A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem.
É um gênero artístico de pequeno formato que, empregando alguns poucos elementos – como a disposição gráfica de palavras e/ou letras, bem como de imagens –, tem a capacidade de produzir grande impacto.
A mensagem do poema é captada pela visualização da forma, que muitas vezes explora aspectos lúdicos, sonoros e visuais.
Nossa proposta é desafiar os alunos a compreender e apreciar visualmente muitos poemas visuais interessantes. Depois, eles poderão criar suas próprias produções e observar como outros reagem diante de sua criatividade.
Vejam AQUI a continuação desta proposta.
Criar poesia visual, continuando a proposta: AQUI
AQUI a proposta com poesias de Sérgio Capparelli: Falta de sorte, Jacaré letrado, Urgente, A primavera endoideceu.
AQUI O jacaré
Outras
Poesia visual
Interpretando
Trata-se de um poema feito com palavras com a letra erre que ganham a forma de uma aranha.
É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha e estivesse indo para algum lugar.
É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha e estivesse indo para algum lugar.
Sérgio Capparelli
Aula
AQUI
Poema e Movimento
O poema cinético é um poema que visa passar movimento através das palavras criando uma ideia de locomoção. Através das formas criadas com as palavras se chega a um resultado de contexto do poema, ou seja, as ideias se transformam em algo mais palpável e físico.
Os poemas não seguem um padrão e essa é uma característica muito própria da poesia que não necessita de padrões. O mais importante é a comunicação da mensagem da poesia por si e sem nenhuma outra finalidade.
Poesia concreta ou poesia visual ou poema cinético- O poema é transformado em objeto visual: agora, a letra, sua forma física, as formas combinadas de cada trecho são exploradas de modo a formarem figuras, significantes, permitindo que o poema se torne ao mesmo tempo uma peça visual de arte.
- O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
- Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- - eliminação do verso;
- - o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras; - a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos; - o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- - decomposição das palavras;
- - possibilidades de múltiplas leituras.
- Resumindo :
- Os poemas visuais exploram a relação do significado das palavras com as imagens. Em muitos casos o poema sugere uma leitura diferente daquela tradicionalmente consolidada (a leitura em linha reta, por meio de períodos e parágrafos). Nesses poemas visuais (também conhecidos como poemas concretos), em muitos deles a leitura segue os contornos de uma imagem, de um desenho; ou então as próprias palavras formam um desenho.
- Fonte
Link para essa postagem
Olá, boa tarde!
ResponderExcluirGostaria de saber qual a interpretação do poema visual da árvore, pois está sem resposta.
a) Nesse poema, as palavras foram distribuídas de forma diferente. Que imagem esse poema sugere?
b) Quais elementos foram usados para compor esse poema?
Bom dia,
ExcluirDisponibilizo tudo sobre a postagem que encontro na internet.Veja a fonte desta postagem e encaminhe suas dúvidas.