Ruth Rocha
Os súditos nunca são vistos pelos gigantes que mandam e desmandam naquele reino. Mas, um dia, os oprimidos se unem e, usando de muita perspicácia, obrigam o rei a enxergá-los e a ajudá-los. Firmando-se no ditado popular "O que os olhos não veem o coração não sente", a história questiona o autoritarismo e mostra o que acontece quando os governantes não trabalham com e para o povo.
"Democracia e liberdade são bens difíceis de conquistar. Mas talvez sejam ainda mais difíceis de manter, pois sempre haverá sapos querendo fingir-se de reis, ou governantes autoritários, que ignoram as verdadeiras necessidades de seu povo. Expressar opiniões e pô-las à prova, confrontando-as com as de outros é, assim, um aprendizado constante, que precisa começar cedo. E as crianças a ele aderem com o maior prazer – prova disso é a alegria com que as histórias de Ruth Rocha têm sido recebidas por mais de uma geração. Por isso, também, a trilogia composta por O rei que não sabia de nada, O que os olhos não vêem e Sapo-vira-rei-vira-sapo continua sempre atual. Edição reformulada, com novo projeto gráfico que valoriza as ilustrações originais de Carlos Brito e Walter Ono."
Projeto de leitura
Interpretação
“Os ditados populares sempre estiveram presentes ao
longo de toda a História da humanidade”
Luís da Câmara Cascudo
Sequência didática
Gênero textual provérbios
Esta sequência didática trabalha com o gênero textual provérbio cujas características são: uma frase de estilo popular, com um texto curto, um enunciado breve, com a forma de uma sentença. Trata-se de um gênero da oralidade que faz parte da sabedoria popular e tem como objetivo transmitir ensinamentos de geração por geração entre diversas culturas, além dos pensamentos filosóficos, atualmente, fazendo alguma crítica social.
Produção textual através de provérbios e fábulas/Aula
Aula/Ditado e expressões populares
Aula/Aprendendo com os ditos populares
Atividades
Mais: AQUI
+ expressões populares
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.