BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, junho 21, 2011

Gênero literário: Ficção científica - 21/06/11

Conhecendo gêneros literários :
 Ficção científica

Autor: Denise Leipziger
Co-autor:Daniel Vieira
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
-Aumentar o repertório literário dos alunos
-Reconhecer e utilizar algumas marcas do gênero de ficção cientifica
-Adquirir vocabulário necessário para produzir um texto de ficção cientifica
-Tomar contato, de forma lúdica, com a obra de Julio Verne
Duração das atividades:Aproximadamente três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Início : Conversa Informal
O professor inicia a aula solicitando aos alunos que sentem confortavelmente e fechem os olhos.
Explica que eles deverão se manter assim enquanto durar o trabalho.
Diga que será uma atividade que irá durar apenas cerca de 3 minutos e que se sentirem inquietos, aguardem um pouquinho de olhos fechados, pois não tardará a terminar a atividade.
Solicita que pensem e escolham uma época /lugar que gostariam muito de conhecer.
Este tempo/espaço pode pertencer ao passado ou ao futuro, não importa.
Não importa também se é na terra ou no espaço.
O importante é que seja um lugar que eles tenham muita curiosidade de visitar.
Se possível, ele coloca uma música para ajudar as crianças a visualizarem .
Primeira Atividade :
Visualização Criativa-Viajando no Tempo
Depois de todos prontos, o professor inicia a visualização:
"Imagine que você abre a porta da sala de aula e encontra uma máquina do tempo...
Ande em volta dela, observando bem como ela é: suas formas, suas cores, seu banco e os seus comandos...
Entre na máquina e ajuste os controles...
Aos poucos você percebe que está sendo erguido e transportado com segurança e velozmente para a época escolhida.
Enquanto a máquina se movimenta, a luz parece mover-se ao seu redor, até que você chega ao lugar desejado...
Ao aterrisar, você começa a explorar essa nova terra, observando o meio ambiente e todas as formas de vida: fauna e flora....
No que se parecem e no que são bem diferentes das que você conhece?
Qual a cor que você mais vê, quais barulhos escuta?
Se houver criaturas nesse mundo, tente comunicar-se com elas, pergunte sobre a sua vida familiar, o que comem e bebem, se dormem, se sonham, se lá tem música e livros.
Se tiverem músicas, você poderá trazer uma canção do mundo delas. ..
A partir de agora, você tem alguns minutos contados no relógio para realizar as suas explorações do mundo em que está.
Vou contar baixinho 2 minutos para você explorar esta terra.
 Preste atenção em tudo, cheiros, sons, temperatura, como é o chão que pisa...
(Passados 1 a 2 minutos o professor retoma a fala) ...
Chegou a hora de deixar esse mundo e entrar de novo na máquina do tempo.
Pense que um dia poderá voltar.
Ajuste a máquina do tempo para o presente e volte em segurança para esta sala.
Quando abrir os olhos lembrará de tudo o que viu e sentiu.
Enquanto conto até 10, junte-se a mim quando eu chegar ao 6 e, quando abrir os olhos, estará alerta e terá total lembrança da viagem. 1...2...3...4...5...6...7...8...9...10 "
(Visualização adaptada do livro Giro Interior de Maureen Murdock )
Segunda atividade :
Troca de impressões entre os alunos,
 desenho e definição do conteúdo da aula
A partir dessa vivência os alunos devem desenhar silenciosamente o que imaginaram.
Só depois disto é que se iniciará uma conversa com a turma..
Se alguns alunos disserem que trouxeram uma música deste lugar, deixá-os cantar.
Se quiserem mostrar como falavam ou se mexiam os habitantes do lugar, o professor deve deixá-los à vontade.
Depois destas etapas , o professor pergunta à turma se sabe qual gênero literário estão trabalhando.
Quando chegarem à conclusão de que é FICÇÃO CIENTÍFICA, devem lembrar de títulos filmes e livros deste gênero.
Terceira Atividade :
Conhecendo autores
O professor pergunta se alguém leu ou assistiu algum filme baseado na obra de Júlio Verne e informa que em seus livros ele previu coisas que só seriam inventadas bem mais tarde, como por exemplo, o submarino.
Quarta Atividade :
Dupla de Inventores
Divida a turma em duplas. Desafie os seus alunos a inventar algo, mesmo que não seja ainda possível de ser feito de verdade, (uma máquina de fabricar bons sonhos,uma roupa que se lava sozinha, um carro voador etc).



Eles podem construir com sucata ou desenhar.
Depois de prontos os trabalhos serão apresentados à turma e poderá ser realizada uma exposição.
Quinta Atividade :
Laboratório de Informática
Depois disso, assista com os seus alunos a um filme divertido dos Jetsons , mostrando como se imaginava no séc XX que a tecnologia se desenvolveria (robôs, carros que voam etc).
Sugestão de link de texto que fala sobre a série :

Sugestão de Vídeo : AUTO ESCOLA DOS JETSONS
Recursos Complementares
1-Aula de construção com sucata : Construção de uma máquina do tempo feita com material de sucata.
2-Assistir a um filme dos Flinstones e comparar com os Jetsons.
Filme de abertura dos Flinstones :
Filme de abertura dos Jetsons :
3-Redação : Imagine que você sonhou com o robô abaixo. Conte o seu sonho...
4-Jogos on line
5-Jogos para aprender mais e poder produzir mais histórias de ficção científica:
Avaliação
-Para finalizar as aulas, peça a seus alunos que escrevam 5 palavras que possam ser encontradas com facilidade num livro de ficção científica.
-Depois solicite que escrevam 5 títulos que considerem interessantes para poderem ser títulos de livros de ficção científica.
-Deixe que eles escolham o título que acharem mais interessante , escrevam uma história , ilustrem e apresentem para a turma


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios