“O folclore está presente em nosso dia a dia, nos hábitos, costumes, danças, músicas, comidas e até na maneira como festejamos a vida e exercitamos a nossa imaginação”.
Objetivos:
Conscientizar as crianças sobre a importância das tradições.
Reverenciar o dia oficial do folclore com uma peça artesanal feita a partir de um objeto reciclável.
Dia do Folclore
Saci-Pererê na concepção de Renato Benderv |
Por definição, o folclore é a ciência das tradições e usos populares,
constituída por costumes e tradições populares que são transmitidas de geração
em geração. Logo, todos os povos possuem suas crendices e superstições, que
assumem a forma de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato,
jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, dialetos característicos,
adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se
desenvolveram em meio às comunidades.
Por isso, no momento de explorar o tema, a melhor opção é priorizar a região
em que a escola está inserida. No sul, enquanto a lenda do Negrinho do
Pastoreio, retrata a paisagem típica, a violência e a injustiça impostas aos
escravos até o século 19, no sudeste, o grande destaque é o travesso Saci
Pererê. No norte e nordeste, as lendas ajudam a elucidar os fenômenos naturais.
Já no centro-oeste, a maioria evidencia a briga entre o bem e o mal, numa terra
pouco ocupada até hoje. Esses aspectos matem uma relação estreita com as
realidades locais. Contudo ainda há os festejos, brinquedos e brincadeiras,
seres bestiais, parlendas e trava línguas, presentes em cada região, que também
devem fazer parte desse contexto.
Dicas para trabalhar o folclore:
O folclore, por si só, já sugere o desenvolvimento de um projeto que pode começar no início do mês e culminar com apresentações na data oficial da comemoração. Para tanto, oriente pesquisas sobre os diversos aspectos do folclore. Peça para a criançada consultar não só livros, mas também pessoas conhecidas para obterem informações adicionais.
O folclore não é um conhecimento cristalizado. Embora se enraíze em tradições
que podem ser muito antigas, ele se transforma em contato com culturas
distintas, em virtude de migrações, e por meio dos meios de comunicação, nos
quais, recentemente, se inclui a internet.
Dia do Folclore no
BrasilO folclore, por si só, já sugere o desenvolvimento de um projeto que pode começar no início do mês e culminar com apresentações na data oficial da comemoração. Para tanto, oriente pesquisas sobre os diversos aspectos do folclore. Peça para a criançada consultar não só livros, mas também pessoas conhecidas para obterem informações adicionais.
Em paralelo, promova oficinas de danças, de teatro e artesanato com recicláveis, tanto para aumentar o repertório dos alunos em relação ao tema como para preparar as apresentações da festividade.
Trabalhe também o conteúdo moral das lendas, para que as crianças percebam que as tradições se utilizam de recursos lúdicos para transmitir ensinamentos (nas grandes cidades, a história da Loira do Banheiro é ideal para isso)
Relacione também as histórias populares ao contexto histórico de suas origens, para que os alunos sintam que há uma ligação intrínseca entre ambos.
Por último, deixe que as crianças sigam os passos seguintes, para obterem um porta-lápis com o personagem mais emblemático do folclore nacional.
Oficializada pelo Congresso Nacional em 1965, a celebração do dia 22 de agosto tem como objetivo valorizar as histórias e os personagens do folclore brasileiro e ainda possibilitar a passagem da cultura popular de geração para geração.
O interesse pelo folclore
Ele surgiu entre o fim do século 18 e o início do século 19, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha. Na época, descobriu-se a cultura popular, como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Rapidamente, esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos que, no período, passaram a ser chamados de antiguidades populares.
Um saci- pererê apareceu por aqui....
Materiais
★ 1 CD que seria descartado
★ Retalhos de E.V.A. nas cores vermelha, marrom e preta
★ Retalho de feltro na cor branca
★ Tesoura sem ponta
★ Cola Hobby Pritt
★ Caneta ★ Risco
Posicione o CD sobre o E.V.A. marrom. Risque seu molde por duas vezes.
2. Recorte ambos. Em seguida, cole um dos círculos sobre o CD e deixe secar.
3. Para obter um meio-círculo, dobre o círculo que sobrou pela metade e recorte-o. Fixe as bordas circulares dele no verso do CD, para formar uma espécie de bolso. Deixe secar.
4. Com base nos riscos dos olhos, recorte as partes brancas (as maiores) no feltro e as pretas (as menores) no E.V.A. preto. Sobreponha as partes pretas às brancas e coleas. Deixe secar. Fixe metade dos ‘olhinhos’ sobre o meio-círculo.
5. Com uma tira fina de E.V.A. vermelho, simule e, em seguida, aplique a boca do Saci abaixo dos olhos. Deixe secar.
6. De acordo com o risco, recorte a carapuça do personagem no E.V.A. vermelho. Cole-a conforme a foto. Deixe secar.
7. Para finalizar a peça, recorte uma tira de E.V.A. vermelho em tamanho suficiente para fazer a alça do porta-lápis. Fixe-a no verso do CD revestido e deixe secar. Depois, basta pendurar o porta-lápis em forma de Saci em um lugar de destaque, para que todos comprovem como ele é organizado!
http://sempremaisarte.blogspot.com.br/
http://educacao-ale.blogspot.com.br/2011/08/origami-lobisomem.html
Livro: O mais assustador do folclore brasileiro
Vejam aqui:
http://lendcontfab.blogspot.com.br/search/label/FOLCLORE
Mula sem cabeça / Turma da Mônica
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/MulaSemCabecaTurmaDaMonica
Boto cor de rosa/ Turma da Mônica
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/BotoCorDeRosaTurmaDaMonica
Trava língua
https://picasaweb.google.com/professora.joelle.monet/OLivroDoTravaLinguaCica
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