BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 14, 2018

Produção de textos>Textos científicos>Fichas técnicas>Gênero informativo>14/08/2018



O Texto Científico



Todo estudante no decorrer de seu processo de aprendizagem entrará em contato com os mais variados textos científicos, podendo inclusive este gênero textual ser utilizado por ele mais que qualquer outro. Sendo assim, não deveria causar espanto levar para a sala de aula um texto científico para alunos não alfabéticos. Na alfabetização inicial é até muito indicado este tipo de texto, já que a leitura exploratória para localizar uma informação específica, faz parte do universo infantil.
A leitura de um texto científico exige muito mais atenção do que a leitura de um texto de outro gênero, pois utiliza conceitos, teorias, uma linguagem mais complexa e uma ordem de raciocínio que o estudante nem sempre está familiarizado. Daí a importância de começar a trabalhar com este tipo de texto o quanto antes.
Uma excelente maneira de trabalhar com um texto científico é trabalhar com um intertexto. Intertextualidade é a superposição de um texto literário a outro que o toma como modelo, ou ponto de partida. É uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais. A intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção do conhecimento.
Levando textos científicos para a sala de aula, a curiosidade natural da criança fará surgir diversos questionamentos, e como decorrência desses, várias hipóteses serão formuladas. A criança será, portanto, provocada a pensar, e estes exercícios cognitivos são essenciais para a alfabetização.

São considerados textos de Informação Científica:Biografias;



Relatos Históricos;

Definições;

Notas de Enciclopédia;

Informe de Experimento;

Monografias;

Exemplo de Intertexto:

Você pode começar a atividade, lendo, por exemplo, uma poesia que fale sobre animais. 
Depois você introduz um texto científico como fichas técnicas sobre animais em extinção no Brasil; animais que vivem na savana africana, etc. 
Pode também pedir que os próprios alunos pesquisem e elaborem a ficha sobre um determinado animal. 
Sem que percebam estarão dando os primeiros passos na construção de um texto científico.


Ficha técnica de personagens folclóricos
Empregar os dados da ficha com o objetivo de trabalhar os termos de ligação, coesão e coerência numa produção de texto.
Fonte: Professora Jaqueline Guimarães/grupo facebook-prof.do fundamental I

Personagens do folclore

Sequência didática
Grilo+ outras sugestões científicas
Fichas técnicas/textos
Lobo Guará
Coruja
Animais africanos
Vários animais
Onça pintada
Aula/textos informativos
Ficção científica
AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios