BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, junho 12, 2019

Memórias de uma boneca de pano>Gênero memórias literárias>12/06/2019

Memórias são textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado

Memórias de uma boneca – de pano, mas cheia de ideias

No gênero memórias literárias a descrição de cenas, lugares, personagens, costumes, impressões, sensações podem enredar o leitor e aproximá-lo da experiência relatada pelo autor do texto.

Sabia que o dia 1º de janeiro de 2019 marca um momento muito importante na história de tudo o que Monteiro Lobato escreveu? Nessa data, as obras do autor, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, vão entrar no que é chamado de domínio público. Isso acontece quando a morte de um escritor completa 70 anos e significa que tudo o que ele fez poderá ser utilizado para criar desenhos, peças de teatro, musicais e outras produções sem a necessidade de pagar pelos direitos de uso desse material.
Eu estou na expectativa para saber o que pode surgir de novidade envolvendo os personagens de Monteiro Lobato a partir de 2019. Enquanto espero, aproveito para indicar a leitura do meu livro preferido do autor: “Memórias da Emília”. É isso mesmo o que o título diz. A Emília, boneca de pano do Sítio do Picapau Amarelo, resolve escrever suas próprias memórias, como em livro sobre a vida dela.
Enquanto tenta colocar no papel seus pensamentos mais malucos, Emília relembra momentos engraçados que viveu no sítio. E conta para todo mundo como chegou ao mundo: “(…) nasci duma saia velha de Tia Anastácia. E nasci vazia. Só depois de nascida é que ela me encheu de pétalas duma cheirosa flor cor de ouro que dá nos campos e serve para estufar travesseiros.”
Maria Carolina Cristianini.  Interpretação:  AQUI
Aula: Escrevendo memórias literárias
- Favorecer o contato com as pessoas mais velhas e valorizar suas experiências;

- Resgatar as histórias familiares da oralidade por meio de entrevistas e transformá-las em textos de memórias literárias;

- Compreender o gênero memórias literárias com vistas à sua produção;

- Diferenciar esse gênero de outros como entrevista, biografia, relato histórico e diário;

- Aprender a planejar e revisar as produções textuais, atentando para ortografia, pontuação e organização das ideias;

- Estimular a autonomia e a escrita criativa dos alunos;

- Aprimorar a oralidade dos estudantes por meio da leitura expressiva dos textos produzidos.


Livros de memórias como Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, Esta Força Estranha, de Ana Maria Machado, Casa dos Braga: Memória de Infância, de Rubem Braga, e Transplante de Menina, de Tatiana Belinky.
Continua:  AQUI
Resultado de imagem para livro transplante de menina
Gênero memórias literárias:
Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças pessoais. 
Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida. 
Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outras coisas. Nessa situação de produção, própria do gênero memórias literárias, temos alguns componentes fundamentais:
um escritor capaz de narrar suas memórias de um modo poético, literário;
um editor disposto a publicar essas memórias;
leitores que buscam um encontro emocionante com o passado narrado pelo autor, com uma determinada época, com os fatos marcantes que nela ocorreram e com o modo como esses fatos são interpretados artisticamente pelo escritor.
A situação de comunicação na qual o gênero memórias literárias é produzido marca o texto. O autor escreve com a consciência de que precisa encantar o leitor com seu relato e que precisa atender a certas exigências do editor, como número de páginas, tipo de linguagem (mais ou menos sofisticada, por exemplo, dependendo da clientela que o editor procura atingir).
Projeto: Toda memória tem uma história
Memórias  literárias são textos que recuperam uma época com base em lembranças pessoais.quem as produz, em geral,são escritores convidados por editoras para narrar suas histórias de modo literário.este texto tenta despertaras emoções do leitor por meio da beleza e da profundidade da linguagem. 
Quem escreve quer envolver quem lê com as memórias que estão sendo contadas.

A proposta deste projeto é que os alunos resgatem memórias de pessoas mais velhas, relacionando-as com o lugar onde vivem. Assim , terão a chance de ter contato com outras gerações e com isso sentir-se parte da comunidade.

Ao participar das atividades, o aluno poderá relacionar seu tempo e seu ambiente com o tempo e o ambiente de pessoas mais velhas. 
São as histórias passadas às gerações mais novas pelas palavras,pelos gestos, pelo sentimento de pertencimento que ligam os moradores de um mesmo lugar.para isso, o aluno fará entrevista com moradores antigos, ouvirá a narrativa do entrevistado e recolherá as lembranças como se fosse o próprio entrevistado. Nessa escrita, terá como referência o gênero de texto que chamamos de “MEMÓRIAS LITERÁRIAS”
Vejam AQUI mais detalhes

Adaptando a sua turminha
Tema central: resgatar a história de um antepassado
Entrevistar familiares
Este projeto pode ser agregado ao tema cultura popular. Por exemplo reescrever e ou reproduzir histórias,causos típicos da região.Com criatividade o projeto pode contemplar, de forma lúdica e prazerosa a atividade sobre memórias,lembranças.

Memórias literárias/recordações: 
- conhecer vários modelos de "memórias literárias".
- ouvir, compreender "memórias literárias".
- planejar, produzir e reescrever "memórias literárias".




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios