BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 29, 2016

O valor da oração com as crianças>Estímulos reflexivos>29/09/2016


Uma sugestão singela___
Aula repleta de valores espirituais,sem intenção de "impor" uma crença.
Sabemos que a educação religiosa é laica,mas,nada impede de você,cara colega,dar "um olhar" nela.



OBJETIVO:
 Ensinar à criança o valor da prece em nossas vidas. 
Esclarecer que a prece deverá ser uma "conversa" com Deus, com Jesus e com os amigos espirituais, entre eles o Anjo da Guarda. 
Nessa conversa com Deus, poderá contar suas alegrias, suas necessidades e agradecer a tudo o que Deus lhe dá (o ar, o alimento, a família...). 
Mostrar à criança que para orarmos não é preciso ficar em determinadas posições (mãos, postas, de joelhos), nem tampouco repetir em voz alta (todos juntos, como ladainha).
Nessa idade a criança ainda não está apta a aprender e decorar o Pai-nosso, pois não compreende o seu significado. 
Por isso sugerimos que as preces de início e encerramento das aulas sejam cantadas.  


MOTIVAÇÃO INICIAL 
- Questionamento -  Que brincadeiras conhecem? Quais acham mais difíceis?


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas. Imagens onde levam à reflexão de agradecimentos, pedidos e diálogo. Natureza...

CANTINHO:
 Como podemos conversar com Deus? Podemos conversar com Deus estando em pé, sentado, deitado, em voz alta, em silêncio, de olhos abertos ou fechados, não importa como. O importante mesmo é senti-Lo dentro do nosso coração.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).

HISTÓRIA :  BRINCADEIRAS (ilustrações e atividade)
Eduardo gostava de ir à escola. O que será que a professora - a senhorita Cleide - iria ensinar? Mal entrou na sala de aula e ela foi falando:
- Crianças, hoje vamos brincar!
A alegria foi geral.
- Prestem bastante atenção! - e começou explicando a primeira brincadeira.
Ela mostrou o apagador e o deixou sobre a mesa, pedindo que observassem bem. Depois colocou uma venda nos olhos de Eduardo, que estava do outro lado da sala, o fez girar algumas vezes e pediu que procurasse o objeto. Que dificuldade! As outras crianças gritavam:
- Está quente! Está frio! - conforme Eduardo se aproximava ou se afastava do apagador.
Até que finalmente conseguiu!
Todos quiseram enfrentar o desafio de procurar o apagador com os olhos vendados. Em seguida a senhorita Cleide afastou as cadeiras e desenhou um oito bem grande no chão.
Vocês deverão andar sobre esta linha que desenhei no chão.
Eduardo pensou:
- Ah! Esta é fácil!
Mas a professora completou:
- Com um pé só!
Foi uma confusão! Quase todos perderam o equilíbrio e caíram. Risadas e reclamações se misturavam no ar.
Então a senhorita Cleide deu uma bala a cada um e disse:
-Para desembrulhá-la vocês só podem usar uma das mãos.
Que algazarra! Alguns, impacientes, diziam:
- Não consigo, professora!
No final da aula a senhorita Cleide perguntou o que haviam achado das brincadeiras. Todos gostaram, mas alguns observaram:
- Foi difícil andar sobre a linha pulando num pé só!
- É! E procurar o apagador de olhos fechados, também! - diziam outros.
- Eu não consegui desembrulhar a bala usando só uma das mãos - queixou-se Eduardo.
Então a professora concluiu:
- Sentiram como nossos olhos são importantes e bons? E ter duas pernas para caminhar, duas mãos para desembrulhar balas...
As crianças ouviam atentas. A senhorita Cleide perguntou:
- Quem nos deu olhos, pernas, mãos?
- DEUS!!! - responderam em coro.
- Nada mais justo do que agradecer a Ele por tudo, não é? Vamos dizer-lhe isso numa prece:
Muito obrigada, Deus querido, por nossos olhos, por nossas mãos e pernas.
Eduardo chegou em casa faminto. Lavou as mãos e sentou-se à mesa para comer. Ao pegar os talheres murmurou baixinho:
- Muito obrigado, Deus bondoso, pelas minhas mãos!

ATIVIDADE:  Fazer as brincadeiras sugeridas na história. Multiplicar e distribuir a folha de atividade (atividade).
A história do guarda-chuva colorido







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios