Um menino acostumado com a liberdade e as brincadeiras ao ar livre muda-se para uma casa em rua ladeada por prédios.
Como ele irá se adaptar a essa mudança?
Fará novos amigos?
Será capaz de mudar os hábitos dos meninos acostumados com a rotina de morar em um prédio?
Embarque na história e nas belas ilustrações de Regina Rennó, solte sua fantasia e voe... como uma PIPA.
ATIVIDADES SUGERIDAS
- Debater as situações: solidão X companhia; morar em prédio X morar em casa.
- Propor uma apresentação em grupos sobre: brincadeiras de rua, brinquedos artesanais; brinquedos de sucata e brinquedos eletrônicos. Levar a turma a tirar conclusões sobre a diversão que cada um proporciona.
- Sugerir minipesquisa e apresentação em classe. A pipa: como curtir a brincadeira e evitar riscos.
- Discutir sobre as diferenças individuais, tomando como ponto de partida o perfil de cada criança retratada no texto. Imaginar como se chamam, como se divertem e com o que sonham.
- A partir da imagem do caminhão de mudança em frente ao prédio, incentivar a turma a produzir um texto em prosa ou em versos: "Meu amigo se mudou".
Projeto
Geometria/Noção dia e noite
Tudo sobre pipas
Aula sobre pipa
Releitura/sugestão
Era uma vez, numa rua, uma casa com moradores novos e ali perto na verdade ao lado havia um apartamento. E na casa em que chegou moradores novos tinha uma criança que gostava muito de jogar pipa e tinha vezes em que ele olhava apenas por olhar no apartamento e lá pela janela ele via um monte de crianças mexendo em computadores, celulares, vídeo games, tablets, etc...
Até que um certo dia o menino estava jogando sua pipa na frente das janelas do apartamento como se fosse um dia normal, mas naquele dia tinha algo diferente, as crianças olharam para a janela e viram a pipa e pensaram que deveria ser muito legal jogar pipa e por isso todas as crianças foram jogar pipa com o menino.
Depois disso todas a crianças do apartamento pararam de mexer tanto em eletrônicos para ficar na frente de casa na rua, saindo do quarto e se divertindo como uma criança feliz.
Poesia
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.