O elefantinho no poço
Maria Clara Machado
Certa vez o Elefantinho estava passeando com uma corda de roupa amarrada na tromba.
Ele caiu num poço e não conseguiu mais sair.
O cavalo veio e queria ajudar
O cavalo puxou a corda com toda força. Mas o cavalo sozinho não conseguiu tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou a vaca e queria ajudar
O cavalo e a vaca puxaram e puxaram. Mas o cavalo e a vaca juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou a cabra e queria ajudar. O cavalo, a vaca e a cabra puxaram juntos.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou o porco e queria ajudar.
O cavalo e a vaca e a cabra e o porco juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou a ovelha e queria ajudar.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou o cachorro e queria ajudar.
O cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro puxaram juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
E então chegou o rato e queria ajudar.
E o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro todos riram.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro e o rato juntos conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
E ele nunca mais caiu lá dentro
A história contada
Toda a história ilustrada
O elefante caiu
O livro narra a história de um elefante que cai e não consegue se levantar. Aí inicia o transtorno. Mas, e depois? É claro que ele pede a ajuda de seus amigos e companheiros elefantes que não conseguem nem mudá-lo de lugar. Empurram daqui, puxam dali, estudam uma maneira melhor para movê-lo, até que o mais sábio deles dá o caso por encerrado, todos vão embora e o deixam como estava. O melhor da história fica por conta de um personagem que aparece no final e resolve o problema em meio minuto... Leia e descubra!
Atividades sugeridas
- Observar com os alunos a expressão das personagens no decorrer da história, identificando o maior número de emoções, como: espanto, exibição de força, alegria, concentração, etc.
- Discutir: como deveríamos agir diante de alguém que sofre um acidente, seja uma simples queda ou algo mais complicado?
- Orientar uma minipesquisa sobre a alimentação dos elefantes. Ler em voz alta o texto “Curiosidades sobre os elefantes” (p. 31) e, em seguida, propor a leitura da pesquisa como se fosse a sétima curiosidade, comparando-a com a ilustração da p. 17, que revela um almoço grandioso, imaginado pelo autor.
- A opinião do elefante mais velho foi respeitada (p. 22). Debater em classe a questão do respeito à opinião dos mais velhos na sociedade em que vivemos, incluindo o respeito às limitações físicas experimentadas pelos idosos.
- Pedir comentários sobre o desfecho da história desencadeado pela presença de um insignificante animal. Seria mesmo insignificante?
- Produção de texto: a biografia do autor Ivan Zigg é apresentada com muito humor. Pedir aos alunos que escrevam a biografia de um colega ou, se preferirem, a autobiografia, imitando o estilo do Zigg , ilustrando-a também, caso queiram.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.