMonica

Boto cor de rosa/ Turma da Mônica
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/BotoCorDeRosaTurmaDaMonica
Trava língua
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/OLivroDoTravaLinguaCica





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios