BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, agosto 28, 2017

Poesia visual>Árvore>Primavera>Entre outras>28/08/2017



A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem.
É um gênero artístico de pequeno formato que, empregando alguns poucos elementos – como a disposição gráfica de palavras e/ou letras, bem como de imagens –, tem a capacidade de produzir grande impacto.
 A mensagem do poema é captada pela visualização da forma, que muitas vezes explora aspectos lúdicos, sonoros e visuais. 


Nossa proposta é desafiar os alunos a compreender e apreciar visualmente muitos poemas visuais interessantes. Depois, eles poderão criar suas próprias produções e observar como outros reagem diante de sua criatividade.
Vejam AQUI a continuação desta proposta.
Criar poesia visual, continuando a proposta: AQUI

AQUI a proposta com poesias de Sérgio Capparelli: Falta de sorte, Jacaré letrado, Urgente, A primavera endoideceu.
AQUI O jacaré



Que lindo!
Vejam a primavera
AQUI
Outras
Poesia visual

Interpretando


Trata-se de um poema feito com palavras com a letra erre que ganham a forma de uma aranha. 
É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha e estivesse indo para algum lugar.








Imagem relacionada


Sérgio Capparelli
Aula
AQUI

Poema e Movimento
O poema cinético é um poema que visa passar movimento através das palavras criando uma ideia de locomoção. Através das formas criadas com as palavras se chega a um resultado de contexto do poema, ou seja, as ideias se transformam em algo mais palpável e físico.
Os poemas  não seguem um padrão e essa é uma característica muito própria da poesia que não necessita de padrões. O mais importante é a comunicação da mensagem da poesia por si e sem nenhuma outra finalidade.
Mais: AQUI
Mais poesia AQUI
Poesia concreta ou poesia visual ou poema cinético
  1.  O poema é transformado em objeto visual: agora, a letra, sua forma física, as formas combinadas de cada trecho são exploradas de modo a formarem figuras, significantes, permitindo que o poema se torne ao mesmo tempo uma peça visual de arte.
  2.  O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
  3. Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:  
  4.    -  eliminação do verso; 
  5.  - o aproveitamento do espaço em branco da página para  disposição das palavras;  - a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos  dos vocábulos;  - o uso de neologismos e termos estrangeiros;  
  6. - decomposição das palavras; 
  7.  - possibilidades de múltiplas leituras. 
  8. Resumindo :
  9. Os poemas visuais exploram a relação do significado das palavras com as imagens. Em muitos casos o poema sugere uma leitura diferente daquela tradicionalmente consolidada (a leitura em linha reta, por meio de períodos e parágrafos). Nesses poemas visuais (também conhecidos como poemas concretos), em muitos deles a leitura segue os contornos de uma imagem, de um desenho; ou então as próprias palavras formam um desenho.
  10. Fonte
Músicas primavera e afins

A sementinha
Aline Barroso
Veja mais sobre poesia cinética



Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber qual a interpretação do poema visual da árvore, pois está sem resposta.
    a) Nesse poema, as palavras foram distribuídas de forma diferente. Que imagem esse poema sugere?
    b) Quais elementos foram usados para compor esse poema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Disponibilizo tudo sobre a postagem que encontro na internet.Veja a fonte desta postagem e encaminhe suas dúvidas.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios